terça-feira, 9 de junho de 2015

A greve da educação pública do Paraná

 Redação Bem Paraná


Estádio Durival de Brito lotado por professores que vieram de várias cidades do Paraná (foto: Franklin de Freitas)
Os professores já lotam o Estádio Durival de Brito, na Vila Capanema, na manhã desta terça-feira 9. Hoje a categoria irá avaliar a nova proposta de reajuste enviada nesta segunda-feira, 8, para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Se aprovada, o futuro da greve que completa hoje 45 dias de paralisação também poderá entrar em votação.  Mais de 10 mil servidores participam da assembleia, segundo a estimativa da APP-Sindicato. 
O fim da paralisação divide os integrantes dos movimento. Há um grupo que quer o fim da paralisação e outro muito forte que discursa pela manutenção da greve dos professores da greve por tempo indeterminado. Voraçao deve ocorrer a partir da 11 horas. 
Acompanhe a assembleia ao vivo aqui
O reajuste salarial é um dos principais entraves entre o governo e a categoria. Desde o início, a categoria pede aumento de 8,17%, por conta da reposição da inflação.

Após uma série de desacertos, parlamentares da base e da oposição elaboraram a nova proposta que paga 3,45% de aumento em parcela única, no mês de outubro, e estabelece um calendário de reajustes para os anos seguintes.
Em janeiro de 2016, os servidores devem receber um novo aumento, com a inflação acumulada em 2015, mais um ponto percentual. A mesma medida deve ser tomada em janeiro de 2017.
Em maio de 2017, os servidores ainda devem receber um novo reajuste, em relação ao primeiro quadrimestre do ano. Já em 2018, a data-base voltará para o mês de maio, quando será paga a inflação acumulada no último período.