sábado, 12 de setembro de 2009

Dia Sem Carro terá lazer, cultura e serviços para a população em ruas do Centro



No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o trecho mais central da avenida Marechal Deodoro, da rua João Negrão à Marechal Floriano Peixoto; os acessos à praça Tiradentes e a rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a André de Barros, serão fechados ao trânsito. No lugar de carros e motos, estas ruas vão abrigar exposição de terráreo, condomínio da biodiversidade, feira de produtos orgânicos, atrações artísticas, jogos e brinquedos, educação de trânsito, artesanato, exames de saúde e uma série de outras atividades de lazer e serviços para a população. O evento já tem um twitter: twitter.com/ctbasemcarro

Neste dia, apenas ônibus, bicicletas, pessoas a pé e veículos de serviços essenciais e de emergência terão acesso aos trechos interditados. A ideia é incentivar o curitibano a deixar o carro em casa e criar oportunidade de debate e reflexão sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes contribuindo com o planeta e, de quebra, com a própria saúde.

Prefeitura usa twitter para mobilização do Dia Sem Carro
O Dia Sem Carro terá, em Curitiba, o envolvimento de praticamente todos os setores da administração municipal e a expectativa é que também as empresas privadas incentivem seus funcionários a deixar o carro na garagem no dia 22 de setembro.

"O Dia Sem Carro é um convite para deixar o carro na garagem, para transitar de ônibus, a pé ou de bicicleta, observando a diferença em função da redução do trânsito", afirma Marcos Isfer, presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito e do transporte coletivo na cidade. "Com o Dia Sem Carro Curitiba une-se ao esforço mundial de conscientização de que todos podem ajudar a reduzir a poluição".

A importância do Dia Sem Carro é ainda maior se levado em consideração que Curitiba tem um dos mais altos índices de motorização do país - de 1,67 habitante por carro. Em apenas dez anos o número de carros em Curitiba passou de 684.212 mil, em 1999, para 1.097.830, em 2008. Neste mesmo período, a população estimada da cidade passou de 1.578.396 para 1.828.092 de habitantes. Ou seja, em uma década, a frota aumentou em 413.618 carros e a população em apenas 249.696 habitantes.

Sem carro e de ônibus - Além de ser o Dia sem Carro, o dia 22 de setembro marcará também os 35 anos do primeiro ônibus Expresso que circulou por Curitiba, inaugurando o sistema de via exclusiva - canaleta -, em 1974. A cidade tem hoje seis eixos de transporte do sistema Expresso, o mais novo a Linha Verde, inaugurado em maio pelo prefeito Beto Richa. A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem atualmente 81 quilômetros de canaletas e transporta 2,3 milhões de passageiros por dia.

Curitiba também chegará ao Dia Sem Carro deste ano com mais uma iniciativa inédita - a de ter ônibus do transporte coletivo rodando apenas com biocombustível, sem óleo diesel. São seis ônibus da Linha Verde que desde o dia 28 de agosto estão sendo abastecidos 100% com biocombustível (B100), com a estimativa de uma redução, em média, de 50% na emissão de poluentes. Com motores Euro III, os ônibus do B100 reduzem em até 70% a emissão de poluentes, se comparados aos ônibus com motor Euro I abastecidos a diesel.

Desde 2005, a Prefeitura intensificou a renovação da frota de ônibus o que significa também redução de poluentes. A substituição, até o fim deste ano, de 1.120 ônibus irá gerar uma redução na emissão de poluentes de 161 toneladas por mês. Isso porque os veículos que estão saindo de circulação, têm motores com tecnologia Euro I, sem injeção eletrônica, o que impede a queima ideal do combustível.

Os novos ônibus, com motores Euro III, fazem a queima quase completa do combustível e reduzem à metade a sobra do material tóxico que sai dos motores na forma de fumaça e fuligem. Em quatro anos, a frota terá emitido 9.964 toneladas de poluentes a menos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Curitiba entre as dez cidades mais sustentáveis do mundo


Curitiba é a única cidade da América Latina selecionada pelo estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, do Instituto Ethisphere, de Nova York, feito no ano passado, para apontar as dez cidades com maiores perspectivas de sustentabilidade.

Foram avaliadas cidades com mais de 600 mil habitantes, nas áreas de Planejamento Ambiental; Saúde e Lazer; Educação, Arte e Cultura; Transporte e Habitação; Economia e Negócios; Legislação e Transparência; Comunicação; e Inovação. Além da capital do Paraná, estão na lista, Toronto (Canadá), Nova
York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Cingapura (Cingapura), Hyderabad (Índia), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dabi (Emirados Árabes), Melbourne (Austrália) e Frankfurt (Alemanha).

O estudo publicado, em inglês, no site www.ethisphere.com, diz que Curitiba tem sido planejada para o desenvolvimento sustentável desde a década de 1960. “Em muitos aspectos, Curitiba avançou muito além de cidades europeias (há dezenas de pequenas cidades europeias que têm programas de sustentabilidade).

Na verdade, líderes de cidades ao redor do mundo, incluindo Los Angeles, têm consultado Curitiba para planejar os seus futuros sustentáveis”, diz a pesquisa. O documento cita como pontos fortes de Curitiba o transporte e a moradia acessível. O levantamento também avaliou cidades de pequeno porte, com menos de 600 mil habitantes, e aparecem na lista: Copenhague (Dinamarca), Doha (Catar), Edimburgo (Escócia), Helsinque (Finlândia), Oslo (Noruega), Portland (Estados Unidos), Reykjavik (Islândia), Vitória (Canadá), Wellington (Nova Zelândia),
Roterdã (Holanda).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Lixo coletado pela Prefeitura vira peça de museu e acervo de biblioteca



Da coleta seletiva de lixo da Prefeitura de Curitiba são retirados livros e peças que formam o acervo da biblioteca e do museu que funcionam na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). A Unidade é administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, no município metropolitano de Campo Magro. O local é visitado por cerca de 2.100 pessoas por mês.

