terça-feira, 27 de outubro de 2009

Metrô Curitibano começará a funcionar em 1 de janeiro de 2014, seis meses antes da Copa

A primeira linha do Metrô Curitibano, a Linha Azul, começará a funcionar em 1 de janeiro de 2014, seis meses antes do início dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. A informação foi apresentada pela Prefeitura de Curitiba no Plano Geral de Implantação do Metrô, entregue ao Governo Federal. O Plano de Implantação do Metrô Curitibano prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão para a primeira linha de 13 quilômetros, do terminal CIC Sul até a Praça Eufrásio Correia. Serão 12 estações de embarque e desembarque, um pátio de estacionamento dos trens e áreas de manutenção. A demanda inicial prevista é de 330 mil passageiros por dia.O Governo Federal está definindo as obras que farão parte do PAC da Copa, programa de obras que serão executadas nas 12 cidades-sede da Copa de 2014. O documento entregue pela Prefeitura estabelece um cronograma de trabalho que prevê a assinatura do contrato em dezembro de 2010, início das obras em janeiro de 2011 e conclusão em outubro de 2013. A partir dessa data, serão iniciados os testes para garantir o início da operação em janeiro de 2014.
Até março de 2010 serão concluídos o projeto básico (estudos e projetos de engenharia) e os estudos ambientais (EIA-RIMA), contratados pela Prefeitura, que já estão sendo executados com recursos do Município e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério das Cidades.
O Plano prevê a implantação de três sistemas construtivos ao longo dos 13 km de extensão. Serão 2,2 km em superfíce, 7,9 km pelo sistema cut and cover (abrir e cobrir) e 2,9 km de túnel NATM (New Austrian Tunneling Method). O primeiro trecho partirá do pátio de estacionamento e complexo de manutenção, localizado no cruzamento da BR-476 com o Contorno Sul. O maior trecho, subterrâneo, utilizará o sistema cut and cover. A profundidade nesse será de 12 a 15 metros. O método cut and cover consiste da construção das paredes laterais, seguida da remoção do material (terra) e posterior cobertura.
Durante a execução das obras no sistema cut and cover , as estações-tubo serão transferidas para as vias rápidas do sistema trinário. Nos trechos em que a obra será subterrânea, não haverá necessidade de alteração do sistema Expresso.