sábado, 1 de março de 2014

TSE aprova novas regras para as eleições de outubro


Da Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou três resoluções com novas regras para aseleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.
eleicoes-280214-bandab
(Foto: Divulgação)
Os ministros decidiram proibir que candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores. Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na TV sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.
Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão, o prazo era de 24 horas antes do pleito.
Sobre financiamento, o TSE reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o TSE decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais.

Praias do Paraná tem quatro pontos impróprios para banho


Da Agência Estadual de Notícias

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou, ontem, o último boletim debalneablidade da temporada. O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O boletim aponta que todos os locais monitorados na Costa Oeste e Norte estão próprios para banho. Já no litoral, apenas quatro pontos apresentaram condições impróprias para banho. Esses locais estão na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel, em frente ao módulo policial; na Ponta da Pita, em Antonina, e nos rios Nhundiaquara (na altura do Largo Lamenha Lins) e Marumbi, ambos em Morretes.
Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o IAP também monitora e sinaliza durante todo o ano outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho e que são classificados como “permanentemente impróprios para banho”.
As análises microbiológicas realizadas pelos laboratórios do IAP mostram que os locais monitorados apresentaram uma manutenção da balneabilidade constante e com poucas variações. No interior, os locais monitorados se apresentaram próprios para banho durante toda a temporada. Já no Litoral os pontos impróprios variaram de três a sete pontos.
“Isso mostra que mesmo sendo um verão atípico e mais seco que em outros anos, a balneabilidade foi constante em nosso Litoral e prova a importância dos investimentos em saneamento, limpeza e educação ambiental realizados nos últimos anos”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Para a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves, os boletins também demonstram em que locais deve-se investir em projetos e programas que visem a melhoria da qualidade de água para as próximas temporadas. “A variação dos pontos impróprios no litoral ocorre sempre nos mesmos pontos. Devemos investigar esses locais junto com outros órgãos de Governo e prefeituras durante a baixa temporada para adotar medidas para que também se apresentem como próprios para banho, tornando o nosso Litoral ainda mais atraente”, explicou.
Sinalização
No litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por meio das bandeiras instaladas na orla e também em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A bandeira azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.
A população também pode saber sobre os pontos próprios e impróprios para banho no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e no comércio local.

Consumo de energia nas residências do país sobe quase 8% em janeiro


Da Agência Brasil

Devido ao forte calor deste verão, o consumo de energia elétrica nas residências em janeiro ficou 7,9% maior do que no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal federal que atua no planejamento do setor energético. Dos 866 gigawatts-hora (GWh) consumidos a mais no mês, 257 GWh foram na Região Sul, uma das mais afetadas pela onda de calor.
consumo-energia-280214-bandab
(Foto: Divulgação)
Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram aumento no consumo de energia elétrica de 18%. Porto Alegre registrou mais de 20 dias com temperatura máxima acima de 30 graus Celsius (ºC), chegando a 35 ºC em alguns dias. Neste verão, as vendas de ar-condicionado no estado cresceram 25%, segundo divulgou a EPE, com base em dados da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).
Segundo a entidade nacional do setor, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Abrava), as vendas de ar-condicionado dos tipos split e janela, usados em residências, escritórios e pequenos comércios, de 2010 a 2013, ultrapassou o total vendido na primeira década do milênio, chegando a uma estimativa de 30 milhões de aparelhos no país. Com isso, de acordo com a EPE, o consumo desses equipamentos chega a 4.684 GWh, o que equivale a 25% a 30% do consumo de energia elétrica nas classes residencial e comercial ou de 10% a 12% do consumo total do país.
Em São Paulo, o aumento do consumo foi 7,5%, e no Rio de Janeiro, que teve vários dias com temperaturas acima de 40 ºC, foi consumido 6,3% a mais do que em janeiro de 2013. No Nordeste, o aumento do consumo foi em média 11,5%, com destaque para o crescimento de 14,5% no Maranhão. Na Região Norte, o consumo cresceu 23,5% no Amazonas, onde o número de consumidores subiu 6,6%.
De acordo com o órgão, o consumo nacional de energia elétrica chegou a 40.251 GWh no mês, 4,9% maior do que em janeiro de 2013. O consumo de comércio e serviços subiu 7,6% e o industrial aumentou 0,9%, com destaque para acréscimo de 5,6% em Santa Catarina e de 4,9% no Rio Grande do Sul. Por outro lado, a menor atividade no setor de alumínio diminuiu o consumo industrial no Maranhão em 25% . O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos de produção de alumínio primário e alumina do mundo.

