segunda-feira, 9 de maio de 2011

Começa hoje a pavimentação da Marechal Floriano



principal



A Prefeitura de Curitiba começa hoje a pavimentar a avenida Marechal Floriano, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo. Serão recuperados 7 quilômetros de pavimento, nos dois lados da avenida. A obra vai durar 70 dias e vai exigir atenção dos motoristas que trafegam na região, por causa de pistas bloqueadas.
“A pavimentação faz parte da revitalização da Marechal, que busca melhorar o acesso ao bairro e tornar a avenida um  caminho alternativo ao aeroporto internacional de Curitiba, pensando nas melhorias viárias para Copa de 2014”, diz o prefeito Luciano Ducci.
As máquinas vão começar a obra no sentido Centro- bairro, com a retirada do asfalto deteriorado para aplicação de uma nova camada de asfalto. O trabalho de recuperação da avenida será feito com bloqueios de uma das três faixas da Marechal Floriano, diminuindo o impacto no trânsito.
Após a retirada do pavimento, será colocada uma camada especial de asfalto, com 7 centímetros para suportar o tráfego de veículos na região. A nova camada de asfalto vai ampliar a vida útil do pavimento, dando mais de 10 anos de durabilidade.
Obras – A Secretaria Municipal de Obras Públicas está recuperando 3.486 metros das seis pistas e duas faixas de estacionamentos da avenida Marechal Floriano, no trecho entre a Linha Verde e a rua Waldemar Loureiro de Campos.
Ao todo, serão investidos R$ 8,4 milhões nas melhorias da Marechal Floriano. O maior volume de recursos será na revitalização das calçadas, asfalto e ciclofaixas.
Também serão aplicados R$ 1,3 milhão implantação de nova iluminação pública, que seguirá as mesmas características da avenida Padre Anchieta, com luminárias especiais para as calçadas e ciclofaixas.
Na reforma viária da Marechal, está prevista a construção da primeira ciclofaixa da cidade. A pista especial, que vai separar ciclistas e veículos, terá cor diferenciada e 3.486 metros.
Outra mudança são as novas calçadas de blocos de concretos (paver), que terão desenhos de cores cinzas e pretos. As calçadas serão antiderrapantes, com guias rebaixadas, melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.
Iluminação pública - A iluminação pública da Marechal Floriano será diferenciada. Postes especiais vão melhorar a iluminação das calçadas e da ciclofaixa. A intenção é seguir o mesmo modelo que foi usado na avenida Padre Anchieta. Serão usadas luminárias de alto rendimento direcionando toda a iluminação para baixo.