sábado, 2 de outubro de 2010


bienal do Livro

Circo das Letras e Cantinho da Leitura encantam estudantes




principal


  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Estudantes da rede municipal de ensino visitaram a Bienal do Livro Paraná, que começou ontem no Estação Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775). Estudantes das escolas que participaram no primeiro dia, percorreram os corredores do espaço atraídos pela diversificada oferta literária.

Na sexta-feira (1), visitaram a Bienal as escolas municipais João Macedo Filho, Carmem Salomão Teixeira, Dona Lulu, Rejane Sachette, Sady Souza, Francisco Derosso, Guilherme Butler, Leonor Castellano, Nossa Senhora do Carmo, Rolândia, Duílio Calderari, Ricardo Krieger, Theodoro de Bona e Bela Vista do Paraíso. Na próxima semana, 56 escolas visitarão a Bienal do Livro Paraná.
Durante o evento os estudantes poderão passear pelos estandes, conhecer os lançamentos literários, participar da programação cultural e adquirir livros por meio do vale-livro, entregue pela Secretaria Municipal da Educação para que meninos e meninas possam escolher, e levar para casa, o livro que mais interessar.
Nathalia Chagas Inácio, 10 anos, é aluna da Escola Municipal Guilherme Butler e ficou encantada em conhecer a Bienal. "Gosto muito de livros e aqui tem muitos livros legais, estou ficando com vontade de ler todos. Acho que vou comprar um livro de princesa para  ler", afirmou Nathalia.
Erica Ferreira, 7 anos, estuda na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo e ficou surpresa com a Bienal. "Nunca vi tantos livros no mesmo lugar. Aqui é muito legal, tem livro pra todo mundo. Eu já comprei um, mas quero comprar outros. Tem muita coisa legal", disse.
Roberto de Oliveira Filho, 6 anos, também é aluno da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo e estava orgulhoso com o livro que comprou com o vale-livro. "Comprei esse livro de ciências que fala sobre bichos. Eu adoro bichos e gosto muito de ler sobre eles. Aqui na Bienal encontrei vários livros sobre animais. Se eu pudesse compraria todos", afirmou Roberto.
 A professora da Escola Municipal João Macedo Filho, Mary de Figueiredo Neves, ficou contente pela oportunidade ofertada aos estudantes. "Esse contato com o livro já vale tudo. Os alunos estão gostando de passear pela Bienal. É mais uma oportunidade para investir na formação de nossos pequenos leitores ", afirmou Mary.
Na Bienal, os alunos conheceram, também, o Circo das Letras, um espaço lúdico com apresentações de música, teatro de bonecos e contação de histórias para a descoberta do prazer da leitura.
Bienal: A 1ª Bienal do Livro Paraná terá dez dias de duração, com lançamentos de livros, encontros de renomados escritores, jornalistas e intelectuais e atividades recreativas.
 A Fundação Cultural de Curitiba é apoiadora e participante do evento. A Fundação tem um estande na Bienal para divulgar os programas que desenvolve na área de literatura. No espaço, acontecerão sessões de contação de histórias e o "cantinho da leitura", onde qualquer pessoa pode escolher um livro, se acomodar e ler por quanto tempo quiser.
 As contações de histórias serão nos dias 2, 4 e 5, às 13h, com a contadora Rosângela Rauen; dia 6, às 17h, e dia 7, às 12h, com o ator Elcio Di Trento.
Também está no programa da FCC uma palestra com o escritor Otto Leopoldo Winck, que falará sobre Literatura e Crítica: Encontros e Desencontros. A palestra será no dia 8 de outubro, às 19h, no auditório da Bienal.
Serviço
Data
1 a 10 de outubro de 2010
Horário
Dias de semana: das 9h às 22h
Fins de semana: das 10h às 22h
Local do Evento
Estação Convention Center
Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná
Ingressos
Entrada inteira - R$ 8,00
Meia-entrada - R$ 4,00