sábado, 31 de dezembro de 2011

2012 de grandes obras para Curitiba



principalMobilidade urbana, saúde, abastecimento, lazer, habitação e educação. Curitiba entrará em 2012 com grandes obras programadas, não apenas como parte da preparação da cidade para receber a Copa do Mundo, mas de suporte à qualidade de vida da população. 
 
O viaduto estaiado por sobre a avenida das Torres, nove trincheiras, o ligeirão no eixo norte de transporte e a ampliação do terminal Santa Cândida, a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade e o início do processo para a licitação das obras do Metrô Curitibano estão entre as ações de desenvolvimento do trânsito e transporte públicos na cidade. 

Na área da saúde Curitiba terá o hospital do idoso entre 10 equipamentos que serão entregues pela Prefeitura no primeiro semestre de 2012. Além do hospital, especializado em geriatria, gerontologia e clínica médica no bairro do Pinheirinho, serão mais duas unidades de atendimento e seis centrais de Raio X por toda a cidade. 

O parque da Imigração Japonesa, em construção às margens do rio Iguaçu, será o 22ª unidade de lazer, recreação Parque da cidade que contará ainda com um centro de eventos. Construído no entorno dos lagos, contornando os 385 mil metros quadrados do parque, será construída uma pista de caminhada. A população poderá desfrutar ainda de outros equipamentos de esporte e lazer como quadras esportivas. 

Às margens da Avenida das Torres, o novo parque será um cartão de visitas para quem chega à capital paranaense pelo aeroporto Afonso Pena, além de ser uma recuperação estratégica de uma antiga área de invasão que ficava às margens do rio Iguaçu.

O parque da Imigração é uma parte do pacote de obras de urbanização e revitalização que a Prefeitura de Curitiba executa na região da Vila Audi/União. Para a instalação do parque, a Companhia de Habitação de Curitiba (COHAB) transferiu 855 famílias que viviam em condições irregulares e insalubres na área. 

Em 2012 a rede de Armazéns da Família de Curitiba vai ganhar mais duas unidades, na CIC e Umbará. No primeiro trimestre do próximo ano a Prefeitura vai inaugurar o Armazém da Família CIC/Barigui, o 33.º da capital. Com investimentos de R$ 1,1 milhão (R$ 635,8 mil na obra e mais R$ 500 mil em equipamentos e na compra de produtos), o Armazém irá atender mais de 20 mil moradores da Regional CIC. 

Para fazer compras no Armazém da Família as famílias precisam comprovar moradia fixa em Curitiba e renda até R$ 1.395. O cadastramento deverá ser feito na Gerência Regional da Secretaria Municipal de Abastecimento na Rua da Cidadania da CIC. Nos Armazéns da Família também são atendidas também entidades sociais habilitadas pela Fundação de Ação Social (FAS). 

Está prevista para a metade de 2012 a entrega do 34º Armazém da Família de Curitiba, o Armazém da Família Umbará. Com mais esses dois Armazéns da Família a Prefeitura aumenta a oferta de alimentos de qualidade a baixo custo para a população.

Educação - Curitiba fechou o ano de 2011 com a maior frente de obras em creches dos últimos anos, com 18 unidades em construção e cinco em ampliação. As creches em construção ficam nos bairros Ganchinho (uma); Sítio Cercado (três); Santa Cândida (uma); Boa Vista (duas); Xaxim (uma); Uberaba (três); Cidade Industrial (uma); São Miguel (uma); Augusta (uma); Tatuquara (uma); Prado Velho (uma); Parolin (uma); e Campo de Santana (uma).

As próximas creches a serem inauguradas serão o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sítio Cercado IV, com 200 vagas, no Sítio Cercado; o Moradias Corbélia, com 150 vagas, no São Miguel; e o Vila Tecnológica, com 200 vagas, no Sítio Cercado.

Além disso, a partir de uma parceria da Prefeitura com o governo do Estado, os moradores dos bairros Tatuquara, Ganchinho e Uberaba ganharão três novas escolas estaduais. As obras terão investimentos de R$ 20 milhões do governo do Paraná e serão construídas pela Prefeitura de Curitiba. A primeira escola ficará na Vila Audi, no Uberaba, que está sendo reurbanizada pela Prefeitura, com novas creches e um Centro da Juventude. A segunda será erguida na Vila Osternack, no Ganchinho, onde a administração municipal investe na construção de três mil novas moradias.