Anvisa proíbe venda de 20 lotes de suplemento de proteína para atletas


Da Agência Brasil

Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicadas ontem no Diário Oficial da União proíbem a venda de 20 lotes de suplemento proteico para atletas. Ao todo, 25 marcas foram avaliadas após o recebimento de denúncias de irregularidades na quantidade de carboidrato e proteína declarada no rótulo.
suplemento-280214-bandab
(Foto: Thinkstock/Getty Images)
Por meio de nota, a Anvisa informou que, nos 20 lotes suspensos, ficou comprovado que a composição real dos produtos é diferente daquela informada na rotulagem, o que caracteriza fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio. Foi constatada ainda a ausência da informação de que os produtos contêm soja. Isso pode implicar em risco à saúde de consumidores com alergia ao alimento.
A legislação brasileira tolera uma variação de cerca de 20% nas quantidades de nutrientes declaradas no rótulo. Dos 20 produtos com problemas na composição, 19 apresentaram valores de carboidratos superiores aos declarados e um deles tem menos carboidratos do que a quantidade informada na tabela nutricional.
Entre os produtos avaliados, apenas um apresentou resultados satisfatórios para todos os ensaios: o produto 100% Pure Whey, da empresa Probiótica Laboratórios Ltda.
Os produtos 100% Whey Protein e 3 Whey Proto NO² da empresa Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda apresentaram resultados insatisfatórios apenas para a rotulagem, mas as quantidades de carboidratos e proteínas estavam de acordo com as declaradas no rótulo.
Os três produtos que tiveram maiores variações para o ensaio de carboidratos foram: Whey NO2 Pro – Pro Corps (aroma milho), para o qual foram detectadas 17,66g de carboidratos na porção, o que representa 1.104% a mais do que o valor de 1,6g divulgado no rótulo; Fisio Whey Concentrado NO2, que apresentou 9,5g de carboidrato na porção, ou seja, 869% a mais do que o valor de 0,98g informado pelo fabricante; 100% Ultra Whey – Ultratech Supplements, onde foram detectadas 25,51g de carboidratos na porção (750% a mais do que o valor de 3g escrito na rotulagem).
Para 11 produtos, verificou-se a ausência de declaração de ingredientes como amido, milho, soja e ou fécula de mandioca. A legislação determina a obrigatoriedade de informar na embalagem todos os ingredientes contidos no produto, o que deve ser feito em ordem decrescente da respectiva proporção.
Para o ensaio de proteínas, sete produtos apresentaram composição divergente, em mais de 20%, do valor declarado na rotulagem. O produto Whey NO2 Pro – Pro Corps (aroma milho), que também obteve o pior resultado para o ensaio de carboidratos, apresentou a maior variação para o ensaio de proteínas: 245% a menos do que o valor de 25g declarado na rotulagem.
Para dois produtos, a Anvisa ainda aguarda análises de contraprova. Caso haja confirmação do laudo condenatório inicial, os lotes dos produtos também serão proibidos.
“A Anvisa esclarece que os lotes proibidos não podem ser expostos à venda. Caso o consumidor identifique esses produtos em pontos de venda, deve denunciar o estabelecimento à vigilância sanitária de seu município”, informa a nota.
As empresas fabricantes, segundo a agência, serão autuadas pelas autoridades sanitárias e podem sofrer advertência, apreensão e inutilização, interdição e/ou multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Governo anuncia aumento no salário de cubanos do Mais Médicos


