quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ratinho Jr diz que culpa da desintegração é da Urbs e ameaça entrar na Justiça para ter linha Araucária/CIC de volta


Por Denise Mello/BandaB

Mais um capítulo da falta de entendimento entre a prefeitura de Curitiba e o governo do estado em relação ao fim da integração econômica, que acabou com tarifa única para o transporte nos municípios da Região Metropolitana. Em entrevista à Banda B nesta quinta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Jr (PSC), disse que a desintegração foi uma decisão da Urbanização de Curitiba S/A(Urbs) e que esta avalanche de reclamações de usuários, principalmente de Araucária, é culpa da prefeitura que transformou Curitiba em uma ilha.
Ratinho Jr se referiu a decisão da Urbs de impedir nesta quarta-feira (15) a entrada dos ônibus da linha Araucária/CIC no Terminal da Cidade Industrial porque a linha foi desativada cerca de um mês atrás e, por decisão da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), subordinada ao governo, reativada sem o órgão de Curitiba ter sido avisado.
ratinho
Ratinho Jr diz que culpa da desintegração é da Urbs
“Essa linha sempre existiu, há muitos anos. Nós da Comec, junto com a prefeitura de Araucária, a um custo caríssimo, conseguimos trazer esta linha de volta para facilitar a vida do usuário e a Urbs simplesmente disse que não tinha mais espaço no terminal da CIC. Então ou o terminal encolheu ou os ônibus aumentaram. Há 30 dias essa linha existia e funcionava normalmente”, afirmou Ratinho Jr. Hoje, o usuário de Araucária, chega a pagar até R$ 10,60 para o trajeto de ida e volta a Curitiba. Se pagasse apenas duas passagens de ida e volta, como sempre aconteceu, gastaria R$ 6,60.
O secretário disse ainda que foi dele a iniciativa de sugerir ao prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira (PMDB), de procurar a Urbs nesta quarta-feira para tentar um entendimento direto. “Falei para o prefeito Olizandro pra falar com a Urbs até porque, muitas vezes, é uma questão política, vai que não gostam de alguém da Comec, mas nem falando diretamente com a Urbs ele conseguiu”, disse. Questionado se o acordo entre Urbs e prefeitura de Araucária sair, se a Comec vai autorizar, Ratinho Jr afirmou: “Claro que sim. Se conseguirem o acordo, não haverá problemas. Foi uma motivação nossa. O presidente da Comec Omar Akel falou para o prefeito tentar resolver com a Urbs. Queremos uma solução”, completou.
O prefeito Olizandro disse, em entrevista à Gazeta do Povo, que está tentando um acordo direto com a Urbs, mas ainda não sabe o modelo que seria adotado. “O povo não tem e não deve mesmo ter mais paciência. Enquanto a Urbs e a Comec mantiverem o distanciamento, quem vai pagar são os municípios metropolitanos. Agora sou eu, mas daqui a pouco vai ser Campo Largo, Fazenda Rio Grande [etc]. Precisamos de uma proposta verdadeira de integração metropolitana”, reclama. Olizandro disse que a alternativa sai até o fim da semana
Na Banda B, ratinho Jr afirmou que já procurou o Ministério Público pedindo que intermedie uma solução e que vai entrar na Justiça caso a Urbs não autorize nesta quinta-feira a entrada da linha Araucária/CIC no terminal da Cidade Industrial. “Curitiba não pode ser uma ilha. A Urbs não pode fechar os portões da cidade. Se não houver uma resolução hoje entre as duas prefeitura pra fazer a linha voltar e oferecer assim uma alternativa para que a população de Araucária pague só duas passagens para ir e vir, vamos entrar na Justiça com pedido de liminar”.
Entrega de cargo
O secretário comentou ainda a decisão do diretor-presidente da Comec, Omar Akel, de colocar o cargo à disposição nesta quarta-feira. Chefe imediato de Akel, Ratinho Jr minimizou a iniciativa e disse que não abre mão dele.
“Não está acontecendo nada. Akel é um profissional maravilhoso, um dos grandes talentos técnicos em transporte público. O pedido veio porque ele está se sentindo enfraquecido diante de inúmeras tentativas de falar com a Urbs, que não se sensibiliza. Então, ele pensou que o problema é ele, mas não abrimos mão de Akel de jeito nenhum”, garantiu.
O governador Beto Richa não aceitou a substituição de Akel pelo momento.
Outro lado
A Banda B está a caminho de um evento com a presença do prefeito Gustavo Fruet no bairro Sítio Cercado, na manhã desta quinta, que deve ter, inclusive, a presença do prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira, para ouvir os dois sobre as declarações de ratinho Jr.