quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


Prefeitura planeja ações para combater cheias



principal
A Prefeitura de Curitiba está lançando uma série de ações para evitar cheias na cidade. Aumento de pessoal e maquinário trabalhando na limpeza de rios e galerias e parcerias com os governos federal e estadual estão no pacote de combate às cheias, que começa a ser executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
“A Prefeitura está programando ações de curto, médio e longo prazo para evitar alagamentos provocados pela grande quantidade de chuvas”, disse o prefeito Luciano Ducci.
Dentre as ações previstas, estão parcerias com os governos federais e estaduais na execução de obras de macrodrenagem, que vão melhorar o escoamento dos rios da cidade. Nesta quarta-feira, o prefeito Luciano Ducci conversa com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, para obter o repasse de R$ 144 milhões para melhorar o escoamento do rio Barigui.
 A Prefeitura já protocolou no Ministério de Planejamento, no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), projeto de construção de grandes “piscinões” ao longo do rio (caixas de retenção) e o reperfilamento do leito do Barigui, que cruza um terço do território de Curitiba. Esta obra beneficiaria mais de 500 mil pessoas, que vivem nos 21 bairros por onde passa o Barigui.
Com esta obra, a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT) está fazendo a realocação de famílias do projeto Viva Barigui que vivem em áreas de risco. Já foram transferidas 580 famílias e outras 224 famílias vão receber novas moradias.
Outra grande intervenção prevista acontecerá em parceria com o governo estadual. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) vão atuar em conjunto na limpeza do canal extravasor do rio Atuba, que há mais de oito anos não passa por limpeza. A drenagem vai evitar pontos de alagamentos nos bairros Atuba, Bairro Alto, Tarumã Cajuru, Alto Boqueirão e Boqueirão.
Por determinação do prefeito, será ampliado o número de equipes que vão trabalhar no desassoreamento de rios, provocados por lixo jogado pela população. Até março, quatro novas escavadeiras hidráulicas estarão atuando nos rios da cidade. Atualmente, existem seis equipes de limpeza mecanizadas que estão em operação nas bacias dos rios Barigui, Atuba, Belém, Ribeirão dos Padilhas.
Luciano Ducci já determinou que uma das escavadeiras seja usada nos bairros Atuba, Cajuru e Bairro Alto. Também serão usadas máquinas na região do Alto Boqueirão e Boqueirão, além da CIC e de outros bairros da região Sul.
Plano Diretor de Drenagem - Além do trabalho do dia-a-dia, a Prefeitura de Curitiba busca soluções de longo prazo para evitar os alagamentos, em especial durante as chuvas de verão. O principal objetivo do trabalho será a fixação de diretrizes urbanas e ambientais para evitar a ocorrência de cheias na cidade.
"É uma forma de preparar Curitiba para o futuro e impedir que situações de chuvas excessivas provoquem transtornos para o funcionamento da cidade e tragam prejuízos à população", explicou Luciano Ducci. "O Plano irá prever um conjunto de ações de gestão ambiental do meio urbano que dará à Prefeitura melhores condições para controle de cheias", completou o prefeito.
O trabalho terá um prazo de 18 meses para conclusão (contados a partir da contratação) e um custo estimado em R$ 2,9 milhões. O Plano Diretor de Drenagem será o primeiro do município e deverá conter um diagnóstico sobre as condições das bacias hidrográficas do Atuba, Iguaçu, Barigui, Belém, Padilhas e Passaúna e incluir medidas para a preservação das nascentes.