Da Agência Brasil

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou ontem  um reajuste salarial de 25% para os profissionais cubanos que trabalham no Brasil por meio do Programa Mais Médicos. A partir de março, eles vão passar a receber US$ 1.245.
maismedicos
Foto: Agência Brasil
O salário dos cubanos, atualmente, consiste em US$ 400, pagos pelo governo brasileiro, e US$ 600, pagos pelo governo cubano e retidos em uma conta no país. O aumento anunciado pela pasta, portanto, é US$ 245, sendo que o valor total, a partir de agora, será pago no Brasil.
Segundo Chioro, a negociação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com o governo cubano para estabelecer o reajuste salarial já estava em andamento quando ele assumiu o comando da pasta, no início do mês de fevereiro. Houve, de acordo com o ministro, uma determinação da presidenta Dilma Rousseff para que o valor pago aos profissionais cubanos fosse revisto.
Chioro fez questão de ressaltar que não houve aumento dos valores repassados pelo governo brasileiro pela cooperação internacional. “Não vamos gastar um centavo a mais. Vamos continuar pagando o mesmo valor”, disse. O que houve, segundo ele, foi uma alteração nos valores acordados no contrato com o governo cubano.
Chioro rebateu a ideia de que o anúncio do reajuste seria uma resposta à pressão de médicos cubanos como Ramona Rodríguez, que abandonou o programa. “Não há, da nossa parte, nenhuma questão que envolva diretamente pressão dos próprios médicos cubanos, muito menos daquela profissional. Não é o que nos mobiliza. O que nos mobiliza é a necessidade de aprimorar.”
Atualmente, 7,4 mil médicos cubanos atuam no Brasil por meio do Mais Médicos.