O Tatuquara ganhará a terceira escola estadual. Em constante expansão, o bairro abrigará a décima administração regional da Prefeitura, e ganhará Unidade de Saúde e terminal de ônibus, entre outras obras.
Cada uma das novas escolas estaduais terá 14 salas de aula. O projeto segue o padrão do Governo do Estado.
Curitiba tem 164 escolas estaduais que atendem estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio.
Além das três novas unidades, o governo construirá 45 novas salas em dez escolas estaduais de Curitiba. 

Copa do Mundo – São sete as obras de infraestrutura de Curitiba para receber os jogos da Copa do Mundo e que ficarão de legado para a cidade em benefício dos curitibanos. O viaduto estaiado na avenida das Torres com a Rua Francisco dos Santos, a trincheira da Rua Guabirotuba sob a Avenida das Torres, a reconstrução e ampliação do terminal Santa Cândida e a implantação do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade). 

O novo viaduto terá 129 metros de vão livre, de um lado a outro da rodovia que faz parte do corredor Aeroporto-Rodoferroviária. Serão quatro pistas e ciclovias que ficarão suspensas por 21 cabos de aço ancorados num pilar de 74 metros de altura (equivalente a de um prédio de 24 andares). A obra será um marco arquitetônico que poderá ser visto de vários pontos de Curitiba e também do município vizinho de São José dos Pinhais.

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) incluirá obras, equipamentos e softwares que na gestão da mobilidade em Curitiba. Um Centro Operacional vai fazer o monitoramento permanente das ruas da cidade que integram o Anel Viário. Com a operação da Central os motoristas também receberão informações através de painéis luminosos colocados em pontos estratégicos. Os primeiros painéis serão instalados nas ruas que compõem o Anel Viário, em implantação pela Prefeitura.
Completam as intervenções urbanas para a copa, a extensão da Linha Verde Sul, no trecho entre o terminal Pinheirinho e a Isaac Ferreira da Cruz, que leva o ônibus biarticulado até o extremo sul da cidade o que vai permitir, futuramente, a ligação com o município vizinho de Fazenda Rio Grande; a requalificação do corredor da avenida Marechal Floriano Peixoto até a divisa com São José dos Pinhais; a revitalização da avenida Cândido de Abreu, que ganhará novas pistas para os veículos e um calçadão central para pedestres, estações de embarque e desembarque de passageiros e equipamentos públicos, e a requalificação da Rodoferroviária e seus acessos. 

Metrô - O Metrô Curitibano teve os recursos para a sua construção anunciados pela presidente Dilma Roussef, em 13 de outubro de 2011. Em 2012 a Prefeitura dará início aos processos de licitação para construir a obra que será um novo marco no transporte da cidade. 

A Presidente da República autorizou o repasse de R$ 1 bilhão, a fundo perdido, do governo federal para a construção do metrô de Curitiba e apontou o projeto curitibano como referência para a integração do transporte em todo o Brasil.
O governo federal também vai dispor ainda de R$ 750 milhões em financiamentos - dos quais R$ 300 milhões serão assumidos pelo Governo do Estado e R$ 450 milhões pelo município. Outros R$ 500 milhões serão obtidos através de parceria público-privada.

A Linha Azul, primeira fase do Metrô Curitibano, ligará a CIC até a Rua das Flores no centro da cidade. Serão 13 estações no percurso. O metrô sairá do terminal CIC Sul em superfície, margeando a Linha Verde, no leito da BR 116. De lá, seguirá em direção ao terminal do Pinheirinho e passará a ser subterrâneo abaixo dos 14,2 quilômetros de canaletas que seguem até o centro da cidade.

Multimodalidade - A pista exclusiva por onde hoje circulam os ônibus será transformada em um grande parque linear com áreas de circulação para pedestres e ciclistas. As canaletas serão transformadas em um grande espaço de convivência que contará com ciclovias. 

O Metrô Curitibano terá estacionamento para bicicletas nas 13 estações de embarque e desembarque do metrô. Com cerca de 120 metros de largura por 21,5 de comprimento, cada estação poderá ter 35 vagas para bicicletas, totalizando 455 vagas de estacionamento ao longo do trecho do metrô. Além das bicicletas, o Metrô terá estacionamento para carros e motos dentro das estações.