quinta-feira, 19 de março de 2015

Paralisação dos garis de Curitiba entra no 3º dia



BemParana

Os garis e coletores de Curitiba rejeitaram ontem a proposta do Ministério Público do Trabalho que sugeria o reajuste de 9,7% no salário dos trabalhadores e 16% de aumento nos vales. A greve deve continuar por tempo indeterminado, mas o sindicato deve manter 40% da coleta de acordo com a ordem judicial.
A determinação da Justiça para que 40% da coleta de lixo fosse mantida chegou ao Siemaco no final da manhã de ontem. Agora, o sindicato aguardava ontem o roteiro da empresa Cavo e da Prefeitura de Curitiba com o roteiro dos pontos de coleta para cumprir a ordem judicial. A multa para o descumprimento da determinação foi estipulada no valor de R$ 20 mil por dia.
Uma nova audiência para tentativa de conciliação foi marcada para as 14h30 de de hoje no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. A decisão é da desembargadora Ana Carolina Zaina. Ontem, segundo dia de paralisação, já se via nas ruas o lixo acumulado em alguns pontos da cidade, apesar da solicitação da Prefeitura à população para que não coloque os sacos de lixo nas calçadas.
Alerta
1. Procure reduzir a geração de resíduos.
2. Mantenha em casa os resíduos em até 72 horas, evitando que os mesmos sejam espalhados e consequentemente propiciem a atração e proliferação de vetores causadores de doenças como moscas, baratas, ratos, etc.
3. Entregue os materiais recicláveis para associações/cooperativas de catadores ou estações de sustentabilidade existentes na cidade.
4. Lave de "forma simplificada" as embalagens para evitar mau cheiro e atração de insetos e animais.
5. Diminua o volume dos recicláveis dobrando embalagens ou amassando-as.

6. Em caso de extrema necessidade, utilize as caçambas distribuídas em todos os terminais para depositar o lixo orgânico.