Confira o que abre e fecha neste carnaval em Curitiba; para quase tudo

Veja o que abre e fecha no Carnaval:
Bancos: fecham sábado, domingo, segunda, terça e só reabrem na quarta-feira (5), às 12 horas.
Correios: abrem parcialmente no sábado (1º) e fecham domingo, segunda, terça. Só reabrem na quarta (5), às 12 horas.
Comércio: abre no sábado e fecha domingo, segunda, terça. Lojas voltam na quarta ao meio-dia
Supermercados: abrem todos os dias de carnaval
Shoppings: Lojas abrem no sábado e domingo em horário de final de semana e fecham segunda e terça. Reabrem quarta-feira. Já a Praça de alimentação abrem todos os dias na maioria dos shoppings.
Repartições públicas municipais e Ruas da Cidadania – Estarão fechadas, voltando ao normal na quarta-feira as 14 horas
Saúde
As Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família de Curitiba ficarão fechadas segunda, terça-feira, voltando ao normal quarta as 14 horas
As oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão funcionando normalmente, durante 24 horas.
São elas:
• UPA Sítio Cercado: Rua Levi Buquera, 158, Sítio Cercado.
• UPA Boa Vista: Av. Paraná, 3654, Boa Vista.
• UPA Boqueirão: Rua Professora Maria de Assumpção, 2590, Boqueirão.
• UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru.
• UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495, Campo Comprido.
• UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, CIC.
• UPA Fazendinha: Rua Carlos Klemtz, 1883, Fazendinha.
• UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, 1995, Pinheirinho.
Urbs
Transporte coletivo
horário especial em função de greve de motoristas e cobradores
Rua da Cidadania Matriz – Mercado Central – Praça Rui Barbosa
Sábado – das 8h às 18 horas
Domingo – fechado
Segunda – das 8h às 19h
Terça-feira – fechado
Quarta-feira de Cinzas – das 8h às 19h
Shopping Popular – Capão Raso
Sábado – 9h às 20h – praça de alimentação fica aberta até 21h.
Domingo – 9h às 14h (opcional)
Segunda e terça-feira – fechado
Quarta-feira de Cinzas – 13h às 21h
Meio Ambiente
Limpeza pública – As coletas de lixo domiciliar e seletiva acontecerão normalmente em todos os dias de feriado de Carnaval. Não haverá serviços de Câmbio Verde e coleta de Lixo Tóxico.
Zoológico e Passeio Público – O Zoológico de Curitiba estará excepcionalmente aberto nesta segunda-feira (03) de Carnaval, bem como em todos os outros dias do feriado. O Passeio Público estará fechado na segunda-feira, mas aberto em todos os outros dias.
Museu de História Natural – Estará aberto ao público no sábado e no domingo (1 e 2) e fechado na segunda e na terça-feira (3 e 4). Após o feriado de Carnaval, o Museu reabrirá ao público na quarta-feira (5), às 14 horas.
Museu Botânico – Estará aberto normalmente de sábado a terça (1 a 4) e fechado na quarta-feira (5).
Abastecimento
Mercado Municipal – Sábado (01) aberto das 7h às 18h; Domingo (02) aberto das 7h às 13h; Segunda (03) fechado; Terça (04) Fechado; Quarta (05) Aberto das 7h às 18h.
Feiras livres – Sábado (01) e domingo (02) atendimento normal; Segunda (03) não há feiras nesse dia; Terça (04) facultativo; Quarta (05) facultativo.
Feiras noturnas – não há feiras sábado (01), domingo (02) e segunda (03). Terça (04) facultativo; Quarta (05) atendimento normal.
Feira Gastronômica – Sábado (01) atendimento normal; Domingo (02), segunda (03), terça (04) e quarta (05) não há feiras nesses dias;
Feiras orgânicas – Sábado (01) atendimento normal, Domingo (02) e segunda (03) não há feiras nesses dias; Terça (04) e quarta (05) Facultativo.
Sacolão da Família – Sábado (01) atendimento normal; Domingo (02) estará aberto somente o Sacolão do Boa Vista das 9h às 12h; Segunda (03) facultativo; Terça (04) fechado; Quarta (05) atendimento normal.
Mercado Regional Cajuru – Sábado (01) aberto das 7h às 18h; Domingo (02) aberto das 7h às 13h; Segunda (03) ; terça (04) e quarta (05) fechado.
Varejão Capão Raso – Sábado (01) aberto das 9h às 18h; Domingo (02) aberto das 9h às 12h. Segunda (03); terça (04) e quarta (05) fechado.
Armazém da Família – Sábado (01) aberto das 8h30 às 13h; Domingo (02), segunda (03) e Terça (04) fechado; Quarta (05) aberto das 14h às 17h15.
Restaurante Popular - Fechados no sábado (01), domingo (02), segunda (03), terça (04) e quarta (05).
Câmbio Verde – Não haverá atendimento na segunda (03), terça (04) e quarta (05).
Educação
Recesso letivo nas escolas até quarta-feira, voltando com atividades normais na quinta-feira
Fundação Cultural de Curitiba
PORTÃO CULTURAL – ABRE de 1º a 4 de março
Horários de funcionamento dos espaços:
Portão Cultural: 10h às 22h
Feira de artesanato: 10h às 22h
Casa da Leitura Wilson Bueno:10h às 19h
Jogos gigantes: 10h às 19h
Pintura infantil: 14h às 18h (de domingo a terça-feira)
MUSEU DA FOTOGRAFIA CIDADE DE CURITIBA (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) – Estará fechado de sábado (1º) a quarta-feira (5).
MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) – Estará fechado de sábado (1º) a quarta-feira (5).
GIBITECA DE CURITIBA (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) – Estará fechada de domingo (1º) a terça-feira (4).
CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA (Avenida Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço, Abranches) – Estará fechado de domingo (1º) a quarta-feira (5).
CINEMATECA DE CURITIBA (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco) – Horário normal de funcionamento do espaço, conforme programação agendada. Fechada na quarta-feira (5).
CASA HOFFMANN (Rua Claudino dos Santos, 58, Largo da Ordem) – Estará fechada no sábado (1) e de segunda e terça-feira (3 e 4). No domingo terá atividade, e na quarta-feira (5), volta a funcionar a partir das 14h.
MEMORIAL DE CURITIBA (Rua Claudino dos Santos, 79, Setor Histórico) – Aberto 1º e 2, sábado e domingo, fechado 3 e 4, e quarta-feira (5), volta a funcionar a partir das 14h.
MUSEU DE ARTE SACRA DE CURITIBA – MASAC (Largo da Ordem, anexo à Igreja da Ordem) – Aberto 1º e 2, sábado e domingo, fechado 3 e 4, e quarta-feira (5), volta a funcionar a partir das 14h.
CASA ROMÁRIO MARTINS (Largo da Ordem, Setor Histórico) – Aberto 1º e 2, sábado e domingo, fechado 3 e 4, e quarta-feira (5), volta a funcionar a partir das 14h.
MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO POLONESA (Bosque do Papa, Rua Mateus Leme) – Abre conforme o horário de funcionamento do espaço, das 9h às 18h (sábado, domingo e feriado).
MEMORIAL UCRANIANO (Parque Tingui) – Abre conforme o horário de funcionamento do espaço, das 9h às 18h (sábado, domingo e feriado).
TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA – TUC, GALERIA DE ARTE URBANA E CLUBE DE XADEZ ERBO STENZEL (Galeria Júlio Moreira, Setor Histórico) – Aberto conforme programação.
TEATRO NOVELAS CURITIBANAS (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, São Francisco) – Abre normalmente no sábado e domingo (1 e 2), conforme programação. Estará fechado segunda e terça-feira (3 e 4).
TEATRO CLEON JACQUES (Av. Mateus Leme, 4700, São Lourenço) – Estará fechado de domingo (1º) a quarta-feira (4).
TEATRO DE BONECOS Dr. BOTICA (Av. Sete de Setembro, 2775, Shopping Estação – Centro) – Abre normalmente no sábado e domingo (1 e 2), conforme programação. Estará fechado segunda e terça-feira (3 e 4).
TEATRO DO PAIOL (Praca Guido Viaro, s/nº – Prado Velho) – Aberto para visitação das 15h às 19h.
ESTAÇÃO DA LEITURA DO PINHEIRINHO – (Terminal do Pinheirinho, Pinheirinho) – Funciona normalmente no sábado (1º). Fecha de domingo (2) a terça-feira (4). Abre na quarta-feira (5), as 14h.
BONDINHO DA LEITURA (Rua XV de Novembro, Centro) – Funciona normalmente no sábado (1º). Fecha de domingo (2) a terça-feira (4). Abre na quarta-feira (5), as 14h.
CASAS DA LEITURA:
No sábado (1º), a Casa da Leitura Augusto Stresser estará fechada. As demais, terão o horário normal de funcionamento.
De domingo (2) a terça-feira (4) somente a Casa da Leitura Wilson Bueno estará funcionando, das 10h às 19h.
Na quarta-feira (5) todos os espaços retornam as atividades as 14h.

