quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Curitiba terá Mutirão do EmpregoTemporário na Praça Rui Barbosa



A Prefeitura de Curitiba e o Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (CMERT) irão promover nos dias 2 e 3 de outubro o 1º Mutirão do Emprego Temporário, na Praça Rui Barbosa. A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego instalará 18 barracas na praça para empresas que trabalham com a intermediação de vagas temporárias e supermercados. "Pretender preencher o máximo possível de vagas de empregos temporários e efetivos que são abertos no comércio e na indústria no fim do ano, que começam a ser preenchidas nessa época", afirma Jorge Bernardi, Secretário Municipal do Trabalho e Emprego.

Curitiba abre 3.427 vagas em agosto, melhor saldo desde o início da crise
O presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Luiz Mauro Lebelem, afirma que esta é mais uma ótima iniciativa da Prefeitura e vem em um excelente momento, porque o mercado de trabalho voltou a apontar crescimento na oferta de vagas. "Essa parceria do Conselho e da Prefeitura servirá de exemplo para outras capitais, pois é através de políticas públicas que conseguiremos dar melhores condições de vida à população", afirma Lebelem.

As empresas apostam no mutirão da Prefeitura para preencher boa parte das vagas disponíveis no mercado entre o fim e começo do ano. Junior Buck, da OK Buck, diz que o mutirão da Prefeitura será a grande oportunidade de recrutamento. "Vagas temporárias são difíceis de serem preenchidas, porque a demanda é imediata e muito grande. O mutirão é o aporte que os recrutadores precisam, e também para quem quer colocação no mercado de trabalho", afirma Buck. A disponibilidade da empresa é maior para o setor metalúrgico.

"O emprego temporário é uma oportunidade que muitos jovens tem para obter o primeiro emprego e assim mostrar suas qualidades, podendo ser efetivados futuramente e iniciar uma profissão no mercado de trabalho", afirma o superintendente da Secretaria do Trabalho, Paulo Rossi, idealizador do mutirão.

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) estima que empresas deste segmento devem abrir mais de 5 mil vagas de empregos temporários somente em Curitiba de outubro a dezembro. "Pelo menos 20% dos contratados para as vagas temporárias acabam sendo efetivados, afirma o diretor regional da entidade, Danilo Padilha.

Em maio, a 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, promovida pela Prefeitura de Curitiba, empregou 2.248 trabalhadores e 6.910 se inscreveram para cursos de capacitação profissional, cursos técnicos, cursos superiores e de pós-graduação, nos primeiros 15 dias de maio.