terça-feira, 3 de agosto de 2010

Defesa Social promove capacitação dos 1.713 guardas municipais

A Secretaria da Defesa Social de Curitiba está promovendo mais um curso de capacitação dos 1.713 guardas municipais. A previsão é que todos os profissionais da corporação passem pela série de cursos de capacitação até agosto de 2011. Ontem, começou o curso de capacitação técnica sobre drogas, no Salão de Atos do Parque Barigui. A primeira turma conta com 250 guardas municipais que vão adquirir conhecimentos técnicos sobre as drogas mais comuns e a identificação de usuários.

Após o término do primeiro dia de aulas teóricas, os guardas visitaram o Museu do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (CAPE). O curso está sendo ministrado por profissionais da Divisão Estadual de Narcóticos do CAPE da Delegacia de Narcóticos (DENARC).

O processo faz parte da nova filosofia da Secretaria da Defesa Social que busca colocar os guardas municipais nas ruas, praças e espaços públicos da cidade. O objetivo é aproximar os profissionais da população e realizar ações ostensivas.

"É fundamental atualizar e rever as situações para preparar o guarda municipal. O profissional deve sempre estar pronto para combater o crime e ao mesmo tempo atender a população. Com esse objetivo, sempre estaremos realizando cursos periódicos para capacitar nossos profissionais", diz Marcus Michelotto, secretário municipal da Defesa Social.

A série de cursos de inclui capacitação técnica sobre drogas, técnicas de abordagem, jornada formativa de direitos humanos, operações policiais de baixa intensidade, curso de armamento e tiro, entre outros. Ao longo do processo, os profissionais vão se deparar com as situações encontradas no dia a dia das ruas como forma de preparação.

"Cada guarda municipal vai repassar todos os procedimentos e conhecimentos. Nós estamos colocando os profissionais nas ruas para poder ficar mais próximo da população. O objetivo é ser uma polícia a serviço da comunidade", explica Odgar Nunes Cardoso, diretor do Departamento da Guarda Municipal de Curitiba.

"As informações repassadas vão ajudar os guardas a identificar e localizar as drogas. Eles também vão aprender sobre os efeitos fisiológicos, Isso irá ajudar a prever a reação dos usuários", disse a palestrante do curso desta segunda-feira Maria Cristina Venâncio.

A segunda turma, com 250 guardas municipais, começará o curso de capacitação técnica sobre drogas nesta quarta-feira (4).