sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PF prende 27 e bloqueia milhões em nova fase da Lava Jato; ex-diretor da Petrobras é um dos presos


Redação / BandaB com PF

pf lava jato 1
Operação Lava Jato foi deflagrada em 17 de março de 2014 – Foto: Arquivo

A Polícia Federal deflagrou hoje (14), a sétima fase da Operação Lava Jato, que investiga organizações criminosas responsáveis por desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em grandes quantias. Foi decretado o bloqueio de aproximadamente R$ 720 milhões em bens pertencentes a 36 investigados. Um dos detidos nesta nova etapa é o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. Preso em sua residência, no Rio de Janeiro, ele foi conduzido para a superintendência local da PF.
Ao todo, 300 policiais federais, com apoio de 50 servidores da Receita Federal, cumprem 85 mandados judiciais: 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária, 9 de condução coercitiva e 49 de busca e apreensão nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, além do Distrito Federal. Entre os mandados de busca, 11 estão sendo cumpridos em grandes empresas.
Foi autorizado também o bloqueio integral de valores pertencentes a três empresas referentes a um dos operadores do esquema criminoso.
Esta sétima fase é fruto da análise do material apreendido e dos depoimentos colhidos nas fases anteriores.
Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, formação de cartel, corrupção, fraude à Lei de Licitações e lavagem de dinheiro.
ENTENDA O CASO
A Operação Lava Jato foi deflagrada no dia 17/03 deste ano com o objetivo de desarticular organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro e a prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
A Petrobras está no centro das investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal. O esquema, segundo a PF, foi usado para lavagem de dinheiro e evasão de divisas que, de acordo com as autoridades policiais, movimentou cerca de R$ 10 bilhões.
ENTREVISTA COLETIVA 
Será concedida entrevista coletiva às 10h00 no Auditório da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, localizada na Rua Sandália Monzón, 210, bairro Santa Cândida, Curitiba/PR.
DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS POR ESTADO
PR – 2 mandados de busca e 1 mandado de prisão preventiva (todos em Curitiba)
DF – 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão preventiva
MG – 2 mandados de busca (todos em Belo Horizonte)
PE – 2 mandados de busca (todos em Recife)
RJ – 11 mandados de busca, 2 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de prisão temporária
SP (Capital) – 29 mandados de busca, 2 mandados de prisão preventiva, 15 mandados de prisão temporária e 9 conduções coercitivas
Jundiaí/SP – 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão temporária
Santos/SP – 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão temporária