terça-feira, 4 de novembro de 2014

Receita lança aplicativo que ajuda a fazer rascunho do IR


Segundo a Receita Federal, o objetivo do rascunho é facilitar o preenchimento da declaração IRPF e sua utilização é facultativa.

Redação Bem Paraná com agências online

A Receita Federal anunciou ontem uma novidade que promete ajudar (e muito) o contribuinte no preencimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. O aplicativo, disponível para PC, tablet e smartphone, possibilita iniciar o rascunho da declaração IRPF 2015 ao longo do ano de 2014, à medida que os fatos acontecem, bem antes do lançamento do programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2015) que ocorrerá em março de 2015.
A novidade busca facilitar a vida do contribuinte, que agora pode fazer um arquivo ao longo de todo ano para inclusão gradual de informações. Assim, ele não deixará a declaração para última hora, como a grande maioria faz. A utilização da ferramenta é facultativa
As operações que poderão ser lançadas por meio desse aplicativo são: dependente e despesas dos dependentes, movimentação de bens (venda de carro ou imóvel) e direitos, rendimentos, pagamentos efetuados ao longo do ano.
O aplicativo Rascunho IRPF já está disponível e as informações salvas "poderão, a critério do usuário, ser utilizadas na declaração IRPF 2015". O órgão destaca que os dados salvos no rascunho não constituem uma declaração IRPF, que deverá ser feita pela internet, por meio do Receitanet, programa de transmissão da eceita Federal, ou via dispositivos móveis tablets e smartphonespara sistemas operacionais Android e iOS (Apple).
Confira abaixo a nota divulgada pela própria Receita Federal sobre o Rascunho IRPF
A partir do dia 03 de novembro de 2014, será disponibilizado um aplicativo que possibilita iniciar o rascunho da declaração IRPF 2015 ao longo do ano de 2014, à medida que os fatos acontecem, bem antes do lançamento do programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2015) que ocorrerá em março de 2015.
Podem ser registradas informações sobre fatos que aconteceram desde o início do ano-calendário, bem como os que ocorrerem até o final de dezembro. Ou seja, fatos entre 01/01/2014 e 31/12/2014.
O Rascunho IRPF é uma aplicação online e pode ser acessada por meio de microcomputadores e dispositivos móveis por meio do novo APP IRPF.
As informações salvas no Rascunho IRPF poderão, a critério do usuário, ser utilizadas na declaração IRPF 2015.
As informações salvas no rascunho não constituem uma declaração IRPF.
O objetivo do rascunho é facilitar o preenchimento da declaração IRPF e sua utilização é facultativa