terça-feira, 24 de março de 2015

Campanha mira na cura da tuberculose




O Paraná registra em média 2,5 mil casos novos de tuberculose todos os anos. Deste número, 75% das pessoas são curadas após o tratamento, mas este índice ainda está longe do ideal. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que a taxa de cura chegue a no mínimo 85% do total de casos novos registrados. Ao todo 300 morrem pela doença por ano.
De olho nesta meta, a A Secretaria Estadual da Saúde lança hoje, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma campanha educativa voltada para profissionais de saúde e população em geral. Com peças em diferentes formatos, como cartaz, leque, marcador de página e postagens para redes sociais, a campanha chama a atenção para o principal sintoma de alerta da tuberculose: a tosse por três semanas ou mais. O evento será às 14 horas no Hospital da Lapa São Sebastião - Rodovia BR 476 - Km 194 - Colônia Virmond.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ampliar a taxa de cura significa também reduzir o número de mortes causadas pela doença. “O tratamento da tuberculose dura seis meses e, para o paciente ficar curado, não pode ser interrompido. Por isso, é importante que profissionais de saúde e população entendam a gravidade da doença”, explicou.