sábado, 5 de setembro de 2009

Valor Econômico diz que Curitiba é a mais bem preparada para a Copa



O jornal Valor Econômico publicou nesta semana uma revista especial sobre as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Curitiba ganhou destaque na revista, com reportagem de 8 páginas, com o título Uma Anfitriã Bem Perto da Perfeição.

O primeiro parágrafo da reportagem diz: Reconhecida por promover uma convivência harmoniosa entre o homem e a natureza no mesmo espaço urbano, Curitiba chamou a atenção dos técnicos da Federação Internacional de Futebol (Fifa) por ser o município brasileiro mais bem preparado para sediar os jogos da Copa do Mundo. Transporte público eficiente, ampla rede hoteleira, destaque nas áreas de saúde e educação, muito verde, bons atrativos turísticos e o estádio de futebol mais moderno do país são alguns dos pontos que prometem fazer da capital da Paraná uma anfitriã de destaque em 2014.

A reportagem destaca a expectativa de Curitiba de receber R$ 4,5 bilhões em obras até 2014, entre elas a construção da primeira linha do Metrô Curitibano. "Trabalhamos intensamente para trazer esta conquista para a cidade. O mais importante será o legado que ela deixará para Curitiba, que são as obras de infraestrutura e outros benefícios definitivos", disse o prefeito Beto Richa à reportagem do Valor Econômico.

A reportagem diz ainda que Curitiba, cheia de parques e bosques, é um exemplo a ser imitado, com três vezes mais área verde que o recomendado pela ONU; experiência em eventos internacionais, como a corrida do Mundial de Turismo da FIA, o WTCC, e os encontros da ONU sobre biodiversidade COP 8 e MOP 3; e o sexto índice de desenvolvimetno humano do País.
A capa da revista, que é bilíngue e tem 130 páginas, traz um campo de futebol com 12 bonecos de jogadores da Seleção, cada um representando uma cidade-sede. Curitiba é a camisa 10.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

850 mil flores enfeitam a cidade




Na avenida das Torres, principal acesso ao aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, são mantidas 150 mil flores. A mesma quantidade está sendo plantada na Linha Verde, outro corredor de transporte. A única diferença é que 100 mil são plantas perenes, que não precisam de trocas constantes.

O Jardim Botânico, que recebe por fim de semana cerca de 10 mil visitantes, fica mais bonito com as 60 mil flores que compõem o paisagismo dos seus canteiros. O colorido das flores quebra o predomínio do tom verde da grama e das árvores. No inverno, o Botânico ganha amores-perfeitos.

Toda produção das flores que abastece a cidade é feita pelo Horto Municipal do Guabirotuba, que cultiva espécies de inverno e de verão. No verão, sobressaem sálvia, celósia, gonphrena, entre outras variedades típicas da estação. Estas espécies começam a ir para os canteiros da cidade em setembro, no começo da primavera, quando o clima esquenta e as flores do inverno entram no fim do ciclo.

Na estação fria, entram em cena amor-perfeito, boca-de-leão, verbena e phlox e outras. As trocas são feitas em média a cada três meses, mas depende do comportamento das plantas no local plantado.

"Quando se adaptam bem ao lugar, elas chegam a durar até cinco meses. Por isso o preparo do solo antes do plantio ajuda a manter flores por mais tempo sem a necessidade de troca", diz o gerente de praças da Secretaria, Jean Brasil.

