segunda-feira, 17 de maio de 2010

Moradores do Parolin ganham academia de ginástica ao ar livre



A população do bairro Parolin ganhará nos próximos dias uma academia de ginástica ao ar livre. A instalação do novo equipamento foi acompanhada de perto neste sábado (15) pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, e por um grupo de moradores da regiã0.

"Esses equipamentos são excelentes porque oferecem, gratuitamente, atividade física e promoção da melhoria da qualidade de vida dos curitibanos", disse Fernanda Richa.

As academias são instaladas perto dos Centros de Esporte e Lazer ou em espaços públicos bastante frequentados e contam com painéis autoexplicativos que permitem as pessoas autonomia para fazer o exercício. Os equipamentos de ginástica não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados para pessoas acima de 12 anos e, principalmente, para idosos. Para praticar, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo.

A nova academia agradou a moradora do Parolin, Adélia Antônio Vitório. "Isso aqui foi uma benção", disse a moradora que aguarda ansiosa a inauguração da academia, na próxima quarta-feira, dia 19. Os novos equipamentos fazem parte de um pacote de 130 academias que estão sendo instaladas na cidade neste ano. Já foram instaladas 17 academias, serão instaladas mais 113 até o fim do ano.

Transformação - Localizada a menos de quatro quilômetros da área central, o Parolin, uma das mais antigas e complexas áreas de ocupação irregular da cidade, mudou muito não longo desses quase seis anos. Obras, equipamentos municipais, atendimento social e a presença constante do município provocaram uma verdadeira transformação na região.

A comunidade, na divisa dos bairros Parolin e Guaíra, já não convive mais com moradias no Beco do Bassani, um trecho de 150 metros nas margens do rio Guaíra, onde viviam 17 famílias em situação de alto risco. As famílias foram transferidas para um loteamento da Cohab, com toda infraestrutura, e o velho beco ganhou ruas e nova estrutura. A região ganhou muitas obras de urbanização e revitalização da área, como o muro de arrimo na rua Antonio Parolin Junior e Avenida do Canal e implantação de galerias de águas pluviais na rua Jackson Figueiredo.

As crianças da região ganharam creche, o Centro Municipal de Educação Infantil Parolin, inaugurado em 2006. As famílias ganharam um armazém onde é possível comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza a preços no mínimo 30% menores do que a média dos preços do mercado convencional. A Associação dos Moradores da Vila Parolin também ganhou uma ambulância, entregue pela presidente da FAS.