sexta-feira, 20 de março de 2015

PM lança megaoperação para combater o crime em todo o Paraná


Redação Bem Paraná

Com empenho de todas as unidades da corporação, incluindo os batalhões especializados, foi iniciada na tarde desta quinta-feira (19/03) a “Operação Clausura”, que abrange todo o estado do Paraná visando o combate aos crimes e na obtenção de tranquilidade aos cidadãos paranaenses. Em Curitiba (PR), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) realizou o lançamento do efetivo no Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, às 16h, com a participação do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). As outras unidades iniciaram as atividades a partir de seus respectivos locais de atuação.

O objetivo da megaoperação é proporcionar maior sensação de segurança para a população, visto a atuação da criminalidade. Para tanto, os policiais militares farão policiamento ostensivo e preventivo, com foco na abordagem à pessoas e veículos em locais de maior concentração de pessoas. Também estão sendo feitos bloqueios de trânsito, ação em que são verificados os documentos dos condutores e dos veículos, a fim de localizar drogas, armas e outros objetos ilícitos, além de pessoas foragidas da justiça e veículos com alerta de furto ou roubo.

“Esta operação está sendo desencadeada em todo o estado pelas unidades de área. Um levantamento foi feito e com base em dados estatísticos conseguimos verificar os locais com maiores índices de criminalidade. O objeto é, através de ações de bloqueio, recuperar veículos furtados e roubados, além de apreender armas e drogas e prender foragidos da justiça”, afirma o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.

De acordo com o tenente-coronel Hudson, a operação contará com 36 pontos de bloqueios em Curitiba e Região Metropolitana, além de outros centenas no estado. “Ao todo temos, somente pelo BOPE, cerca de 120 policiais militares e 26 viaturas, além do apoio da Companhia de Operações com Cães (Canil) e do helicóptero do Batalhão de Operações Policiais Militares Aéreas (BPMOA) que muito auxilia nas ações”, afirma o oficial da PM. Em todo o estado do Paraná são centenas de policiais e viaturas.

“Estaremos trabalhando com uma plataforma de observação para averiguar os locais de risco e repassar às equipes que estão em terra, pois no helicóptero temos uma visão privilegiada e passamos as informações para o efetivo. Temos usando o imageador térmico, que é uma câmera que captura as imagens que em seguida são repassadas à Central de Operações”, explica o major Júlio César Pucci, Comandante da aeronave.


A Polícia Militar colocou todo o efetivo necessário nas ruas, estradas, matas, rios e até no ar, por meio das aeronaves do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), para garantir maior tranquilidade à população e inibir toda a prática ilícita que fira a segurança e bem estar da comunidade.