Número de flores por local
Avenida Visconde de Guarapuava 50.000
Avenida Mariano Torres 25.000
Praça 19 de Dezembro 5.500
Praça 29 de Março 8.000
Largo Baden Powell 17.000
Praça Carlos Gomes 7.500
Catedral - Marco Zero 2.000
Praça Souto Maior 10.000
Praça Mario Calmon Eppinghaus 2.880
Praça Eufrásio Correa e Câmara Municipal 15.000
Praça Generoso Marques 15.000
Praça São Paulo da Cruz (Igreja do Cabral) 1.000
Praça do Japão 5.000
Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel) 8.000
Cruz do Pilarzinho 800
Praça da Espanha 13.000
Praça Rui Barbosa 35.000
Praça Zacarias 2.150
Praça Osório 5.000
Praça Sagrado Coração de Jesus 5.000
Praça Portugal 7.000
Praça Ouvidor Pardinho 3.000
Praça Santos Andrade 15.000
Centro Cívico 8.000
Fonte Biodiversidade 13.000
Praça Tiradentes 30.000
Praça Garibaldi (Relógio das Flores) 2.000
Av Silva Jardim 4.000
Avenida Mario Tourinho 12.500
Fonte de Jerusalém 7.000
Praça Santos Dumont 7.000
Largo Theodoro Bayma 800
Praça João Cândido 1.000
Manoel Ribas 31.000
Linha Verde 50.000
Parque Tangua 40.000
Parque Barigui 18.000
Parque Lago Azul 11.000
Bosque Alemão 15.000
Parque Tingui 8.500
Bosque João Paulo II 3.000
Parque Cambui 3.000
Bosque Fazendinha 2.500
Parque das Pedreiras 2.000
Bosque Zaninelli 2.000
Parque Bacacheri 1.200
Bosque Irmã Clementina 1.000
Bosque Gutierrez 1.000
Passeio Público 600
Parque Tulio Vargas 400
Bosque Portugal 300
Parque Barrerinha 300
Parque São Lourenço 120
Av. Das Torres 150.000
Av. Vitor Ferreira do Amaral 45.000
Jardim Botânico 30.000
Parque Linear do Horto do Guabirotuba 60.000

Curitiba sediará em janeiro a preparatória para a COP 10

O prefeito Beto Richa recebeu uma carta do secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, Ahmed Djoghlaf, na qual é elogiada a atuação de Richa na promoção do papel das cidades e autoridades locais para a consecução dos objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Ahmed Djoghlaf desejou sucesso para a futura reunião da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade, que será em Curitiba, em janeiro de 2010, como reunião preparatória para a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 10) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nagoya, no Japão, em outubro de 2010.

Em maio de 2008, a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 9) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bonn, na Alemanha, aprovou a proposta de Curitiba para uma participação efetiva das cidades nas decisões sobre a biodiversidade. A proposta foi apresentada na COP 9 pelo prefeito Beto Richa, em nome dos prefeitos de todo o mundo. Com a aprovação, as cidades passam a ser membros oficiais da Conferência da ONU, que acontece a cada dois anos. Até então, as cidades tinham uma participação paralela nas COPs, somente chefes e ministros de Estado participavam do segmento de alto nível das conferências da ONU.

Ahmed Djoghlaf disse na carta que, após o discurso de Richa na Alemanha, o Ministro do Desenvolvimento de Cingapura, Mah Bow Tan, propôs o estabelecimento de um indicador para mensurar a biodiversidade em cidades.

O secretário também reforçou a importância da presença de Richa na COP 10, especialmente na Cúpula de Biodiversidade Urbana que acontecerá dentro do evento mundial.

Veja a íntegra da carta:
Prezado Prefeito Richa,

Gostaria de congratular Vossa Excelência por sua liderança e constantes esforços na promoção do papel das cidades e autoridades locais para a consecução dos objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Sua iniciativa de realizar uma reunião sobre Cidades e Biodiversidade e a subsequente adoção da Declaração de Curitiba em março de 2007 representam um marco para as cidades e autoridades locais ao redor do mundo. Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para expressar minha profunda gratidão à Cidade de Curitiba pelo contínuo apoio à Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade.

