sábado, 8 de outubro de 2011

Jogos da Juventude reúnem 4 mil pessoas na abertura

principal


Cerca de quatro mil pessoas acompanharam a abertura da fase final dos 25º Jogos da Juventude do Paraná, na última  sexta-feira (8), na Praça São José, no município de Campo Mourão. A competição reúne 532 equipes de 106 municípios e cinco mil atletas de até 18 anos de idade, que disputarão 16 modalidades esportivas nos próximos dez dias. 

“Este é um dos maiores eventos esportivos de nosso estado e Curitiba conta com a maior delegação da competição, participando de todas as modalidades”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que acompanhou a abertura do evento. “Os Jogos da Juventude representam uma oportunidade para o desenvolvimento de nossos atletas, bem como ajudam a disseminar valores olímpicos e de cidadania junto aos jovens.”

A abertura da competição contou com shows artísticos e desfile de todas as delegações que participarão dos jogos. A enxadrista Elise Yuriko Kawabata, já classificada para participar das Olimpíadas Escolares Nacionais, que acontecerão em dezembro deste ano em Curitiba, realizou o juramento dos atletas e, na sequência, foi acesa a pira olímpica, que representou a abertura dos jogos.

Jogos - As competições acontecerão em 17 espaços esportivos de Campo Mourão e começam na manhã deste sábado (8) e terminam no dia 16. Serão aproximadamente cinco mil atletas competindo nas modalidades de: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
“Com este evento, conseguimos unir esporte e educação, atraindo os jovens para a prática de hábitos saudáveis, revelando novos atletas e estimulando o seu desenvolvimento pessoal e social”, disse o vice-governador do Estado do Paraná, Flávio Arns.

As competições coletivas são realizadas em duas divisões: A e B, com exceção do vôlei de praia, só na “A”. Excluindo-se o futebol, apenas no masculino, e a ginástica rítmica, no feminino, as demais modalidades são para os dois sexos. Curitiba, que na última edição dos Jogos da Juventude terminou em terceira colocada, é o município com maior número de representantes, com uma delegação formada por 500 pessoas, entre atletas e comissão técnica. 

O secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman, destacou que os Jogos da Juventude representam um sonho para os jovens que estão começando no esporte e a possibilidade concreta de desenvolver e aprimorar atletas visando o alto rendimento.
“Os Jogos da Juventude são uma competição entre seleções municipais, com os melhores atletas de todo estado até 18 anos. São atletas que, com um ambiente propício para o desenvolvimento de suas habilidades, no futuro podem estar em jogos mundiais e olimpíadas representando o Paraná”, disse Evandro Roman.
Também participaram da abertura do 25º Jogos da Juventude o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck; o deputado federal Zeca Dirceu e os deputados estaduais Douglas Fabrício e Marla Tureck