sábado, 11 de abril de 2015

Novos combates no sul do Iêmen deixam pelo menos 25 mortos


Combates entre rebeldes xiitas e partidários do presidente deixaram mortos.
Cruz Vermelha levou ajuda médica às vítimas no país. 

Da France Presse

Apoiadores do movimento xiita em Sanaa, capital do Iêmen, participam de passeata em 10/4 (Foto: Mohammed Huwaus/AFP)Apoiadores do movimento xiita em Sanaa, capital do Iêmen, participam de passeata em 10/4 (Foto: Mohammed Huwaus/AFP)
Pelo menos 25 pessoas morreram nos combates durante a noite no sul do Iêmen entre rebeldes xiitas e partidários do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, anunciaram fontes militares e médicas neste sábado (11).
A coalizão regional dirigida pela Arábia Saudita contra a rebelião xiita bombardeou posições dos insurgentes em Áden, a segunda maior cidade do país, no 18º dia da operação militar.
Em Áden, os combates terrestres entre os rebeldes e os partidários do presidente Hadi deixaram pelo menos sete mortos nas últimas 12 horas, segundo uma fonte médica.
Seis rebeldes morreram em um ataque dos comitês populares, leais ao presidente, em Áden, afirmou à AFP uma fonte militar.
Um confronto entre tribos sunitas leais a Hadi terminou com a morte de 12 rebeldes em uma emboscada contra um comboio em uma estrada entre Taez e Lahj que seguia para Áden.
Os rebeldes xiitas huthis controlam a capital Sanaa, regiões do centro e do oeste do país, assim como partes de Áden, de onde o presidente Hadi fugiu para Riad, em busca de refúgio.
A operação militar no Iêmen de uma coalizão de nove países árabes, liderados pela Arábia Saudita, começou em 26 de março para apoiar o presidente Hadi contra os rebeldes xiitas huthis.
Neste sábado, o segundo avião de ajuda do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com 35,6 toneladas de ajuda médica e equipamentos, pousou em Sanaa para abastecer as vítimas do conflito no Iêmen.
Esta é a segunda carga de ajuda do CICV que consegue chegar ao país em dois dias.
"Esta nova carga tem 35,6 toneladas, 32 de ajuda médica e o restante de geradores de energia elétrica e barracas de campanha", afirmou a porta-voz do CICV, Marie-Claire Feghali.
  •  
Membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha desembarcam mantimentos para as vítimas dos ataques no Iêmen (Foto: Mohammed Huwaus/AFP)Membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha desembarcam mantimentos para as vítimas dos ataques no Iêmen (Foto: Mohammed Huwaus/AFP)