Como se recordará, após seu discurso no Segmento de Alto Nível da Nona Conferência das Partes na CDB em maio de 2008, o Ministro Mah Bow Tan propôs o estabelecimento de um indicador para mensurar a biodiversidade em cidades. Após o anúncio do ministro Mah, o Secretariado da CDB e o Departamento de Parques Nacionais da Cingapura organizaram o primeiro worshop de experts sobre o desenvolvimento dos Indicadores de Biodiversidade Urbana de Cingapura, que atualmente estão sendo testados por cidades participantes, incluindo a sua, Bruxelas, Joondalup, Edmonton, Montreal, Nagoya e Cingapura. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a Vossa Excelência e à sua equipe por seus esforços para testar os Indicadores de Cingapura e gostaria de reiterar a importância de trabalharmos juntos para tornar essa ferramenta uma referência para países, cidades e autoridades locais na avaliação e comunicação do progresso na redução da taxa de perda da biodiversidade em ecossistemas urbanos.

Os experts e representantes de cidades e autoridades locais participantes já produziram o Manual do Usuário dos Indicadores de Biodiversidade Urbana de Cingapura, a ser finalizado em setembro de 2009, e Cingapura planeja sediar uma segunda reunião em junho/julho de 2010 para discutir os resultados da fase de testes. Como contribuição aos Indicadores, suas observações sobre o Manual do Usuário (disponível no seguinte endereço: WWW.cdb.int/authorities/gettinginvolved/cbi.shtml) seriam muito apreciadas.

Também convido vossa Excelência a consultar o Mapa do Caminho 2009-2010 da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade em anexo e a considerar sua participação em uma ou várias das próximas atividades da Parceria, e particularmente na Cúpula de Biodiversidade urbana (nome tentativo) a se realizar durante a Décima Conferência das Partes, em Nagoya, Japão, 24-26 de outubro de 2010.

Espero futura colaboração do Secretaria com a Cidade de Curitiba e, particularmente, o sucesso da reunião da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade e da celebração do Ano Internacional da biodiversidade (IYB) em 6-8 de janeiro de 2010.

Atenciosamente,

Ahmed Djoghlaf
Secretário Executivo

Para: Carlos Alberto Richa
Prefeito de Curitiba

Cc.: Ministro Mah Bow Tan
Ministro do Desenvolvimento Nacional de Cingapura

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Richa entrega novas obras no Passeio Público


O prefeito Beto Richa entregou nesta terça-feira (1) a segunda etapa de obras e de reformas no Passeio Público de Curitiba. O parque ganhou um moderno complexo veterinário para atendimento dos animais, limpeza geral e implantação de um sistema de filtragem da água dos lagos e construção de novos recintos para as aves. "As obras dão melhores condições de bem-estar para os animais e tornam o Passeio mais agradável aos visitantes", disse Richa.

O investimento, de R$ 1,3 milhão, foi coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Participaram da entrega das obras a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, os vereadores Professor Galdino, Jair Cézar, Julieta Reis e Mara Lima.

Nos últimos três anos, a Prefeitura reformou todas as calçadas do Passeio Público e também construiu as novas instalações do Núcleo de Proteção ao Cidadão, base da Polícia Militar na região. "É o maior pacote de benefícios feito no Passeio Público nos últimos 15 anos", afirmou Richa, que também anunciou a construção no Zoológico Municipal de um centro de conservação e de reprodução do tamanduá-bandeira, espécie ameaçada de extinção.

O novo complexo veterinário do Passeio Público conta com três salas de internamento, dois berçários para os recém-nascidos que forem abandonados pelos pais, comum de acontecer com bichos de cativeiro, ambulatório para vacinas, consultas e outros procedimentos de rotina.

A população poderá ver os filhotes através de uma grande janela de vidro estrategicamente voltada para a calçada. Os animais que precisam ser monitorados têm agora salas especiais dentro do complexo, uma delas com tanque para os animais aquáticos.

As instalações do piso superior estão reservadas aos funcionários. Além de copa e banheiros com chuveiros, foi construído um quarto para os funcionários que precisarem fazer plantão de atendimento veterinário noturno.

Casa nova - As aves do setor de exposição também estão de casa nova. Foram construídos 31 recintos maiores e melhores. Com mais espaço no abrigo, as aves poderão alçar voos mais longos. Os recintos que abrigam 82 aves agora têm o dobro do tamanho e são mais altos.