Manchetes dos jornais e capas das revistas deste sábado


Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Nova proposta pode pôr fim à greve hoje
Folha de Londrina: Frete de grãos deve subir 15%
O Diário (Maringá): Maringá faz 5 a 3 e garante vaga nas quartas de final
Diário dos Campos: Marcelo Rangel anuncia mais uma mudança no secretariado
Tribuna do Interior: Carnaval popular embala Campo Mourão e região
O Paraná: Municípios unem forças para “salvar” a fronteira
Gazeta do Paraná: TSE definiu novas regras para as eleições deste ano
Jornal Hoje: PEC lidera denúncias de violação de direitos
Gazeta do Iguaçu: Meninas Veneno e Bonde do Forró abrem hoje o carnaval
Diário do Noroeste: Mesmo liberada, pesca exige cumprimento de algumas normas
Umuarama Ilustrado: Acusado de crime passional é condenado a 19 anos de prisão
Tribuna do Norte: Sem permissão para dirigir
Jornais de outros estados
Globo: Governador do DF visitou Dirceu na Papuda
Folha: Poupança do governo despenca em janeiro
Correio: A violência faz escola em Brasília
Estado de Minas: BRT arranca devagar
Zero Hora: Dois projetos debatem mudança nos bombeiros
Capas de revistas:
CartaCapital: Como o PCC planeja dominar o Brasil
Veja: “Quanto riso, Oh! Quanta alegria”
IstoÉ: Sem dinheiro
Época: A dança que emagrece

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Passageiros não conseguem embarcar, se revoltam e destroem dois ônibus na RMC


