sábado, 5 de junho de 2010

Vacina contra a gripe A até dia 11 para crianças e gestantes



Crianças de 2 a 5 anos incompletos que não se vacinaram contra a gripe A / H1N1, gestantes e bebês menores de 2 anos que ecisam tomar a segunda dose da vacina poderão fazê-lo até o próximo dia 11 de junho, em todas as unidades básicas de saúde.

A dose está sendo ofertada, somente para esses grupos, a partir desta sexta-feira (4). A informação é da Secretaria Municipal da Saúde, em cumprimento à orientação da Secretaria Estadual da Saúde para ampliar a imunização desses segmentos.

O objetivo da ação, explica a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, é melhorar a cobertura alcançada até 2 de junho, quarta-feira passada, data marcada para o encerramento da campanha nacional de imunização contra a doença.

Até o último dia 2, as crianças de 2 a 5 anos incompletos de Curitiba eram as únicas abaixo dos 80% de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde. Apesar disso, naquela data, já estavam muito próximas dessa meta.

Segundo a Central de Vacinas da Secretaria da Saúde, foram aplicadas 55.313 doses nesse segmento, o que representa 79,4% de cobertura. Os adultos de 30 a 39 anos encerraram a campanha com 82,8% de cobertura (262.808 doses) e todos os demais grupos com mais de 100% de imunização.

Para a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, esses resultados mostram que o órgão fez um bom trabalho. "Estão de parabéns as nossas equipes da Central de Vacinas, dos distritos sanitários e das unidades de saúde e também os curitibanos, que souberam valorizar a oportunidade dada às camadas mais suscetíveis da população de se proteger", disse.

Os endereços das unidades de saúde podem ser consultados pelo site da Prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ferramenta eletrônica agiliza trâmite de processos na Prefeitura

Quando entrar em vigor o chamado "multitrâmite", nos próximos 90 dias, os gestores municipais contarão com um instrumento importante para agilizar a execução do plano de obras da Prefeitura de Curitiba, nos casos que dependem de desapropriações. Uma reorganização no fluxo e a adoção de uma ferramenta eletrônica vão tornar mais rápida a tramitação desses processos e também os de concessão de alvarás. O grande beneficiário é o cidadão.

Esse foi o tema da reunião realizada hoje com secretários ou representantes de secretarias municipais, do Instituto Municipal de Administração (Imap), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e Procuradoria Geral do Município.

Nos últimos meses, técnicos desses setores estabeleceram os novos procedimentos e o trâmite simultâneo, em trabalho coordenado pela Assessoria de Planejamento da Secretaria de Administração, conforme previsto em seu contrato de gestão.

Para o Secretário de Administração Aldair Petry, trata-se de uma "pequena revolução" na prestação daqueles serviços públicos. A meta era reduzir de 360, para 270 dias úteis, o prazo entre o inicio e a conclusão das desapropriações. Com maior planejamento, comunicação integrada, e normas claras e bem difundidas, internamente, será possível baixar esse prazo ainda mais - de 120 a 150 dias.

Entre as vantagens do sistema, economia de toda ordem: de recursos, de deslocamento, de papel e outros. Com o "multitrâmite", o cidadão dá entrada em um processo, que terá um mesmo número do começo ao fim, e ele é enviado simultaneamente às secretarias que sobre ele devem dar seu parecer.

"É uma alternativa técnica e tecnológica que agrega inteligência a ações administrativas e dá a elas maior visibilidade porque o cidadão interessado poderá acompanhar o trâmite do seu processo pela internet", afirma Petry.

Avanço - O coordenador dos contratos de gestão e secretário municipal do Planejamento, Homero Giacomini, disse que o "multitrâmite" é um avanço muito importante e está entre as iniciativas para melhorar a qualidade da gestão pública, dentro do programa Bom Governo da Prefeitura de Curitiba.

O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, aprovou especialmente o fato de poder, assim como o Planejamento e o IPPUC se manifestar previa e eletronicamente no processo de desapropriação e identificar os próximos passos, encurtando prazos "Que sirva de exemplo para outros processos com trâmite complexo e demorado", disse.

