sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Curitiba terá Virada Esportiva nas nove regionais da cidade


principal
Curitiba terá em 2012 a primeira Virada Esportiva da cidade, com atividades 24 horas em todas as Regionais da Prefeitura, nos moldes da Virada Cultural, que teve sua segunda edição neste ano. Outra novidade para o ano que vem será a ampliação da Ciclofaixa de Lazer e do Festival de Férias.
A Ciclofaixa de Lazer acontecerá todos os domingos, a partir de 8 de janeiro. A previsão é ampliar o circuito para 15 km, até 25 de março. O primeiro passeio da Ciclofaixa de Lazer foi no dia 23 de outubro passado, com a participação de aproximadamente 4,5 mil pessoas.
O Festival de Férias 2012, que começará no dia 9 de janeiro, terá também atividades nos fins de semana, passando a ter uma programação de 14 dias, para crianças de 6 a 12 anos.
Para o próximo ano estão previstas a implantação do Conselho Municipal da Juventude e novas audiências públicas para a Juventude. O Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE) também vai crescer em 2012. A meta é dobrar o número de convênios.
Em 2011, foram assinados 25 convênios do PASE. O programa estimula o desenvolvimento de ações esportivas e recreativas para crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos, com o repasse de materiais esportivos para entidades e promoção de torneios e festivais esportivos.

De 30 de janeiro a 5 de fevereiro, acontecerá na cidade o Fed Cup, o Zonal Americano da Federation Cup, no Graciosa Country Club, com a participação de delegações de oito países: Brasil; Argentina; Bolívia; Chile; Colômbia; México; Paraguai e Peru.
Balanço 2011 - Na área de esporte, lazer e juventude, o ano de 2011 foi marcado na por ações inéditas e ampliação de atividades já existentes. Entre os principais destaques estão as Olimpíadas Escolares Nacionais, realizadas pela primeira vez em Curitiba, em dezembro.
Os jogos, promovidos por meio de parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado e Comitê Olímpico Brasileiro, reuniu 5 mil atletas entre 15 a 17 anos, de 26 estados brasileiros, que competiram em 12 modalidades. É o maior evento esportivo do país.
Em julho, aconteceu a primeira Meia Maratona de Inverno da cidade, com a participação de 3,5 mil pessoas, que competiram em provas de 21,5 km e 5 km, além da caminhada.
Em agosto, os Jogos da Integração e Inclusão, antigos Jogos Especiais, teve um número recorde de modalidades. Foram 12 modalidades esportivas adaptadas nas áreas de deficiência visual; física; auditiva; intelectual e transtorno global de desenvolvimento. Participaram 900 pessoas.
O Calendário de Corridas de Rua de Curitiba foi ampliado em 2011. Foram incluídas diversas provas de renome, como o Fila Night Run, Corrida e Caminhada da Longevidade e Circuito das Estações Adidas. O calendário de 2011 teve 47 corridas, com aproximadamente 100 mil participantes.
Também a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte foi ampliada em 2011. A Prefeitura de Curitiba investiu R$ 1,4 milhão, um crescimento de quase 10% na verba para apoio aos atletas curitibanos e residentes na cidade, instituições esportivas e projetos educacionais envolvendo o esporte.
Juventude - A Prefeitura promoveu em 2001 a 2ª Conferência Municipal da Juventude, com a participação de 450 pessoas, representantes dos poderes públicos municipais e jovens da sociedade civil. O tema foi “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.
Foi criado o Conselho Municipal da Juventude, órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador. Formado por representantes governamentais e da sociedade civil, irá contribuir na construção de políticas públicas para a juventude.
A Prefeitura promoveu no ano passado três audiências públicas jovens, nas Regionais Boqueirão, Cajuru e Portão, como forma de estimular o protagonismo juvenil, abrindo espaço para que os jovens apresentem as suas principais demandas e anseios. Participaram cerca de 850 jovens de 15 a 29 anos.