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique/BandaB


Cerca de cinquenta passageiros ficaram revoltados na manhã desta sexta-feira (28) ao não conseguirem embarcar em um ônibus do transporte público em Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba. Eles depredaram e destruíram dois ônibus da linha Curitiba/Itaperuçu. Todas as janelas foram quebradas e há estillhaços dentro e fora dos ônibus. Ninguém se feriu.
Várias pessoas aguardaram cerca de 1 hora a chegada de um ônibus, no entanto, nem mesmo a metade daqueles que esperavam conseguiram embarcar. “Ou vai todo mundo ou não vai ninguém”, começaram a manifestar. Durante a greve no transporte público, que marca o terceiro dia hoje, a Justiça determinou que a frota trabalhe com 50% em horário de pico. A demora, de acordo com os passageiros do município, chega a passar de uma hora.
“A gente não aguenta mais. Estou há três dias sem conseguir ir ao trabalho. Se já é difícil sem greve, com greve então, tá louco”, reclamou Delzemir de Andrade, que é servente de limpeza e trabalha próximo à Praça do Japão em Curitiba. Ela contou que ontem também tentou ir ao trabalho, mas não conseguiu entrar nos ônibus, justamente pela quantidade de pessoas em relação aos ônibus que estavam circulando.
O pedreiro Paulo Gonçalves de Oliveira também tentou embarcar no coletivo sentido Curitiba. “Isso é um desrespeito com a gente que trabalha. Na próxima vamos atear fogo”, finalizou.
Os ônibus destruídos estão às margens da rua e a Polícia Militar (PM) foi até o local para tentar impedir ou deter os manifestantes, no entanto, ninguém foi para a delegacia. A empresa do ônibus deverá retirá-los ainda nesta manhã.

Famílias já pagam juros mais altos em 2014, aponta Banco Central


Da Agência Brasil

As famílias e empresas iniciaram o ano pagando taxas de juros mais altas. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados ontem a taxa para as famílias ficou em 39,9% ao ano, em janeiro, com aumento de 1,9 ponto percentual em relação a dezembro (38% ao ano). Essa foi a segunda alta seguida nessa taxa média.
De dezembro para janeiro, a taxa para as empresas subiu 1,4 ponto percentual para 22,8% ao ano. Essas taxas cobradas das famílias e empresas são do crédito com recursos livres, em que os juros e destinação de recursos são livremente definidas pelos bancos e clientes.
juros-altos-270214-bandab
(Foto: Divulgação)
A inadimplência, considerados atrasos superiores a 90 dias, do crédito livre caiu 0,1 ponto percentual para 6,6%, em janeiro, no caso das famílias. A inadimplência das empresas subiu 0,1 ponto percentual, de dezembro para janeiro, para 3,2%.
No caso do crédito com recursos direcionados (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa subiu 0,4 ponto percentual para as famílias (7,7% ao ano) e 0,3 ponto percentual para as pessoas jurídicas (8% ao ano). A inadimplência ficou estável tanto para empresas (0,4%) quanto para as famílias (1,6%).
O saldo das operações de crédito do sistema financeiro, incluídos recursos livres e direcionados, chegou a R$ 2,717 trilhões, com expansão de 0,1% no mês de 14,8% em 12 meses encerrados em janeiro.

Campanha para evitar intoxicação e proteger a saúde dos frentistas é lançada no Paraná


