quarta-feira, 21 de abril de 2010

Blitz orienta motoristas sobre uso obrigatório da cadeirinha



Motoristas que passaram ontem pela avenida Nossa Senhora da Luz, nas proximidades da praça das Nações, foram abordados por agentes de trânsito para orientação sobre o transporte seguro de crianças. Foi durante blitz educativa feita em conjunto pela Diretran, BPTran e Detran/PR.

Reforçar a orientação aos motoristas foi uma determinação do prefeito Luciano Ducci. "Não se trata apenas de respeitar a lei. O motorista deve colocar a segurança de seus filhos acima de tudo", afirma o prefeito.

A orientação foi sobre o uso obrigatório de cadeirinhas, assentos de elevação e cinto de segurança para crianças. A partir de 9 de junho, de acordo com a Resolução 277/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista infrator levará multa de R$ 191,54 e o veículo poderá ser retido. A infração é gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira de habilitação.

"O uso desses equipamentos, que incluem desde bebês-conforto, cadeirinhas até assentos de elevação, devem ser instalados no banco traseiro, atendendo aos respectivos pesos e idades das crianças", explica a diretora de Trânsito da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A, Rosângela Battistella.

A publicitária Cátia Talles, que sofreu nesta segunda-feira (19) um acidente grave na região do Bairro Alto - mas nada sofreu porque usava corretamente o cinto de segurança - aprendeu a colocar corretamente o filho de nove anos sentado no banco traseiro, preso pelo cinto de três pontos.

Cátia, mãe de quatro filhos, foi orientada para usar o cinto de segurança central, abdominal, por causa da pequena estatura do filho, para evitar estrangulamento em caso de acidente ou frenagem brusca.

"Campanhas e abordagens como essas, feitas regularmente, são fundamentais para que a população siga o que determina a legislação de trânsito e esteja consciente na hora de colocar o veículo nas ruas ou estradas", disse Cátia. A opinião é compartilhada pela comerciante Dora Schulemann, que passou pela b litz transportando de forma correta a filha de sete anos, equipado com assento de elevação.

A coordenadora da Unidade de Educação e Mobilidade da Urbs, Maura Moro, que acompanhou a abordagem educativa, lembra que os acidentes de trânsito são a principal causa externa de morte e hospitalização de crianças. "Quem cumpre as determinações do Contran evita sofrimentos e sequelas em crianças", disse.

Crianças com até um ano de idade, segundo determina o Contran, devem ser conduzidas acomodadas no bebê conforto ou conversível. As com idade entre um e quatro anos serão transportadas em cadeirinhas. De quatro anos a sete anos e seis meses, em assentos de elevação.

Prevenção - Abordagens educativas como a desta terça-feira, segundo Rosângela Battistella, serão realizadas com regularidade para maior segurança de quem dirige e para garantir também maior fluidez no tráfego.

Os equipamentos de segurança para transporte de crianças devem estar regulamentados pelo Contran e trazer o selo de homologação do Inmetro.