"O Passeio Público tem uma função muito importante para o lazer da população, e também para a manutenção de espécies da fauna brasileira, especialmente as ameaçadas de extinção, por isso constantemente estamos priorizando obras que melhorem esse importante parque", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

As novas casas contam com área de refúgio para os animais se recolherem nos dias frios. Cada uma das portas que separam o ambiente externo do interno tem um buraco estratégico para os animais se recolherem a qualquer hora. Para os dias quentes, os novos recintos têm um sistema de aspersão de água que aliviará o calor.

Lagos - A Secretaria do Meio Ambiente também fez a limpeza geral dos três lagos artificiais do Passeio Público, e instalou um sistema de filtragem de água para melhorar as condições futuras do lago. Os novos filtros têm potência para limpar até um milhão de litros de água por dia.


Centro de Pesquisa e Reprodução de Tamanduá-Bandeira


Durante a entrega das obras no Passeio, o prefeito Beto Richa anunciou a construção de um centro de conservação e de reprodução para tentar salvar uma das espécies brasileiras mais criticamente ameaçadas de extinção, o tamanduá-bandeira.

O Centro de Pesquisa será construído dentro do Zoológico Municipal de Curitiba e funcionará em parceria com a Organização Não-Governamental Projeto Tamanduá que, desde 2001, desenvolve trabalhos de proteção e acompanhamento científico da espécie no Paraná. "Vamos nos engajar na luta para tentar evitar que esse importante animal brasileiro desapareça, como aconteceu em outras regiões brasileiras", destacou Richa.

A bióloga Fernanda Braga, responsável pelo Projeto Tamanduá, disse que a função do novo Centro será, primeiro, a de receber e recuperar animais feridos ou que estejam doentes, e posteriormente tentar a reprodução da espécie em cativeiro. "Unir o cativeiro com a natureza aumenta as chances de sucesso. O Zoológico é um local ideal para esse centro porque tem espaço e pessoal preparado", disse Fernanda. Em um ano, a ONG recolheu no Paraná seis tamanduás-bandeiras atropelados na região de Jaguariaíva, onde fica o Parque Estadual do Cerrado. Sem local apropriado, os animais acabaram morrendo.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Richa entrega reformas no Passeio Público

Dia: Terça-feira, 1 de setembro
Horário: 10h
Local: Passeio Público de Curitiba

O prefeito Beto Richa entregará nesta terça-feira (1), às 10h, a segunda etapa das reformas no Passeio Público de Curitiba. O mais antigo parque da cidade e minizoológico ganhou um moderno complexo veterinário para atendimento dos animais, sistema de filtragem da água dos lagos e novos recintos para as aves. Nos últimos três anos, a Prefeitura reformou todas as calçadas do

Passeio Público e construiu novas instalações para o Núcleo de Proteção ao Cidadão, ocupado pela Polícia Militar do Paraná.

Conferência das Cidades em debate no Conselho de Curitiba

Os membros do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) reuniram-se durante reunião extraordinária para discutir a formação da Comissão Preparatória para a etapa municipal da quarta edição da Conferência das Cidades. Além das entidades participantes do Concitiba, a Comissão Preparatória terá outros integrantes - ao todo 25 membros titulares, além dos respectivos suplentes. A primeira reunião da Comissão Preparatória será realizada entre o dia 15 e 20 de setembro. A reunião extraordinária do Conselho aconteceu na última quinta-feira (27) no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

A Conferência Nacional das Cidades está prevista em resolução do Conselho Nacional das Cidades e é dividida em etapa municipal, estadual e nacional. O tema da Conferência deste ano será Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano. A Conferência Municipal deverá ser convocada até o dia 30 de setembro. Já a Conferência Nacional acontecerá entre os dias 24 e 28 de maio de 2010.

O Conselho da Cidade de Curitiba é formado por representantes dos movimentos sociais, setores produtivos, profissionais academias e organizações não governamentais e o setor público municipal (Prefeitura e Câmara Municipal).

