sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Feiras de Curitiba geram 1.200 empregos


principalAcordar de madrugada, trabalhar com alimentos frescos e gostar de se comunicar. Essas são apenas algumas características necessárias a quem escolhe a profissão de feirante. No dia 25 de agosto é comemorado o Dia Municipal do Feirante em Curitiba. Na cidade são realizadas 79 feiras que geram 1.200 empregos.
A profissão de feirante é passada de pai para filho e muitos feirantes viram referência no bairro onde trabalham. Cesar Pelosi tem 61 anos e há 42 trabalha vendendo cereais nas feiras. A mulher Auzira e o filho Joel o acompanham sempre.
Atualmente, Cesar trabalha em três feiras por semana. Às quartas-feiras ele pode ser encontrado na feira do Bigorrilho, na esquina das ruas Roquete Pinto com Martin Pena. "Trabalho com produtos de qualidade, por isso há tanto tempo estou na profissão. Deu certo", disse.
Diego, de 4 anos, acompanha os pais desde cedo nas feiras. "Ele tem a cama dele aqui na barraca. Brinca e dorme aqui", afirmou Felícia Patyk, que trabalha nas feiras do Bigorrilho, Mercês, Hauer e Santa Felicidade.
Felícia acorda às 3 horas da manhã, mas não troca o trabalho na feira por nenhum outro. Há 10 anos trabalha vendendo frutas e verduras frescas. "A gente aprende muita coisa boa nas feiras. Troco receitas com as freguesas e conhecemos bastante gente. Cada bairro tem um estilo diferente", explicou.
Muitos feirantes montam as barracas na madrugada e seguem a Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná) buscar os alimentos que vão comercializar durante o dia. É o caso de Sérgio Trevisan. "Trabalho em feira desde criança. Meu avô e meu pai eram feirantes", disse.
Educação alimentar - Além de vender alimentos e ser empreendedor, o feirante também atua como divulgador de boas práticas alimentares. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Abastecimento, oferece cursos de capacitação e orientação de cuidados com os alimentos.
"Nossas feiras evoluíram muito nos últimos seis anos. Hoje o feirante é um especialista da área da alimentação e acaba se tornando uma referência no bairro", definiu o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto.
As 79 feiras de Curitiba comercializam, em média, 18 mil toneladas de alimentos por ano.
Escolha a feira mais perto da sua casa: