domingo, 13 de novembro de 2011

Chafarizes embelezam as praças também à noite


principal
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está reforçando a manutenção dos 27 chafarizes que enfeitam as principais praças e espaços públicos da cidade. No período do horário de verão, os chafarizes também estão funcionando até mais tarde.
“Nessa época do ano as pessoas ficam mais tempo fora de casa, a ideia é deixar a cidade bonita para que os moradores e turistas aproveitem integralmente a beleza das nossas praças”, destaca o gerente de Praças da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil.
Os chafarizes ficam ligados até entre 21h e 22h. Fora do horário do verão, eles são desligados, geralmente, às 20h. “Além da beleza cênica, na época do calor os chafarizes passam a sensação de frescor, e dão movimento à paisagem”, completa Brasil.
As equipes do Meio Ambiente já trabalharam na manutenção dos chafarizes da Rua XV de Novembro, na praça 19 de Dezembro, Paço Municipal e Mocinhas da Cidade. Além da recuperação das bombas e jatos d’água para melhorar a eficiência e a qualidade da água, as equipes completaram o serviço com a limpeza.
Mais antigo - O chafariz da Praça Zacarias é o mais antigo da cidade. Ele foi inaugurado em 1871, servindo com uma das principais fontes de abastecimento de água potável no fim do século 19. “Originalmente os chafarizes serviam como fonte de abastecimento da população das cidades, mas acabaram se transformando em obras de arte”, diz Brasil.
Em Curitiba, o chafariz com maior valor histórico é o da praça Eufrásio Correia, no Centro, que junto com todos os elementos que constituem a praça são registrados como de interesse de preservação pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Outros são temáticos e homenageiam artistas paranaenses, caso do chafariz Mocinhas da Cidade, construído no Centro, em memória a Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, dupla popular que fez sucesso na década de 1950 com a música Mocinhas da Cidade.
O mais novo chafariz da cidade fica na praça Generoso Marques, em frente ao Paço Municipal. O equipamento foi implantado pela Secretaria do Meio Ambiente junto com a reforma da praça há três anos. Além da manutenção, as equipes da Prefeitura começaram nesta semana o plantio das flores que deixarão o Paço enfeitado para as festas de fim de ano.