quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novas ações fortalecem papel do jovem em Curitiba


principal
Estimular a participação dos jovens na construção de novas políticas públicas tem sido uma das grandes prioridades de Curitiba. No objetivo de fortalecer este trabalho, a Prefeitura começou neste ano uma série de novas ações, com destaque para as audiências públicas para a juventude, espaço onde jovens podem dialogar e contribuir para o desenvolvimento da cidade.
 
“A juventude representa cerca de 27% da população de Curitiba e sua participação para a melhoria e estruturação da cidade é fundamental”, diz o prefeito Luciano Ducci. “Com a adição da pasta da juventude na Secretaria do Esporte e Lazer, fortalecemos o diálogo com o jovem, conhecendo melhor suas demandas e anseios, que resultam na construção de políticas públicas mais objetivas e eficazes para este segmento”.
Uma das principais iniciativas da Prefeitura para fortalecer a participação dos jovens foi a criação das audiências públicas para a juventude. A primeira foi em julho, na Regional Boqueirão. Nesta semana o prefeito, acompanhado do vice-governador Flávio Arns, realizou a audiência na Regional Cajuru, onde 400 jovens participaram do evento e puderam tirar dúvidas e contribuir com suas idéias, críticas e opiniões sobre o desenvolvimento da cidade.
Para reforçar a importância da participação dos jovens na construção de políticas públicas municipais, o Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, está visitando todas as escolas estaduais que participam das audiências públicas. Durante as visitas, é debatido com os alunos sobre os assuntos pautados nas audiências e aberto espaço para os jovens apresentarem novas demandas e sugestões.
Conferência - Além das audiências públicas, a Prefeitura de Curitiba também promoveu este ano a 2ª Conferência Municipal de Juventude, que contou com a participação de 450 pessoas, entre representantes dos poderes públicos e jovens da sociedade civil.
O evento discutiu o papel do jovem na sociedade e sua importância para a construção e aprimoramento da Política Nacional da Juventude. Durante a conferência, o prefeito Luciano Ducci anunciou a criação do Conselho Municipal da Juventude e do Fundo Municipal da Juventude de Curitiba.
O Conselho atuará como um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador, sendo formado por representantes governamentais e da sociedade civil. Entre suas principais funções estarão a construção de políticas públicas para a juventude e o fortalecimento do controle social dos projetos e serviços promovidos para este segmento em Curitiba. O Fundo terá como objetivo financiar ações e projetos que visam a defesa e garantia de direitos da juventude.
Rede Jovem – A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude também começou em 2011 a implantação da Rede Jovem, projeto que tem como função promover a inclusão dos jovens em uma rede de apoio, serviços e benefícios que visam o seu desenvolvimento pessoal, profissional e social de forma rápida e dinâmica.
“Em parceria com outras secretarias e órgãos públicos, a Rede Jovem irá integrar cada vez mais as ações e programas da Prefeitura destinados para a juventude, facilitando o acesso e buscando atender as principais demandas apresentadas, respeitando a realidade e características específicas de cada comunidade”, diz o secretário Marcello Richa.
O diálogo com a sociedade civil também será fundamental para o trabalho da Rede Jovem, que irá identificar, por meio das audiências públicas, as principais demandas da juventude e atuar como articuladora no planejamento e execução de serviços que visam à melhoria da qualidade de vida desta faixa da população.
Mais espaço – Também neste ano novas ações e políticas públicas foram implantadas no objetivo de abrir espaço para o jovem demonstrar o seu talento e desenvolver suas habilidades.  
Um exemplo deste trabalho é o Curitiba Olímpica, política pública de esporte que visa trabalhar o desenvolvimento de novos atletas locais, desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los para esportes de rendimento.
“O Curitiba Olímpica irá atuar de maneira articuladora com todas as entidades e órgãos públicos que atuam com o esporte em Curitiba. A meta é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e revelação de novos atletas, trabalhando em etapas o esporte de participação, educação e alto rendimento”, disse o diretor de Esporte da Secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Nasser Daher.
A meta para 2011 do Curitiba Olímpica é mobilizar 15 mil pessoas nos projetos esportivos olímpicos e paraolímpicos da cidade e fortalecer o trabalho em parceria com todo o campo esportivo governamental e privado da cidade.
Na área de lazer e atividade física, destaca-se o programa Jovem Curitibano Regional, que em quatro edições já contou com a participação de aproximadamente 12 mil pessoas.
Durante os eventos, os jovens podem demonstrar seu talento em diversas apresentações e atividades esportivas, recreativas e culturais, bem como conhecem programas municipais e participação de ações que visam criar um ambiente saudável para o seu desenvolvimento.
“Buscamos promover ações para a juventude que incentivem a sua participação ativa na sociedade, valorizando o seu potencial como agente transformador, esclarecendo dúvidas e estimulando o exercício da cidadania”, diz Marcello Richa.