terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ártico poderia descongelar até 2030, diz Ban Ki-moon


“O Ártico está aquecendo mais rápido do que qualquer outro lugar na Terra” e “poderia ficar sem gelo até 2030”, de acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele é um dos participantes, em Genebra,da Conferência Mundial sobre o Clima, após ter passado pela Noruega, onde observou diretamente o impacto da mudança climática sobre o Ártico.

Ban reafirmou que, na conferência internacional sobre mudança climática — prevista para dezembro em Copenhague –, os governos consigam um acordo que permita “profundos cortes nas emissões” de gases poluentes.

O Ártico, “em vez de refletir o calor, está absorvendo, enquanto o gelo diminui”, de acordo com o representante da ONU. A ação acelera o aquecimento global, segundo ele. Dessa forma, o gás que está sendo liberado representa perigo, uma vez que é “um gás de efeito estufa 20 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono”.

Ban Ki-moon também alertou sobre a situação na Groenlândia. O degelo aumenta, ameaçando elevar o nível do mar e alterar a corrente do Golfo — a que leva calor à Europa. “Estamos pisando no acelerador e estamos nos dirigindo ao abismo.”