sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Justiça antecipa nova audiência para por fim à greve; motorista que fechou terminal diz por que fez isso


Foto: Reprodução SMCS
Fechamento no terminal ontem no início da noite causou confusão e briga – Foto: Reprodução SMCS

Por Denise Mello e Roberto Romanowski/BandaB

Um motorista do transporte coletivo bloqueou uma das passagens do terminal do Terminal do Pinheirinho com o biarticulado que dirigia, na noite desta quinta-feira (27). A atitude causou uma fila de ônibus e uma grande confusão. O motorista acabou agredido e foi preso.O fechamento durou cerca de uma hora e meia, o que provocou atraso ainda maior em várias linhas entre as 18h30 e 20 horas.
O motorista da empresa Redentor,  Adriano da Fonte, de 42 anos, contou que resolveu fechar a entrada do terminal para aumentar a pressão em razão da greve. Mas, segundo ele, era para ser ‘só por 20 minutos’. “Peguei o biarticulado e atravessei na entrada do terminal para chamar a atenção só por 20 minutos, para aumentar a pressão da nossa greve. Mas daí veio um motorista do outro ônibus e começou a me xingar, me chamar de vagabundo, safado. Nesse bate-boca, veio um passageiro, já irritado, e me deu uma gravata. Acho que ele luta alguma coisa porque me imobilizou totalmente. Apareceu um policial, me algemou e me levou para a delegacia. Mas queria só lutar pelos nossos direitos, pelo nosso aumento”, contou o motorista à Banda B.
O motorista foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) Sul. Lá ele foi ouvido e liberado.
Negociação
Após fechamento do Terminal do Pinheirinho, a Prefeitura de Curitiba entrou no plantão da Justiça do Trabalho (TRT-PR) com pedido de suspensão imediata da greve por descumprimento da decisão judicial. No requerimento, a Prefeitura pediu ainda a antecipação da audiência de conciliação, marcada pra depois do carnaval em 06/03, para esta sexta-feira (28) às 14 horas.
O pedido foi acatado pela Justiça e uma nova rodada de negociação acontece hoje.
Ontem, as empresas não aceitaram a proposta de 10,5% de reajuste feita pela Justiça e aceita pelos motoristas e cobradores. Uma nova proposta, de 8,25% de reajuste para os motoristas e 10,5% para os cobradores, foi feita pela Justiça, mas nenhum dos lados disse se aceita os índices até o momento.