quarta-feira, 1 de junho de 2011

OMS afirma: Celular pode causar câncer no cérebro

saiu em vários jornais do paraná , do brasil e do mundo!
gazeta do povo, Agora na TV Globo - 8:18- Bom dia brasil

O que o médico Affonso AntoniukMédico, Neurocirurgião vem denunciando há mais de 10 anos, agora a OMS, Jornais, sites e tvs do mundo inteiro estão dando o  alerta:

Radiação geraria tumores malignos no cérebro e benignos na região do ouvido

Agora está confirmado pela Organização Mundial de Saúde: telefones celulares podem causar câncer. A conclusão está em um relatório divulgado pela  OMS esta semana, na França,  vem provar o que até então  eram  hipóteses levantadas por diversos pesquisadores na última década e, mais, uma denúncia sistemática que vinha sendo feita há mais de uma década pelo médico Affonso Antoniuk, de Curitiba. O estudo, realizado por uma equipe de 31 cientistas de 14 países analisou centenas de pesquisas sobre as consequências da exposição a campos eletromagnéticos, como os emitidos pelos aparelhos celulares. O relatório completo sai no dia 1.º de julho no site da revista científica The Lancet Oncology, internacionalmente reconhecida por reunir pesquisas da área oncológica. 

Segundo o estudo da OMS, o uso de celular possivelmente leva a casos de glioma (um tipo de câncer no cérebro) e neuroma do acústico (um tumor benigno entre o ouvido e o cérebro). 
No Brasil, que vive um mercado borbulhante no segmento de aparelhos celulares, com ofertas de planos para falar de modo ilimitado e incentivo à troca do telefone fixo pelo celular, a divulgação do resumo da pesquisa causa alvoroço. 
“A OMS demorou muito para lançar este alerta, um tempo importante se considerarmos que há mais de 5 bilhões de usuários de celulares no mundo”, diz o professor doutor Álvaro Augusto Almeida de Salles, da Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que pesquisa os efeitos biológicos das ondas eletromagnéticas desde a década de 1980. “Há na literatura científica internacional pesquisas que cobrem os efeitos de 8 a 10 anos de exposição à radiação de celulares por pessoas que usam mais de 30 minutos por dia – dando conta de que há entre eles maior probabilidade de tumores.”

Prudência no uso
Dicas simples podem reduzir o impacto das ondas eletromagnéticas
- Não faça ligações maiores que 6 minutos e não fale mais do que 30 minutos diários.
- Use fones de ouvido ou viva-voz, que impedem o contato direto com o celular.
- Troque o lado ao atender ligações.
- Tome cuidado com telefones sem fio, que têm a mesma radiação do celular.
- Restrinja o uso de celulares por crianças e adolescentes, mais suscetíveis a problemas.
- Não use o celular como despertador, mantenha-o a pelo menos 2 metros da cabeceira.
- Em casa utilize telefone fixo, que usa baixas frequências.