segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Secretaria do Trabalho assumirá Agências do Trabalhador

A partir do próximo ano, o Município de Curitiba será responsável pelo gerenciamento do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego - Sine. A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego promoveu uma reunião de planejamento estratégico, nesta sexta-feira (6), para definir ações de qualificação profissional e discutir o atendimento da população nas Agências do Trabalhador (Sines), nas ruas da cidadania, e nos Centros de Referência do Trabalhador (CRT).
"A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego cresceu no número de pessoas e de serviços prestados, e queremos estar preparados para essa nova tarefa", disse o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense.

Na maior parte do país, o serviço é gerenciado pelos governos estaduais, mas algumas cidades já assumiram o trabalho. Para o secretário, a municipalização do serviço é uma tendência. "Quem conhece as demandas de trabalho das cidades são os gestores municipais. Quando o gerenciamento é estadual é aplicada uma mesma política para cidades muito grandes como Curitiba e tão pequenas como Doutor Ulysses, por exemplo. No entanto, cada cidade tem necessidades específicas", afirmou.

Participaram da reunião funcionários e diretores da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, todos os supervisores das Agências do Trabalhador das ruas da cidadania e todos os supervisores dos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs).

Os Sines nas Ruas da Cidadania são responsáveis pela intermediação de mão de obra e pelo seguro desemprego. Os CRTs fazem as carteiras de trabalho.

A reunião de planejamento estratégico foi realizada no Salão de Atos do Parque Barigui e teve a coordenação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

A reunião também serviu para os funcionários da secretaria definirem estratégias de como suprir novas demandas da economia. "A cidade está crescendo e algumas características de desenvolvimento econômico implicam em mudanças do tipo de trabalho a ser realizado. Precisamos adequar a Secretaria a essas novas exigências profissionais e novas demandas sociais", afirmou Paulo Bracarense.

Na reunião foram traçadas metas de curto prazo, para serem realizadas até 2012, e também de longo prazo, para daqui a 20 anos. "Estamos organizando ações para o Emprego Verde e Trabalho Decente, que são duas plataformas da Organização Internacional do Trabalho (OIT)", definiu Bracarense.

Questões sobre trabalho informal, erradicação do trabalho infantil e qualificação dos trabalhadores para vagas disponíveis em Curitiba também foram discutidas na reunião. Curitiba e região metropolitana têm a segunda menor taxa de desemprego do país, com 4,8%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região metropolitana de Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego, com 4,7%.