quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Prefeito entrega centro especializado em pesquisa e planejamento do esporte

O prefeito Beto Richa inaugurou ontem o Centro de Referência do Esporte de Curitiba, no bairro Guaíra, o primeiro centro municipal e público do Brasil especializado em pesquisa e planejamento da atividade física. "O novo equipamento e a Lei Antifumo são medidas que contribuirão diretamente na melhora da qualidade de vida dos curitibanos", afirmou Richa, que nesta quarta também assinou a lei proibindo fumo em recintos fechados.

O novo espaço avaliará as condições físicas dos curitibanos. No centro serão desenvolvidas ações para melhorar a qualidade de vida e promover uma vida ativa e saudável, prevenindo dos problemas causados pelo sedentarismo, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. "Em cada quatro curitibanos, pelo menos um está com sobrepeso. Esta situação causa doenças crônicas degenerativas", afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Entre as ações programadas no Centro de Referência, estão a formação de grupos de caminhadas e de corridas de ruas nos bairros; desenvolvimento de novas metodologias de ginásticas; avaliações e formulações de planos de ginásticas com grupos de riscos; entre outras atividades. Atualmente, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer já desenvolve este tipo de atividade em seus 28 Centros de Esporte e Lazer, que atendem mensalmente 170 mil pessoas. A meta é dobrar o número de atendimentos até o fim da gestão.

O investimento foi de R$ 1,5 milhão na construção e compra de equipamentos da nova unidade, que tem 600 metros quadrados. O prédio tem auditório para 100 pessoas, uma biblioteca especializada, um centro de multimídia, um núcleo de pesquisa multidisciplinar com médico especialista em medicina desportiva, fisioterapeuta, nutricionista e professores de Educação Física.

Todo o trabalho será compartilhado com o setor acadêmico e organizações internacionais, que também trabalharão em pesquisas em Curitiba. O centro será base da equipe do programa CuritibAtiva, da Secretaria do Esporte e Lazer, que faz pesquisas na área de condicionamento físico dos curitibanos, que embasam as ações da secretaria no combate da obesidade, sedentarismo e das doenças crônicas-degenerativas.

Com a nova estrutura, a Prefeitura poderá ampliar as parcerias e pesquisas em comuns com outras instituições de pesquisas na área de qualidade de vida nacionais e internacionais. Atualmente, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer desenvolve projetos em conjunto com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC), que integra o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (equivalente ao Ministério da Saúde), além de trabalhar em parceria com a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e outras instituições. A intenção é formalizar parcerias com as universidades e faculdades de Educação Física.