sábado, 20 de novembro de 2010


Pró-Cidades

BID visita áreas que serão urbanizadas


principal





Em dezembro, deverão ser lançadas as próximas licitações do programa
Terminou. ontem, a visita dos integrantes da missão de acompanhamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, que estiveram na cidade esta semana para participar de reuniões e visitar as obras que fazem parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba, o Pró-Cidades.
Os especialistas do Banco estiveram nas obras da avenida Fredolin Wolf, nas do binário formado pelas ruas Chile e Guabirotuba e nas da trincheira da Gustavo Rattman, sob a Linha Verde. Eles também foram á área onde será construída a Rua da Cidadania do Cajuru, no bairro Capão da Imbuia.
No último dia da missão que começou na quarta-feira (17), os integrantes da missão do BID visitaram a Vila Acrópole, área de ocupação irregular localizada no bairro do Cajuru. No local, será iniciado no ano que vem um projeto de urbanização, que terá financiamento do banco, com benefícios para 1,2 mil famílias.
Esta é a primeira experiência do BID com habitação popular em Curitiba. “Temos uma expectativa muito boa em relação a este projeto, pois a parceria da Prefeitura e do banco em áreas como transporte coletivo, mobilidade urbana e sistema viário, sempre deu bons resultados. Curitiba é modelo para outras cidades e a atuação habitacional também poderá servir como referência mais tarde”, disse Aderbal Curvelo, especialista do BID que está à frente da missão.
Além da Vila Acrópole, o banco irá financiar também a intervenção na Vila Nori, outra área irregular, localizada no Pilarzinho, com 318 famílias, onde os técnicos da missão estiveram na quinta-feira (18). Para as duas obras, o BID irá destinar R$ 13 milhões. 
Após diversas reuniões técnicas realizadas durante os três dias da missão do BID, na Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), ligada ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, ficou definido que ainda em dezembro deverão ser lançados os editais de licitação da Vila Nori e os das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Desembargador Antônio de Paula.
As obras nas Vilas Nori e Acrópoles incluem construção de casas para reassentamento de famílias que vivem em situação de risco e execução de infraestrutura para os moradores que vão permanecer nas áreas.
Na Vila Nori serão reassentadas 43 famílias que estão em fundo de vale, na abrangência da bacia do rio Barigui. Os moradores que ficarão na Vila serão atendidos com redes de água, esgoto, drenagem e energia elétrica, além de reformulação do sistema viário para melhorar as ligações com o entorno e as condições de circulação interna. Também está prevista a recuperação ambiental do fundo de vale.
Localizada nas proximidades do Parque Tanguá, a Vila Nori é uma ocupação com mais de 20 anos de existência que se formou em terreno que pertencia à Urbs. Para possibilitar a regularização da área e a titulação das famílias, o terreno da ocupação foi transferido à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), responsável pela intervenção pela execução do projeto de intervenção.
Na Vila Acrópole, que fica nos fundos do Parque dos Peladeiros, o reassentamento alcançará 179 famílias. Parte delas sairá da margem do rio Atuba, para dar continuidade à implantação do Parque Linear do Cajuru e possibilitar a recuperação das margens hoje comprometidas pela ocupação indevida.
Haverá reassentamento também de famílias que estão obstruindo ruas e contribuindo para o isolamento da área em relação ao seu entorno. Com a retirada das casas que estão nestes pontos, haverá maior integração da Vila com o bairro. Além disso, haverá obras de infraestrutura para melhorar a condição das famílias na área. Também está prevista a regularização fundiária da Vila no final do processo de intervenção, com a titulação das famílias.
Até o final do Pró-Cidades que será executado em cinco anos, o programa terá investido US$ 100 milhões em Curitiba, dos quais a metade será garantida pela Prefeitura de Curitiba.