quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escolas do Boqueirão participam do Veterinário Mirim


Meio Ambiente



principal
  • miniatura
  • miniatura
 
Alunos das escolas municipais dos bairros de abrangência da Regional Boqueirão participarão do projeto Veterinário Mirim. A iniciativa envolvendo a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem o objetivo de estimular a reflexão dos alunos sobre os cuidados, bem estar e, principalmente, responsabilidades com os animais domésticos.
Cerca de 21 escolas fazem parte do projeto piloto, que deverá ser gradativamente estendidos a toda rede municipal de ensino. “As crianças são agentes importantíssimos para no processo de educação para a guarda responsável.
Quando educadas, elas podem transferir as informações para dentro de casa e comunidades, e nossa grande porta são as escolas, parceiras para o sucesso do projeto”, destaca Alfredo Trindade, coordenador da Rede de Proteção e Defesa Animal, da Prefeitura.
Neste primeiro semestre, as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde e da Educação estiveram envolvidas na capacitação dos professores das escolas do Boqueirão.  Os professores recebem informações sobre os conteúdos a serem trabalhados com os alunos, como bem estar animal, posse responsável, zoonoses , esterizilação e outros.
O último módulo da capacitação aconteceu nesta quinta-feira (30), mas a professora Cristiane Rodrigues Sampaio, da Escola Municipal Castro, já estava trabalhando os dados com seus alunos. “Dá pra perceber que são informações desconhecidas da maioria das crianças, pois quando falamos do tema, eles demonstram certa surpresa”, disse Cristiane.
Nilza Zanon Machado, professora na mesma escola de Cristiane, tem a mesma percepção, e vê a necessidade de trabalhar o assunto com os alunos. “Eles devem saber que ter um animal dentro de casa é, antes de tudo, assumir uma responsabilidade com o bicho e também com a sociedade. Quem abandona um animal não está se livrando de um problema, está transferindo o preço também para a sociedade”, falou Nilza.
Concurso – A ideia é envolver os alunos destas escolas inventando atividades como o concurso Veterinário Mirim, onde os alunos com as melhores redações ou desenhos sobre guarda responsável ganharão prêmios, entre eles uma visita ao Hospital Veterinário da UPFR.