terça-feira, 26 de maio de 2015

Vaccari e ex-deputados presos são transferidos à penitenciária do Paraná


Transferência de presos da Operação Lava Jato ocorreu nesta terça (26).
André Vargas, Pedro Corrêa e Luiz Argôlo são os primeiros políticos réus.

Do G1 PR

  •  
Ex-deputado André Vargas saindo da PF. Ele será levado para uma penitenciária da Região de Curitiba.  (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)Ex-deputado André Vargas saindo da PF. Ele será levado para uma penitenciária da Região de Curitiba. (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)
Réus em processos derivados da Operação Lava Jato, os ex-deputados André VargasPedro Corrêa e Luiz Argôlo, além do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, foram transferidos na manhã desta terça-feira (26) para o sistema penitenciário do Paraná.
Os quatro estavam presos na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba e foram levados ao Complexo Médico-Penal, em Pinhais, por volta das 9h.
O despacho do juiz Sergio Moro autorizando a transferência foi publicado na noite de domingo (24). O complexo é uma penitenciária de regime fechado e com finalidades médicas. O pedido de transferência foi feito pelo delegado da PF Igor Romário de Paula, na quinta-feira (21), alegando dificuldades de espaço para manter os detentos na carceragem.
Pedro Corrêa, ex-deputado que também foi preso na Operação Lava Jato, saiu da carceragem da PF e foi tranasferido para o Complexo Médico-Penal do Paraná (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)Pedro Corrêa, ex-deputado que também foi preso na Operação Lava Jato, saiu da carceragem da PF e foi tranasferido para o Complexo Médico-Penal do Paraná (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)
Eles são acusados de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, assim como João Vaccari Neto, que é réu em dois processos.
"Pelo que foi verificado anteriormente, ficarão em ala reservada, com boas condições de segurança e acomodação", diz Moro em um trecho da decisão.
Ainda no despacho, Moro não autorizou a transferência de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras. O juiz explicou que prefere aguardar o julgamento de uma das ações penais a que ele responde, já está em fase final. 
Ex-parlamentar Luiz Argôlo também foi transferido para o Complexo Médico-Legal (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)Ex-parlamentar Luiz Argôlo também foi transferido para o Complexo Médico-Legal (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)
Com a transferência, serão nove presos da Lava Jato no Complexo Médico-Penal.
Confira a lista atualizada dos investigados já detidos no local: 
Fernando Soares - empresário conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na Petrobras.
Renato Duque - ex-diretor de Serviços da Petrobras.
Mário Góes - apontado como um dos operadores do esquema de corrupção
Adir Assad - empresário apontado como um dos operadores do esquema de corrupção
Guilherme Esteves de Jesus - investigado por lavagem de dinheiro com origem no esquema de corrupção que operava na Petrobras.
A Justiça autorizou a saída dele mediante fiança, e aguarda a entrega de documentos para expedir o alvará de soltura.
João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, entrando na van no pátio da Polícia Federal, em Curitiba, para ser levado ao Complexo Médico-Penal de Pinhais (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, entrando na van no pátio da Polícia Federal, em Curitiba, para ser levado ao Complexo Médico-Penal de Pinhais (Foto: Dulcineia Novaes / RPC)