quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sete dirigentes da Fifa são presos na Suiça por corrupção; Marin é um dos detidos


Redação com GE e Agência Brasil

marin
O presidente da CBF, José Maria Marin, está entre os detidos na Suiça

O Ministério da Justiça e a polícia da Suíça confirmaram a detenção hoje (27), por acusações de corrupção, de sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique. Eles estavam num hotel na cidade. De acordo com o “The New York Times”, a ação dos suíços foi movida por um pedido de autoridades americanas.
O Departamento Federal de Justiça suíço informou que está questionando 10 dirigentes sobre a votação para escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022. Uma nota oficial da Advocacia-geral do país informou que procedimentos criminais foram abertos sobre o caso. O departamento de justiça americano confirmou que o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foi um dos detidos, divulgou o site GE.
As autoridades suíças preveem a extradição deles para os Estados Unidos, onde as autoridades de Nova York os investigam por terem, supostamente, aceitado subornos desde o início dos anos 1990.
Delegados de quase todas federações de futebol estão em Zurique para o congresso da FIFA marcado para esta sexta-feira – no qual Joseph Blatter tentaria buscar seu quinto mandato como presidente da entidade. O único detido identificado até o momento foi Jeffrey Webb, presidente da CONCACAF (Confederação das Américas Central e do Norte). O porta-voz da FIFA, Walter de Gregorio, disse que Blatter não está entre os acusados.