sexta-feira, 1 de julho de 2011

Justiça nos Bairros terá 400 casamentos e diversos serviços no Boqueirão


Fim de semana

principal

Mais de 400 casais participarão neste sábado às 18h, do casamento coletivo promovido pelo programa Justiça no Bairro, que reunirá uma série de serviços gratuitos na Rua da Cidadania do Boqueirão, neste final de semana.  O casamento será realizado no ginásio de esportes do Sest/Senat (Rua Salvador Ferrante, 1440). Os demais serviços estarão disponíveis na Rua da Cidadania.
Noivos há quase dois anos, o agente de administração Adenilson Rodrigues e a operadora de caixa Gisléia Laurindo da Cruz vão aproveitar a oportunidade para confirmar a união. “Surgiu esta chance e resolvemos fazer nosso casamento. É uma forma de acelerar todo processo. O programa Justiça no Bairro está facilitando a vida de muita gente”, afirma Adenilson.
Além do casamento coletivo, o Justiça no Bairro irá oferecer atendimento jurídico, confecção de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego. Para ter acesso aos serviços será preciso apresentar documentos pessoais originais (certidão de nascimento e de casamento e certificado de reservista, no caso dos homens), comprovante de renda de até três salários mínimos e de residência.
A população poderá fazer também avaliação médica, obter informações sobre programas sociais da Prefeitura de Curitiba e receber atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O sistema Fecomércio vai disponibilizar gratuitamente as fotos necessárias para confecção dos documentos.
A coordenadora do projeto, a desembargadora Joeci Machado Camargo, explica que as pessoas têm uma série de direitos, mas acabam não usufruindo. “A procura por este tipo de serviços demanda tempo. Estas pessoas que trabalham o dia todo nem sempre têm esta disponibilidade. Por isso estamos reunindo todos esses serviços em um só local e, o mais importante, durante o final de semana”, diz.
A Secretaria Municipal da Saúde vai manter uma equipe médica no local para medir a pressão arterial, prestar informações sobre os programas Mãe Curitibana e Mulher Curitibana, orientar sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aids e realizar atividade educativa sobre a dengue. Profissionais do Hospital Erasto Gaetner vão dar orientação sobre prevenção dos diversos tipos de câncer e agendar consultas se necessário.
A Secretaria Municipal do Trabalho, além da carteira e do seguro desemprego, vai fazer o cadastro dos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho. A Companhia de Habitação (Cohab) vai realizar o cadastro das moradias e a URBS vai tirar dúvidas sobre o cartão transporte.
A Secretaria Municipal da Educação vai orientar os pais sobre as vagas em creches e escolas. O Abastecimento vai prestar informações sobre a carteirinha para compras nos Armazéns da Família.
Outros serviços - Já a Fundação de Ação Social (FAS) disponibilizará serviços de manicure e cabeleireiro. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria do Esporte e Lazer ficarão responsáveis pelas apresentações culturais e atividades de recreação.
A secretaria do Abastecimento vai disponibilizar orientação sobre Armazém da Família, Câmbio Verde e oficinas e cursos sobre alimentação saudável.
Também será possível receber atendimento jurídico, como orientações sobre divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, regularização de visitas, reconhecimento e dissolução estável e suprimentos de idade para casar.
Serviço:
JUSTIÇA NO  BAIRRO
Data: sábado, 2 de julho, e domingo, 3 de julho
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão
Horário: das 9h às 17h
CASAMENTO COLETIVO
Ginásio de esportes Sest/Senat
Rua Salvador Ferrante, 1440
Sábado, 18h