terça-feira, 16 de março de 2010

Convênios e diálogo intenso garantem integração na RMC

O diálogo entre Curitiba e os municípios da Região Metropolitana avançou muito desde 2005, permitindo a troca de experiências e a formação de parcerias, em benefício da população. "Em praticamente todas as áreas há convênios entre os municípios, que são importantes para atender a população com qualidade na integração dos serviços", diz o secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Michele Caputo Neto.

Os principais convênios são nas áreas de saúde, abastecimento, transporte, habitação, desenvolvimento e combate às drogas. Outra ação integrada é na destinação do lixo. O Aterro Sanitário da Caximba, em Curitiba, recebe o lixo da capital e de mais 16 cidades da Região Metropolitana.

Na área de abastecimento, o convênio é do programa Armazém da Família, criado pela Prefeitura de Curitiba para atender famílias de baixa renda. Nos Armazéns, são vendidos alimentos e produtos de limpeza com preço 30% menor que nos mercados comuns.

Os moradores de oito municípios da Região Metropolitana já são beneficiados pelo programa curitibano. A Prefeitura de Curitiba instalou neste ano uma loja em Fazenda Rio Grande, para que os moradores vizinhos não precisem se deslocar à capital.

Araucária, Mandirituba e São José dos Pinhais têm lojas mantidas pelas prefeituras locais e oferecem as mercadorias compradas pela Secretaria do Abastecimento de Curitiba.

A população de Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré e Quatro Barras faz as compras nos Armazéns de Curitiba. Dos 160 mil atendimentos feitos, em média, por mês nos Armazéns da Família da capital, 7% correspondem à população dos municípios vizinhos.

No transporte coletivo, a Rede Integrada atende 13 municípios: Curitiba, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Magro, Campo Largo, Con tenda, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Piraquara. São 388 linhas com integração na rede e com a mesma tarifa.

No combate às drogas, a parceria é da Secretaria Antidrogas de Curitiba, que trabalha em conjunto com Araucária, Agudos do Sul, Tunas, Colombo e Fazenda Rio Grande. Em breve, Campo Magro também terá convênio para atuar na rede de prevenção às drogas.

Saúde: Na área de saúde, a rede de Curitiba já tem 39% de seus usuários vindos de cidades da Região Metropolitana. E ainda neste ano entrará em funcionamento o Consórcio Intermunicipal de Saúde, com as cidades da Região Metropolitana de Curitiba e mais Piên, Rio Negro e Campo do Tenente.

"A rede de Curitiba já atende moradores da RMC e também pacientes de outras cidades do Paraná e de outros Estados", diz Michele Caputo.

Outra parceria é na área de Esporte, com a Corrida de Revezamento das Nascentes do Rio Iguaçu, que percorre 10 trechos em seis municípios da Região Metropolitana, além de Curitiba. Em agosto último houve a 5ª edição da prova, com atletas passando por Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba. Além de atravessar as nascentes e afluentes do Rio Iguaçu que cortam os municípios metropolitanos, os participantes da corrida também passaram por atrações turísticas rurais e ecológicas, entre campos, sítios, fazendas, casas históricas, igrejas e restaurantes.

Outro programa que será levado cidades da RMC é a Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, uma proposta inédita no país. Os municípios vizinhos estão interessados no sistema de cadastramento e identificação de animais, por meio da aplicação de chips, usado pela Rede de Proteção Animal de Curitiba. A Rede tem mais de mil animais cadastrados. Dois municípios, Bocaiúva do Sul e Campo Largo, já estão em fase de assinatura de convênio com a Prefeitura de Curitiba.

As cidades também fazem cursos em parceria. Neste fim de semana, em Colombo, acontecerá a quinta edição do curso de formação de lideranças comunitárias.

Em setembro último, os prefeitos de Curitiba, Beto Richa, e de Araucária, Albanor José Ferreira Gomes (Zezé), lançaram para os araucarienses a parceria firmada com o programa Bom Negócio, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba, dirigido a empreendedores. Nesta fase do convênio, foi iniciada a capacitação de profissionais e desenvolvida uma parceria com a Faculdade Educacional de Araucária (Facear), parceria do meio acadêmico na execução do programa no município. O objetivo da Prefeitura de Araucária é capacitar 1.000 micro e pequenos empreendedores.

Em Curitiba, desde que foi lançado em abril de 2005, o Bom Negócio foi promovido em 60 bairros da cidade e formou mais de 7.800 empreendedores em 249 turmas. Os resultados alcançados pelo Bom Negócio fazem com que o programa sirva de exemplo para o Brasil e até para outros países.