Suely Hass, secretária de Urbanismo, considera que o novo fluxo dará a agilidade pretendida aos processos e facilitará as decisões dos gestores municipais. Laércio Guimarães, da Secretaria do Planejamento, disse que o uso da nova metodologia deve evitar que muitas obras sejam inviabilizadas por falta de previsão de recursos no ano em que sejam projetadas.

A assessora de projetos do IPPUC, Célia Bin, afirmou ser a ferramenta estratégica para atender de forma mais imediata aos programas de obras do Município e, por conseqüência, as necessidades da população.

Com a nova sistemática, o cidadão que precisar de um alvará de construção, por exemplo, também saberá em pouco tempo se a região onde pretende se instalar obedece à lei de zoneamento, parâmetros de ocupação do solo ou normas que regulam a proteção ao meio ambiente.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Crianças das escolas municipais de Curitiba entram no clima da Copa do Mundo


A Copa do Mundo de Futebol só começa no dia 11 de junho, mas nas escolas da rede municipal de ensino o assunto mobiliza estudantes e profissionais do ensino há várias semanas. As escolas estão decoradas com as cores da seleção brasileira. A paixão e o interesse das crianças por futebol têm feito deste tema o ponto de partida para os conteúdos de sala de aula.

O torneio tem sido abordado em diferentes disciplinas, como educação física, geografia e história, explorando as características dos países participantes a partir da localização de cada um, economia, política e cultura. Português, matemática e artes também estão incluídas no amplo cardápio de conteúdos que a Copa do Mundo oferece. Textos, placares e gráficos são elementos que têm servido para motivar os estudantes a aprender.

Além do futebol, uma grande variedade de assuntos está sendo trabalhada a partir das raízes do Brasil na África. As manifestações culturais africanas e o respeito à diversidade estão entre eles. "As escolas têm se mobilizado para transformar em conhecimentos e oportunidades um evento que mexe intensamente com a vida dos brasileiros", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Para Eleonora, as professoras têm conseguido explorar o evento com foco educativo, relacionando o que as crianças vivem dentro e fora de sala de aula. É o que está acontecendo na Escola Municipal Colônia Augusta, onde estudam 200 estudantes de 1º a 4ª série. As crianças começaram ainda no ano passado a participar de atividades incluindo o continente africano e o futebol.

O projeto África está em Nós fez com que as crianças aprendessem pela música, dança, jogos encenações teatrais e confecção de artesanatos a cultura, a geografia e a política do continente.

Cada série se envolveu em uma ação e o resultado foi a escola transformada num verdadeiro museu temático. Até uma floresta com representações de animais e da fauna africana foi montada na escola.

Neste ano, as atividades ganharam enfoque maior na participação da seleção brasileira no maior evento esportivo da Terra.

Todas as salas de aula, corredores e pátio foram decoradas com trabalhos das crianças e bandeiras. Pesquisas na biblioteca e no laboratório de informática ampliaram o repertório dos alunos, que escreveram recados para os jogadores e para Dunga, o técnico da seleção. Também criaram opções de camisas para um novo uniforme da seleção e iniciaram a confecção de cornetas de torcida feitas com materiais recicláveis para serem usados durante os jogos do Brasil. As cornetas são feitas com garrafas descartáveis, plástico e papelão.

"Adoro futebol e por isso estou gostando das aulas que ficaram mais divertidas", disse a estudante da 4ª série, Gabriele Machado, de 10 anos. Na quinta-feira (10) os estudantes farão uma apresentação na escola; vão cantar o hino da Copa e dançar usando roupas inspiradas no Brasil e na África. Na Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300 alguns dos temas abordados foram os costumes, vestimentas, instrumentos e culinária africana.

A Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza aproveitou a Copa do Mundo para enriquecer as aulas, oferecendo aos alunos informações dos países participantes do evento. Os estudantes estão sendo orientados a observar as mudanças que ocorrem no meio ambiente em função do campeonato mundial.

