segunda-feira, 1 de março de 2010

Prefeitura construiu 79 pontes e 289 passarelas em cinco anos

Desde janeiro de 2005, a Prefeitura construiu 79 pontes e 289 passarelas. "Com o crescimento da cidade, houve a necessidade de construir travessias, para facilitar a vida de pessoas e o deslocamento de veículos dentro dos bairros da cidade", afirma o prefeito Beto Richa.

Neste período, mais que dobrou o número de passarelas construídas. Em 2005, existiam na cidade 135 passarelas, entre metálicas e de madeira, atualmente são 289, foram construídos 154 novos equipamentos. Também houve neste período um aumento de 30% no número de pontes na cidade. Em 2005, eram 286 pontes, entre equipamentos de madeiras, metálicos e de concreto. Em janeiro de 2010, o número alcançou a marca de 368 pontes.

Algumas pontes foram feitas exclusivamente para a melhoria do trânsito e outras pra atendimento do pedestres. Na Linha Verde, foram construídas três pontes de concretos, que ficam no trecho entre a Pontifícia Universidade Católica e o Colégio Medianeira. "As pontes serviram para desafogar o trânsito na região, facilitar a circulação do transporte coletivo e dar mais segurança aos pedestres da região", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Outra obra de impacto no trânsito foi a construção da ponte na rua Elias Karam. Com a conclusão da obra foi aberta uma nova ligação de trânsito com a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que vai diminuir os congestionamentos nas ruas Carlos Klemtz e Raul Pompéia. O novo equipamento é mais seguro, porque tem calçadas em paver, blocos de concretos antiderrapantes, que vão atender os moradores da região. "Fico mais tranquila porque passou com meu bebê todos os dias por aqui, e a passagem era muito perigosa, por causa da antiga ponte de madeira", afirmou Edneia Pinto, moradora da Fazendinha.

Também houve construção de várias pontes menores, importantes para os bairros. A Prefeitura de Curitiba está concluindo a segunda ponte da rua professor Dario Garcia, no Vista Alegre, que vai melhorar o acesso ao Parque Tingui. A nova travessia, em madeira, está em obra ao lado da antiga ponte. Com obra, será possível passar dois veículos ao mesmo tempo, facilitando o deslocamento dos ônibus da região.

Chuvas - Para 2010, outras 40 pontes serão implantadas e outros 156 equipamentos passarão por manutenção. As chuvas do início do ano danificaram ou destruíram algumas pontes. "A Prefeitura está trabalhando em ritmo intenso para recompor as pontes danificadas o mais rápido possível, evitando prejuízo para a população", diz Tookuni.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura trabalhavam em duas pontes no Cajuru. Nas ruas Natal e na Esper Jorge Chueri, um dos afluentes do rio Atuba transbordou, abalando as estruturas das pontes. As equipes desmontaram a antiga ponte e agora estão construindo uma nova ponte em madeira, recuperando também as cabeceiras das pontes