sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Curitiba entre as dez cidades mais sustentáveis do mundo


Curitiba é a única cidade da América Latina selecionada pelo estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, do Instituto Ethisphere, de Nova York, feito no ano passado, para apontar as dez cidades com maiores perspectivas de sustentabilidade.

Foram avaliadas cidades com mais de 600 mil habitantes, nas áreas de Planejamento Ambiental; Saúde e Lazer; Educação, Arte e Cultura; Transporte e Habitação; Economia e Negócios; Legislação e Transparência; Comunicação; e Inovação. Além da capital do Paraná, estão na lista, Toronto (Canadá), Nova
York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Cingapura (Cingapura), Hyderabad (Índia), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dabi (Emirados Árabes), Melbourne (Austrália) e Frankfurt (Alemanha).

O estudo publicado, em inglês, no site www.ethisphere.com, diz que Curitiba tem sido planejada para o desenvolvimento sustentável desde a década de 1960. “Em muitos aspectos, Curitiba avançou muito além de cidades europeias (há dezenas de pequenas cidades europeias que têm programas de sustentabilidade).

Na verdade, líderes de cidades ao redor do mundo, incluindo Los Angeles, têm consultado Curitiba para planejar os seus futuros sustentáveis”, diz a pesquisa. O documento cita como pontos fortes de Curitiba o transporte e a moradia acessível. O levantamento também avaliou cidades de pequeno porte, com menos de 600 mil habitantes, e aparecem na lista: Copenhague (Dinamarca), Doha (Catar), Edimburgo (Escócia), Helsinque (Finlândia), Oslo (Noruega), Portland (Estados Unidos), Reykjavik (Islândia), Vitória (Canadá), Wellington (Nova Zelândia),
Roterdã (Holanda).