quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Curitiba sediará em janeiro a preparatória para a COP 10

O prefeito Beto Richa recebeu uma carta do secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, Ahmed Djoghlaf, na qual é elogiada a atuação de Richa na promoção do papel das cidades e autoridades locais para a consecução dos objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Ahmed Djoghlaf desejou sucesso para a futura reunião da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade, que será em Curitiba, em janeiro de 2010, como reunião preparatória para a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 10) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nagoya, no Japão, em outubro de 2010.

Em maio de 2008, a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 9) da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bonn, na Alemanha, aprovou a proposta de Curitiba para uma participação efetiva das cidades nas decisões sobre a biodiversidade. A proposta foi apresentada na COP 9 pelo prefeito Beto Richa, em nome dos prefeitos de todo o mundo. Com a aprovação, as cidades passam a ser membros oficiais da Conferência da ONU, que acontece a cada dois anos. Até então, as cidades tinham uma participação paralela nas COPs, somente chefes e ministros de Estado participavam do segmento de alto nível das conferências da ONU.

Ahmed Djoghlaf disse na carta que, após o discurso de Richa na Alemanha, o Ministro do Desenvolvimento de Cingapura, Mah Bow Tan, propôs o estabelecimento de um indicador para mensurar a biodiversidade em cidades.

O secretário também reforçou a importância da presença de Richa na COP 10, especialmente na Cúpula de Biodiversidade Urbana que acontecerá dentro do evento mundial.

Veja a íntegra da carta:
Prezado Prefeito Richa,

Gostaria de congratular Vossa Excelência por sua liderança e constantes esforços na promoção do papel das cidades e autoridades locais para a consecução dos objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Sua iniciativa de realizar uma reunião sobre Cidades e Biodiversidade e a subsequente adoção da Declaração de Curitiba em março de 2007 representam um marco para as cidades e autoridades locais ao redor do mundo. Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para expressar minha profunda gratidão à Cidade de Curitiba pelo contínuo apoio à Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade.

Como se recordará, após seu discurso no Segmento de Alto Nível da Nona Conferência das Partes na CDB em maio de 2008, o Ministro Mah Bow Tan propôs o estabelecimento de um indicador para mensurar a biodiversidade em cidades. Após o anúncio do ministro Mah, o Secretariado da CDB e o Departamento de Parques Nacionais da Cingapura organizaram o primeiro worshop de experts sobre o desenvolvimento dos Indicadores de Biodiversidade Urbana de Cingapura, que atualmente estão sendo testados por cidades participantes, incluindo a sua, Bruxelas, Joondalup, Edmonton, Montreal, Nagoya e Cingapura. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a Vossa Excelência e à sua equipe por seus esforços para testar os Indicadores de Cingapura e gostaria de reiterar a importância de trabalharmos juntos para tornar essa ferramenta uma referência para países, cidades e autoridades locais na avaliação e comunicação do progresso na redução da taxa de perda da biodiversidade em ecossistemas urbanos.

Os experts e representantes de cidades e autoridades locais participantes já produziram o Manual do Usuário dos Indicadores de Biodiversidade Urbana de Cingapura, a ser finalizado em setembro de 2009, e Cingapura planeja sediar uma segunda reunião em junho/julho de 2010 para discutir os resultados da fase de testes. Como contribuição aos Indicadores, suas observações sobre o Manual do Usuário (disponível no seguinte endereço: WWW.cdb.int/authorities/gettinginvolved/cbi.shtml) seriam muito apreciadas.

Também convido vossa Excelência a consultar o Mapa do Caminho 2009-2010 da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade em anexo e a considerar sua participação em uma ou várias das próximas atividades da Parceria, e particularmente na Cúpula de Biodiversidade urbana (nome tentativo) a se realizar durante a Décima Conferência das Partes, em Nagoya, Japão, 24-26 de outubro de 2010.

Espero futura colaboração do Secretaria com a Cidade de Curitiba e, particularmente, o sucesso da reunião da Parceria Global sobre Cidades e Biodiversidade e da celebração do Ano Internacional da biodiversidade (IYB) em 6-8 de janeiro de 2010.

Atenciosamente,

Ahmed Djoghlaf
Secretário Executivo

Para: Carlos Alberto Richa
Prefeito de Curitiba

Cc.: Ministro Mah Bow Tan
Ministro do Desenvolvimento Nacional de Cingapura