segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Vestibular atrai estudantes de outras cidades e de outros estados


 Da Redação Bem Paraná com assessoria

O vestibular da UFPR também atrai um número significativo de candidatos de outras cidades e de outros Estados. Um deles foi o estudante Richard Marques, 23 anos, que é cego e veio de Rondônia especialmente para prestar o concurso vestibular da Universidade. Ele elogiou a organização do concurso e o tratamento oferecido aos candidatos com necessidades especiais pelos colaboradores da UFPR envolvidos na aplicação da prova. “É muito importante contar com este apoio que recebemos. Isto facilita muito a realização das provas”, comentou. Ontem, foi o primeiro dia de provas da segunda fase do concurso, que segue hoje, com as provas específicas.
Do lado de fora do Campus Agrárias, ontem, muitos pais esperavam pelos filhos que faziam as provas. Eram pessoas de outras cidades, como Carla Crsitina Gozalez, que acompanhava o filho Matheus Teodoro, que fazia as provas de olho em uma vaa em Direito. “Saímos de Jaguriaíva às 7h10 de hoje (ontem) e chegamos em Curitiba às 11 h30. Deu tempo certinho”, contou.
Enquanto esperava, Carla fez amizade com outras mães, que assim como ela aguardavam os filhos. “Conheci mães de Aracaju (SE) e de São Paulo, que também estavam aqui com os filhos prestando o vestibular da UFPR”, contou. Carla e Matheus voltariam para Jaguariaíva ainda ontem, e hoje retornam para as provas do segundo dia. É uma maratona.
O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou o fato de a UFPR ter batido dois recordes. Um deles foi no número de candidatos do Paraná - 49.198 (86,21% do total de inscritos). Além disso, o concurso deste ano é o maior da história da Universidade Federal do Paraná, com 57.068 candidatos, disputando 4.830 vagas em 117 cursos.
Somente nesta segunda fase, dos 14.594 candidatos, 12.134 (83,15%) são do Paraná. “Atender à população do Paraná é a nossa missão, a nossa vocação. É o que estamos fazendo”, comentou, ao lado do coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli.
Primeiro dia da segunda fase — O primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular 2014/2015 da UFPR teve 5,72% de candidatos ausentes. Foram 830 faltantes dos mais de 14,5 mil classificados para a fase. O resultado foi considerado normal pela coordenação do concurso. Na primeira fase, realizada no começo de novembro, foram 6.417 faltantes (11,24% dos 57.068 inscritos). Ontem os candidatos fizeram a prova discursiva de Compreensão e Produção de Texto, que teve cinco questões e duração máxima de 4h30. 
O Vestibular 2014-2015 da UFPR prossegue nesta segunda-feira (1) com as provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. De acordo com o Núcleo de Concursos, serão 9.425 candidatos — 3.201 realizam uma prova específica (válida para doze cursos) e 6.224 duas provas específicas (válida para vinte cursos). O tempo de duração de cada prova específica será de 2h30.
Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial (PS Estendido), o Processo Seletivo continuará durante o 1º semestre de 2015 (conforme edital 14/2014-NC). A divulgação dos aprovados será feita até 16 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no Guia do Candidato, disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Amélia Sabbag Zainko, percorreram vários locais do prédio de Administração do Centro Politécnico, em Curitiba (sede com maior número de candidatos - 3.053 pessoas) para cumprimentar os funcionários mobilizados para o processo seletivo.
O reitor também lembrou que 30% das vagas do vestibular da UFPR (o equivalente a 1.925) serão destinadas ao Sisu e poderão ser disputadas pelos alunos que não forem aprovados nas duas fases do concurso. Zaki disse ainda que espera divulgar o resultado do Vestibular na primeira quinzena de janeiro para facilitar a vida tanto dos alunos aprovados na UFPR quanto dos que desejarem ingressar em outras universidades. “Nós queremos que os nossos alunos possam fazer logo suas matrículas”.