Da Agência Estadual de Notícias

Postos de combustíveis de todo o Paraná participam a partir desta semana da campanha educativa “Não passe do limite – Complete o tanque até o automático”. A mensagem alerta frentistas e consumidores sobre os riscos de abastecer os automóveis “até a boca”, o que aumenta a exposição do frentista ao benzeno – substância cancerígena presente no vapor da gasolina.
A campanha foi lançada ontem em Curitiba, pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e contou com a presença de representantes de diversas entidades representativas do setor de combustíveis. A equipe do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador também realizou ações educativas em postos da Capital para divulgar a campanha.
saude-frentistas-270214-bandab
(Foto: Venilton Küchler/SESA)
O secretário disse que o objetivo da campanha é reduzir o número de casos de trabalhadores intoxicados após a exposição ao benzeno. “Queremos promover uma mudança de hábito nos consumidores. Pedir que o frentista encha o tanque até a boca é extremamente prejudicial ao carro, ao meio ambiente e à saúde do trabalhador”, explicou.
Com a bomba no automático, o frentista pode manter uma distância segura do tanque e ficar menos exposto à inalação do benzeno. A medida também evita que o combustível excedente liberado cause danos ao veículo, como falhas no motor.
Intoxicação
De acordo com a representante do Ministério do Trabalho e Emprego na Comissão Estadual do Benzeno, June Rezende, a maior parte dos casos de intoxicação ocorre por conta da exposição crônica ao benzeno, quando o frentista inala a substância em pequenas quantidades, mas por um longo período de tempo.
Segundo ela, a intoxicação por benzeno afeta principalmente o sangue e a medula óssea, podendo causar leucemia e outros tipos de câncer. “Além disso, a substância acarreta problemas neurológicos, como dificuldade de atenção e concentração, problemas de memória e habilidade motora”, disse.
Atualmente, a intoxicação por benzeno é uma das principais causas de adoecimento e afastamento de trabalhadores em postos de combustíveis. Em casos graves, a vítima pode desenvolver doenças crônicas e até morrer em decorrência de complicações sanguíneas e respiratórias.
O presidente do Sindicato dos Frentistas de Curitiba, Lairson Pena de Sousa, ressalta que a campanha será extremamente importante para proteger a saúde dos cerca de 14,5 mil trabalhadores que atuam em postos de combustíveis do Paraná. “O que mais vemos são os frentistas reclamarem de irritação nos olhos, na pele, rinite e dor de cabeça. Muitos não sabem, mas esses são alguns dos sinais de alerta da intoxicação pelo benzeno”, enfatizou.
Movimento
A campanha mobiliza mais de 2,6 mil postos de combustíveis em todas as regiões do Estado. O representante do Sindi Combustíveis, João Silveira, afirma que a ação tem total apoio do setor patronal, pois a mensagem vai ao encontro da preocupação em garantir melhores condições de trabalho aos profissionais.
O material foi produzido pelo Governo do Paraná, em parceria com as instituições que compõem a Comissão Estadual do Benzeno, e faz parte das ações da Política Estadual de Saúde do Trabalhador.
O lançamento oficial da campanha foi transmitido por videoconferência para as 22 regionais de saúde do Estado. A partir desta semana, as equipes das regionais e dos municípios vão visitar postos de combustíveis para distribuir os materiais educativos aos frentistas e motoristas. Foram produzidos 10 mil cartazes, 700 mil panfletos informativos e 600 mil adesivos, que devem ser colados nas tampas dos tanques de combustível.

Justiça antecipa nova audiência para por fim à greve; motorista que fechou terminal diz por que fez isso


Foto: Reprodução SMCS
Fechamento no terminal ontem no início da noite causou confusão e briga – Foto: Reprodução SMCS

Por Denise Mello e Roberto Romanowski/BandaB

Um motorista do transporte coletivo bloqueou uma das passagens do terminal do Terminal do Pinheirinho com o biarticulado que dirigia, na noite desta quinta-feira (27). A atitude causou uma fila de ônibus e uma grande confusão. O motorista acabou agredido e foi preso.O fechamento durou cerca de uma hora e meia, o que provocou atraso ainda maior em várias linhas entre as 18h30 e 20 horas.
O motorista da empresa Redentor,  Adriano da Fonte, de 42 anos, contou que resolveu fechar a entrada do terminal para aumentar a pressão em razão da greve. Mas, segundo ele, era para ser ‘só por 20 minutos’. “Peguei o biarticulado e atravessei na entrada do terminal para chamar a atenção só por 20 minutos, para aumentar a pressão da nossa greve. Mas daí veio um motorista do outro ônibus e começou a me xingar, me chamar de vagabundo, safado. Nesse bate-boca, veio um passageiro, já irritado, e me deu uma gravata. Acho que ele luta alguma coisa porque me imobilizou totalmente. Apareceu um policial, me algemou e me levou para a delegacia. Mas queria só lutar pelos nossos direitos, pelo nosso aumento”, contou o motorista à Banda B.
O motorista foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) Sul. Lá ele foi ouvido e liberado.
Negociação
Após fechamento do Terminal do Pinheirinho, a Prefeitura de Curitiba entrou no plantão da Justiça do Trabalho (TRT-PR) com pedido de suspensão imediata da greve por descumprimento da decisão judicial. No requerimento, a Prefeitura pediu ainda a antecipação da audiência de conciliação, marcada pra depois do carnaval em 06/03, para esta sexta-feira (28) às 14 horas.
O pedido foi acatado pela Justiça e uma nova rodada de negociação acontece hoje.
Ontem, as empresas não aceitaram a proposta de 10,5% de reajuste feita pela Justiça e aceita pelos motoristas e cobradores. Uma nova proposta, de 8,25% de reajuste para os motoristas e 10,5% para os cobradores, foi feita pela Justiça, mas nenhum dos lados disse se aceita os índices até o momento.