Para envolver os estudantes da Escola Municipal São Miguel em atividades culturais e despertar no grupo uma visão mais crítica e ampla da Copa do Mundo, a escola organizou um encontro com um estudante angolano, natural da província de Luanda, pertencente da Tribo Bantu. Na biblioteca da escola. Mauro Joaquim Miranda, de 26 anos, conversou com as crianças e falou sobre a importância da leitura e do estudo, para uma boa formação.

Mauro contou histórias e curiosidades do continente africano e abordou a diversidade de dialetos, política, economia e da música africana. O projeto na escola segue com a exposição de trabalhos, rodas de leitura, apreciação de obras de arte referentes à cultura africana e contação de histórias com enfoque na cultura africana.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vacinação contra a gripe A termina nesta quarta-feira

Terminará nesta quarta-feira (2) a campanha nacional de vacinação contra a gripe A / H1N1. Ao contrário do que ocorreu nas etapas anteriores, não haverá prorrogação. Por isso, as crianças de 2 a 5 anos incompletos e os adultos de 30 a 39 anos que ainda não estão imunizados devem procurar as unidades de saúde da Prefeitura até o encerramento do horário normal de funcionamento de cada uma delas.

Apesar de nem todos os curitibanos convocados para tomar a vacina terem comparecido às unidades municipais de saúde, a cobertura geral já é quase 20% superior à estimada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Isso porque, na cidade, 1.078.581 pessoas estão protegidas - 19,7% a mais que a população inicialmente projetada (900.835 habitantes).

As informações são da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde, que abastece a rede de atendimento com imunobiológicos em campanha e na rotina e monitora os índices de imunização.

Depois de duas semanas de campanha e oito dias de prorrogação, 249.953 adultos de 30 a 39 anos tomaram a dose, alcançando 78,7% de cobertura. A expectativa é de que, até o final desta quarta-feira, o número suba para 80%. Já entre as crianças de 2 a 5 anos incompletos, que já tiveram oito dias inteiros para se imunizar, são 47.115 doses aplicadas ou 67,7% de cobertura. A previsão é de que esta também pode se elevar significativamente até amanhã.

A campanha nacional de vacinação contra a nova gripe começou no dia 8 de março, com a imunização de profissionais de saúde da linha de frente ao atendimento ao público e indígenas. Depois foram vacinados os portadores das doenças crônicas de todas as idades listadas pelo Ministério da Saúde, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e jovens de 20 a 29 anos. Adultos de 30 a 39 anos e crianças de 2 a 5 anos incompletos também foram incluídos na estratégia, que visou proteger os grupos populacionais mais suscetíveis à ação do novo vírus.

Com exceção dos dois grupos que ainda estão sendo vacinados, todos os demais superaram com folga os 100% de cobertura.

Confira:
6 meses a 2 anos incompletos: 55.707 (146,6%)
20 a 29 anos: 355.043 (104,4%)
30 a 39 anos: 249.953 (78,7%)
Gestantes: 24.768 (120,7%)
Indígenas: 128 (107,6%)
Trabalhadores de saúde: 36.830 (199%)
Crônicos até 59 anos: 286.900 (224,6%)
Crônicos idosos: 106.886 (278,7%)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Confira os serviços municipais disponíveis no feriado

Centros de Urgências Médicas funcionam 24 horas;
Setores da administração pública fecham neste feriado de 3 de junho

Serviços administrativos municipais - Fechados na quinta-feira (3) e abertos na sexta-feira (4).

Transporte - Nesta quinta-feira (3), os ônibus seguirão a tabela de domingos/feriados. A tarifa é de R$ 2,20.

Abastecimento - As feiras livres funcionarão nesta quinta-feira (3), mas a presença de cada feirante é facultativa. A abertura dos Sacolões também é facultativa na quinta (3), e normal na sexta (4). Os Armazéns da Família estarão fechados na quinta (3), e reabrem na sexta (4). O Mercado Municipal abre na quinta (3) das 7h às 13h.

Escolas municipais
Todas fecham na quinta-feira (3). Na sexta-feira (4), uma parte das escolas estará fechada, conforme calendário estabelecido em parceira com a comunidade local.

-----------------------------------------------------------------------------

Saúde
Na quinta-feira (3) o atendimento será feito somente nos Centros de Urgências Médicas, que funcionam 24 horas.