A reunião extraordinária foi aberta pelo presidente do Ippuc, Cléver Almeida, e presidida pelo conselheiro Ricardo Bindo. Os outros conselheiros presentes foram: Maria da Paz (Conam), Luiz Antunes Rodrigues (Autraco), Luiz de Mauro (Femopar), Timóteo Campos (União Vila das Torres), Constantino Bezeruska (Simov), Ardison Akel (Faciap), Biratã Giacomoni (Siitep), Ubiraitá Antônio Dresch (Sinduscon), Cristina Lima (UFPR), Marilucia Cyrino Rodrigues (Cress-PR), Bruno Meirinho (ONG Ambiens), Carolina Caraíba Alves (ONG Terra dos Direitos), Omar Sabbag Filho (Câmara Municipal), Alfredo Trindade (SMMA), Maria Lúcia Rodrigues (Secretaria do Meio Ambiente), Mauro Rocha (PGM), Claudine Camargo Bettes (PGM), Teresa Oliveira (Cohab), Rosangela Batistella (Urbs) e Olga Prestes (Urbs

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Veículo estacionado em local proibido será rebocado pela Diretran



A partir do dia 14 de setembro, veículos estacionados em locais proibidos serão rebocados pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). O serviço de guincho removerá também veículos que, em caso de uma eventualidade, como uma pane no meio da pista, estejam congestionando o trânsito.

Até o dia 14, agentes de trânsito estarão orientando motoristas para o início do funcionamento do serviço de reboque. O serviço será prestado pela empresa Auto Socorro RemovCar, vencedora de licitação feita pela Diretran em junho passado. Ao todo, são quatro caminhões guincho com capacidade para rebocar automóveis, carretas, motocicletas e caçambas.

Os carros a serem removidos serão lacrados, fotografados e levados para o pátio da RemovCar, construído especialmente para atender a Diretran, na avenida Senador Salgado Filho, 6068, no Uberaba. A remoção de qualquer veículo somente será feita quando houver solicitação da Diretran e na presença de um agente de trânsito.

Os caminhões de reboque foram apresentados nesta terça-feira (25) pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, a representantes da Polícia Rodoviária Federal, do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e da Delegacia de Furtos e Roubos. Participaram da reunião a diretora de Trânsito, Rosângela Battistella, e o diretor da RemovCar, Roberto Teixeira Sas.

Infraestrutura - O pátio para onde serão rebocados os carros tem 4.000 metros quadrados e capacidade para abrigar até 600 veículos, que serão colocados em vagas numeradas. O pátio poderá, se necessário, ser ampliado para até 10 mil metros quadrados, com capacidade para mais de 1.200 veículos.

O carro removido por solicitação da Diretran, na presença do agente de trânsito, que lavrará o auto de remoção, poderá ser retirado pelo proprietário se ainda estiver na rampa de acesso do caminhão guincho. Caso contrário, se já estiver sobre a plataforma do caminhão, somente poderá ser retirado no pátio, após o pagamento de taxas de serviços. O serviço de guincho funcionará 24 horas por dia.

No local de onde o carro for rebocado será deixada uma sinalização com faixa adesiva própria, para conhecimento do proprietário, informando que o veículo foi removido pela Diretran. Uma vez no pátio, o veículo só poderá ser retirado pelo proprietário mediante apresentação da documentação pessoal e do carro e pagamento da taxa de serviço. No caso de pendências, como multas licenciamento e IPVA vencidos, o proprietário ou procurador responsável deverá quitar os valores pendentes para então retirar o veículo.

Alerta - Até o dia 14 os caminhões guincho, identificados na carroceria com os dizeres "a serviço da Diretran", circularão pela cidade para que sejam conhecidos pela população. Nesse período, os motoristas que incorrerem em irregularidades serão autuados pela infração e alertados para o início do serviço de remoção. Veículos em situação irregular de documentação que permanecerem no pátio por mais de 90 dias poderão ser leiloados.