“É uma tarde triste para o Supremo”, declara Joaquim Barbosa


Da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou a absolvição dos condenados na Ação Penal 470, o julgamento do mensalão. “Esta é uma tarde triste para o Supremo Tribunal Federal, porque, com argumentos pífios, foi reformada, foi jogada por terra, extirpada do mundo jurídico, uma decisão plenária sólida, extremamente bem fundamentada, que foi aquela tomada por este plenário no segundo semestre de 2012”, afirmou.
joaquim-barbosa-270214-bandab
(Foto: José Cruz/ABr)
No início da tarde de ontem, por 6 votos a 5, o Supremo absolveu oito condenados por formação de quadrilha. De acordo com o entendimento da maioria, os réus ligados aos núcleos financeiro e político não formaram uma quadrilha para cometer crimes. Os votos pela absolvição foram proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Pela condenação, votaram Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa.
Segundo o presidente do Tribunal, a atuação dos condenados em uma quadrilha ficou comprovada, porque a “estrutura delituosa estava em funcionamento” durante o período em que os crimes correram. A estrutura, segundo ele, era operada pelas empresas do publicitário Marcos Valério e pelos condenados ligados ao PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. “Como não dizer que toda essa trama não constitui quadrilha? Se não fosse a delação feita por um dos corrompidos [ex-deputado Roberto Jefferson] , muitos outros delitos continuariam a ser praticados”, disse.
Com a decisão da maioria dos ministros, as penas atuais ficam mantidas porque as condenações por formação de quadrilha não foram confirmadas. Os réus aguardavam o julgamento dos recursos. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu vai continuar com pena de sete anos e onze meses de prisão em regime semiaberto; o ex-deputado José Genoino, com quatro anos e oito meses, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, seis anos e oito meses.
O publicitário Marcos Valério foi condenado a 40 anos. Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios dele, cumprem mais de 25 anos em regime fechado. Todos estão presos desde novembro do ano passado, devido às penas para as quais não cabem mais recursos, como peculato, corrupção, evasão de divisas.
A sessão de hoje foi iniciada com o voto do ministro Teori Zavascki, que também absolveu os oito réus. Com o voto do ministro, o placar a favor do provimento dos embargos ficou em 5 a 1. Zavascki argumentou que as penas no crime de quadrilha foi “exacerbada” e sem a devida fundamentação jurídica.
O placar favorável aos condenados foi formado com o voto da ministra Rosa Weber, que reafirmou a posição na definição das penas, em 2012. A ministra reiterou que as provas não demonstraram um vínculo associativo entre os condenados de forma estável, fato de caracteriza uma quadrilha. Segundo ela, é necessário que a união dos integrantes seja feita especificamente para a prática de crimes. “Continuo convencida de que não se configurou o crime de quadrilha”, disse a ministra.
Em seguida, Gilmar Mendes acompanhou Luiz Fux e defendeu a condenação dos acusados. Marco Aurélio acatou em parte os embargos. O ministro considerou que houve o crime de quadrilha, pois “houve permanência e estabilidade na prática, e houve acima de tudo entrosamento” na prática criminosa. Mas, em seu voto, ele discordou da dosimetria da pena dada aos condenados. O ministro votou pela diminuição da pena, conforme votou nos embargos de declaração.
Antes de finalizar o voto, Marco Aurélio fez críticas ao novo entendimento firmado pelo Tribunal. “A maioria está formada. O Supremo de ontem assentou a condenação, e o fez por 6 a 4, e o de hoje muda a lógica e, com a devida vênia, inverte este placar”, disse.
Para o ministro, o resultado dos embargos, não levou em consideração as provas do julgamento. “O nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova, a meu ver, contundente, quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime previsto no artigo 288 do Código Penal.”
Em seguida, Celso de Mello votou contra os embargos e salientou que a decisão do STF de condenar pelo crime foi “corretíssima”. O ministro lembrou que o crime dispensa, “como diz a jurisprudência, o exame aprofundado do grau de participação de cada um”. E que o vínculo da quadrilha ficou demonstrado por ter se projetado entre 2002 e 2005. “O reconhecimento desse cenário põe em evidência, de forma clara, a ofensa que esses condenados cometeram contra a paz pública”, observou.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma agora à tarde o julgamento para analisar os recursos de três condenados por lavagem de dinheiro, entre eles o ex-deputado João Paulo Cunha.