quarta-feira, 19 de maio de 2010

Amigos da Natureza recebem presidente da FAS no Pinheirinho



A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, visitou nesta terça-feira (18) a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza, no bairro Pinheirinho. Fundada em janeiro deste ano, a associação faz parte do projeto Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba, que organiza e oficializa o trabalho dos catadores em cooperativas.

"O Ecocidadão ofereceu aos catadores uma infraestrutura adequada para a execução de seu trabalho, bem como a possibilidade da realização de parcerias com o município, empresas e entidades", disse Fernanda Richa.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza conta com 30 cooperados moradores das Vilas Piratini, Doutor Ulisses Guimarães, Terra Santa, Bela Vista e Laguna. Acompanhada da presidente da entidade, Nair do Rocio Moura Santos, Fernanda Richa anunciou melhorias para o projeto e conversou com os catadores sobre a ampliação das ações na região.

"A oportunidade de formar uma cooperativa foi uma benção em nossas vidas", disse a presidente da associação Nair do Rocio Moura, que antes reunia um grupo de catadores no terreno de casa para fazer a seleção de material reciclado. "A gente não agüentava mais viver em meio ao lixo e ao risco de doenças", disse Nair. "Mas, graças ao projeto a nossa realidade mudou muito. Contamos com um espaço adequado de trabalho e ainda por cima somos reconhecidos pelo nosso trabalho".

Durante o encontro, Fernanda Richa também falou aos catadores sobre os cursos de qualificação profissional oferecidos nos Liceus de Ofícios, da FAS e sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Ecocidadão - O projeto Ecocidadão, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a FAS, atua em Curitiba com oito parques de reciclagem e atende mais de 300 catadores. Na última sexta-feira (14), Fernanda Richa anunciou a implantação de mais dois parques de reciclagem, que serão implantados na região do Parolin. Até 2012 a previsão da Prefeitura é implantar mais 25 parques de reciclagem na cidade.

Além de infraestrutura física, administrativa e gerencial, o projeto oferece espaços para classificação e comercialização do material coletado. Cada unidade do Ecocidadão é equipada com prensa, balança, empilhadeira e bancadas de separação de materiais. O local, conta ainda com cozinha, refeitório e banheiros.

O material coletado pelos cooperados é levado até o parque de reciclagem, onde é feito o processo de reciclagem e pesagem. Os participantes são identificados com crachás e uniformes do projeto, com colete, calça e boné na cor verde com a logomarca do brasão de Curitiba. Os catadores também utilizam equipamentos de proteção pessoal de segurança dentro e fora do parque.

O Ecocidadão também oferece um retorno ambiental, uma vez que o trabalho realizado nos parques de reciclagem diminui a quantidade de lixo descartado em rios ou esgotos por causa de separação de lixo realizada em locais impróprios e sem a supervisão adequada.