segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Exposição homenageia os 88 anos do botânico Gerdt Hatschbach

principal
A obra e a vida do botânico curitibano GerdtHatschbach, que completou 88 anos no mês de agosto, serão comemoradas com uma exposição no Museu Botânico Municipal de Curitiba. A exposição terá ainda ilustrações botânicas de algumas espécies que levam o nome de Hatschbach, feitas por artistas do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP). A exposição foi aberta ao público na sexta-feira (11) e segue até 11 de dezembro, no Salão de Exposições do Museu Botânico, dentro do Jardim Botânico de Curitiba.
 Hatschbach é funcionário da Prefeitura Municipal ainda em atividade, e fundador do Museu Botânico Municipal, instituição que atualmente abriga o 4º maior acervo científico do Brasil, e o maior em exemplares da flora sul brasileira. O Museu Botânico de Curitiba é também o único no país mantido com recursos municipais.
“GerdtHatschbach é uma grife no meio científico. Seu nome enaltece Curitiba e o estado do Paraná em qualquer parte do mundo. A cidade será eternamente grata ao seu empenho e trabalho, e tudo o que fizermos em sua homenagem será pequeno perto da grandiosidade da sua obra e da contribuição de Hatschbach para a ciência e as causas ambientais”, declara o prefeito Luciano Ducci.
A exposição mostrará com fotos e texto um pouco da carreira do botânico que fez mais coletas no Brasil (82.000 plantas), transformando-se no maior pesquisador de campo do país, estando entreos maiores do mundo.  Entre as ilustrações botânicas destacam-se as espécies Portulacahatschbachii,Myrciahatschbachiie Aloisyahatschbachii.
Também serão mostrados alguns utensílios e ferramentas de trabalho utilizados pelo cientista.
Acervo -Diariamente requisitado por estudantes e pesquisadores das áreas botânicas e afins, o Museu Botânico Municipal foi fundado em 1965 a partir do acervo particular de Hatschbach. Na época, o acervo se constituía de aproximadamente 3.000 publicações, 20.000 exsicatas (amostras de plantas prensadas e secas numa estufa, contendo informações científicas sobre a espécie), lupas, microscópios, frascos e reagentes químicos.
Desde a fundação até hoje, o acervo do Museu atingiu, por iniciativa e desempenho de Hatschbach, 400.000 exsicatas. O Museu mantém intercâmbio científico com aproximadamente 50 instituições botânicas nacionais e internacionais, realizando desde permuta de exemplares vegetais até a prestação de informações especializadas, referentes aos mais diversos ramos da botânica.
Serviço: Museu Botânico homenageia Gerdt Hatschbach
Horários: Exposição de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Local: Museu Botânico Municipal: Rua Eng°. OstojaRoguski, s/n°. - Jardim Botânico.