Os materiais retirados do "lixo" servem de fonte para pesquisas aos filhos de funcionários da usina e estudantes de escolas públicas e particulares que visitam a Unidade. Os visitantes também participam de atividades dentro do programa de educação ambiental. O espaço é utilizado para sensibilizar quanto à importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais.

No museu os visitantes encontram curiosidades, como: escafandros, dentaduras, óculos, vestidos de noiva, rádios e móveis de valor histórico, entre outros. Há também raridades, como, por exemplo, uma réplica de uma face em mármore de origem grega, que traz o selo de autenticidade do original que se encontra no Museu do Louvre, na França. "Esta é uma das peças que mais chama pela atenção dos visitantes, além de um mapa de Curitiba de 1857?, diz a educadora Mariane Teresinha Zurski.

No local também são encontradas fotos antigas em preto e branco, peças em bronze e madeira, relógios, telefones, quadros, instrumentos bélicos e musicais, dinheiro e moedas antigas, capacetes militares oficiais, filmes super 8 e outros objetos. "Todo dia a gente encontra alguma novidade que passa a fazer parte do acervo do museu ou da biblioteca?, diz o funcionário Alcídio Gomes dos Santos, 55 anos, encarregado da produção.

A biblioteca conta com mais de 1.500 livros encontrados nas esteiras. Atende principalmente os filhos dos funcionários da usina que fazem no local as pesquisas escolares. "Este lugar se transformou em um centro de estudos e pesquisas para os estudantes de toda região, mas que tem atraído cada vez mais o interesse de visitantes estrangeiros", afirma o coordenador administrativo da usina, Alfredo Holzmann.

Projetos sociais ? A Unidade de Valorização de Recicláveis foi criada para fazer a triagem e comercializar parte dos resíduos sólidos reaproveitáveis coletados pela Prefeitura. O programa incentiva a população a separar seletivamente o lixo, depositando materiais orgânicos, papéis, plásticos, vidros e metais em recipientes diferenciados.

De janeiro a junho deste ano, a UVR recebeu o equivalente a 4.278.190 toneladas de lixo reciclável, o que representou uma economia de pelo menos 35 dias em área no aterro sanitário. No ano passado, a usina recebeu 5.171.880 toneladas de lixo. O material obtido com a triagem e a separação do lixo foi prensado e vendido por quilo a empresas de reciclagem. Com os recursos obtidos, o IPCC compra produtos como cobertores, fraldas geriátricas, materiais escolares, kits construções e outros materiais que são repassados às pessoas necessitadas e às instituições participantes de programas sociais mantidos pela Fundação de Ação Social (FAS).

Serviço:
Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR):
Endereço: Estrada do Cerne, s/n. Km 21,5 ? Campo Magro
Telefone: (41) 3677-1706

Carteiras de Trabalho não serão emitidas nos dias 9, 10 e 11 de setembro

A Prefeitura de Curitiba informa que a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego não irá emitir Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos Centros de Referência do Trabalhador (CRT), instalados nas Ruas da Cidadania, nos dias 9, 10 e 11 de setembro.

A interrupção deve-se à implantação de um novo sistema, mais moderno, para emissão de carteira de trabalho, pela Superintendência Regional do Trabalho.

Durante os dias em que não serão emitidas carteiras, a secretaria fará um esforço concentrado para encontrar e convocar 5.120 pessoas que deram entrada com a documentação para fazer a carteira de trabalho e nunca foram buscar o documento nos CRT. Alguns documentos estão guardados desde 1999, mas quase 3.500 foram emitidos em 2009.

CARTEIRAS DE TRABALHO
ARMAZENADAS NOS CRT's

Bairro Novo 170
Boa Vista 414
Boqueirão 777
Cajuru 1.651
CIC 974
Fazendinha 330
Matriz 329
Pinheirinho 399
Santa Felicidade 76
TOTAL 5.120

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ártico poderia descongelar até 2030, diz Ban Ki-moon


“O Ártico está aquecendo mais rápido do que qualquer outro lugar na Terra” e “poderia ficar sem gelo até 2030”, de acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele é um dos participantes, em Genebra,da Conferência Mundial sobre o Clima, após ter passado pela Noruega, onde observou diretamente o impacto da mudança climática sobre o Ártico.

Ban reafirmou que, na conferência internacional sobre mudança climática — prevista para dezembro em Copenhague –, os governos consigam um acordo que permita “profundos cortes nas emissões” de gases poluentes.

O Ártico, “em vez de refletir o calor, está absorvendo, enquanto o gelo diminui”, de acordo com o representante da ONU. A ação acelera o aquecimento global, segundo ele. Dessa forma, o gás que está sendo liberado representa perigo, uma vez que é “um gás de efeito estufa 20 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono”.

Ban Ki-moon também alertou sobre a situação na Groenlândia. O degelo aumenta, ameaçando elevar o nível do mar e alterar a corrente do Golfo — a que leva calor à Europa. “Estamos pisando no acelerador e estamos nos dirigindo ao abismo.”