Confira o endereço dos Centros de Urgências:

>> Centro de Urgências Médicas Sítio Cercado - Rua Levy Buquera, 158 - fone 3378-6405;

>> Centro de Urgências Médicas Boa Vista - Avenida Paraná, 3654 - fone: 32511013

>> Centro de Urgências Médicas Boqueirão - Rua Professora Maria Assumpção, 2.590 - fone 3277-3701;

>> Centro de Urgências Médicas Pinheirinho - Rua Leon Nicolas, esquina com a Avenida Winston Churchill, ao lado da Rua da Cidadania;

>> Centro de Urgências Médicas Fazendinha - Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão - fone 3314-5121;

>> Centro de Urgências Médicas Campo Comprido - Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495 - fone 3285-1896.

>> Centro de Urgências Médicas CIC - Rua Senador Accioly Filho, 3370 - fone 3314-5098.

>> Centro de Urgências Médicas Cajuru - Rua Eng. Benedito Mário da Silva, esq. Ceilão - fone 3261-4026.

-----------------------------------------------------------------------------

Museu de História Natural - Fica no Capão da Imbuia, e o salão de exposições funcionará normalmente no feriado, das 9h às 17h.

Museu Botânico - Fica no Jardim Botânico, abrirá normalmente no feriado, das 9h às 18h.

Zoológico - Aberto normalmente no feriado, das 9h às 17h.

Mercado Central da Praça Rui Barbosa - Fecha na quinta-feira (3), e reabre na sexta (4), das 9h às 19h.

Shopping Popular - Aberto na quinta-feira (3), das 9h às 18h

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Atividade de saúde propõe interação com o meio ambiente

Melhorar os indicadores de saúde individuais e das comunidades a partir da preservação do meio ambiente é uma das preocupações dos cerca de 150 usuários das unidades de saúde Bairro Alto, Atuba, Santa Cândida e Higienópolis, na Regional Boa Vista. No final de semana, organizados pela equipe do Núcleo de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps), eles se reuniram no Salão de Atos do Parque Barigui para aprender um pouco mais sobre a necessidade de separação e reciclagem de lixo, prevenção à dengue e malefícios do fumo para a saúde coletiva.

A promoção teve finalidade dupla. Além de ser um dos passeios periodicamente patrocinados pelas unidades de saúde para proporcionar lazer aos usuários inscritos nos grupos de prevenção e controle da hipertensão arterial e da diabete, ele teve o objetivo de antecipar as comemorações do Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, que cairá no sábado da próxima semana.

"A ideia é despertar nessas pessoas, que na maioria dos casos têm outras prioridades, a consciência de que a sua cidade pode ser um lugar ainda melhor para viver se elas mudarem algumas coisas simples da sua rotina", disse a farmacêutica Patrícia Bach.
Entre essas atitudes, defende a dona-de-casa Leonir Tissi Ropelato, está a destinação correta do lixo doméstico. "Não entendo como alguém pode sair comendo de uma padaria e jogar papel e resto de comida no chão. Isso não é civilizado", desabafa, resumindo a cena que ela vê se repetir na rua da casa onde mora, perto da Unidade de Saúde Atuba.

A receita de Leonir para todas as pessoas é cuidar de onde mora. "Se cada um olhar pelo seu terreno, pela sua calçada, nossos bairros melhoram muito", garante. A companheira de passeio e educadora infantil aposentada Verônica Ulbrich concorda com a ideia. "Deveria existir uma multa para quem faz coisas como essas e acabam prejudicando a própria pessoa que age errado", sugere.

Além de discutir assuntos como esse com a equipe do Naaps, o grupo usou o auditório para fazer alongamento. Lazer e exercícios físicos estão diretamente ligados à promoção de saúde e qualidade de vida. Antes de ir embora, todos lancharam e ganharam mudas de begônia para serem plantadas e cultivadas em casa, ainda que seja num vaso.

Segundo o educador físico Jean Cavilha, o presente é um símbolo da mudança de comportamento com relação ao meio ambiente que os profissionais de saúde desejam para o seu público. "As atitudes também precisam ser cultivadas para que dêem resultado", finalizou.