quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Demanda por reformas cresce 15% no fim do ano


Algumas empresas estão com agendamento disponível apenas para fevereiro

BemParanaAna Ehlert

O planejamento da reforma deve incluir a pesquisa sobre custos com materiais e mão de obra de confiança (foto: Franklin de Freitas)
Com fim de ano chegando, é comum haver um aumento na procura por serviços de manutenção e reforma de casas. Além das festividades que costumam reunir as famílias, o pagamento do 13º também ajuda a reforçar a demanda por este tipo de serviço. Nas empresas consultadas pela reportagem, a procura costuma aumentar, em média, 15% já a partir de outubro. Os serviços mais buscados são para pintura e limpeza de calhas, em função da grande incidência de chuvas típicas do verão.

Na Tchê Reformas e Reparos, por exemplo, a agenda para grandes reformas só existe a partir de fevereiro. O gerente Aziel Troni revela que se for para uma pequena reforma ou pintura existe a possibilidade de conseguir uma data em 10 ou 15 dias. “Mas para pequenas coisas mesmo, como a pintura de um espaço”, afirma.

Com o aquecimento do mercado imobiliário, Troni afirma que este foi um ano muito bom com uma grande demanda de serviços desde janeiro. Porém, com uma maior oferta de serviço, o setor passa por dificuldades de mão de obra qualificada. “E não dá para montar equipes de trabalho com pessoas sem qualificação. Já perdi dinheiro com isso. Além de ter de refazer o serviço, tive ainda de repor o material que havia sido comprado pelo cliente”, conta.

“As pessoas aproveitam a época para deixar a casa mais bonita para as festas de fim de ano”, diz Manuel Oliva, presidente da Praquemarido, rede de franquias que oferece serviços de reformas e reparos residenciais. Outro fator que contribui para o aumento na procura de reparos é o tempo quente, que favorece alguns tipos de reparos, como a pintura de áreas internas.

Em 2013, a comparação entre o penúltimo e o último trimestre do ano revelou um aumento de 14,9% na procura por serviços. A expectativa para 2014 é manter o mesmo patamar. “Em ano eleitoral, o consumidor tende a ser mais conservador, mas ainda assim o movimento obtido até agora nos permite prever que manteremos a média”, afirma.

Legislação 
Além de encontrar um bom fornecedor de serviços, é importante ficar atento à segurança das reformas. A legislação estabelece que sempre que for necessária a derrubada ou construção de paredes em um espaço é preciso que tenha o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto. A medida foi tomada após a queda do edifício Liberdade, no Centro do Rio de Janeiro que resultou na morte de 17 pessoas, em 2012.

Em abril deste ano entrou em vigor a norma 16.280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que exige a presença de um engenheiro para obras. Para trocar uma pia de cozinha, por exemplo, não é necessário um profissional habilitado. Porém, se a ideia é trocar uma bancada que aumente o peso da edificação é preciso recorrer a uma análise técnica, assim como fazer uma abertura em uma parede para instalar um ar condicionado.

Pelas novas regras, o projeto de reforma deve ainda ser submetido ao condomínio. O projeto deve apresentar dados detalhados da reforma, especificar as intervenções, profissionais envolvidos e duração da obra. O documento deve ser apresentado ao síndico que deve autorizar a obra com base em critérios e avaliações técnicas e, no final, deve fazer uma vistoria para que seja verificado se o projeto foi obedecido.

A regra vale para reformas que envolvam equipamentos industrializados (elevador, bombas), sistema hidrosanitário e de combate a incêndio, instalações elétricas e de gás, dados de comunicação, automação, ar-condicionado, exasutão e ventilação, revestimentos (fachada, pisos e parede), instalações de novos componentes, impermeabilização e vedação (esquadria, reboco e cortina de vidro), estrutura.

DICAS PARA ECONOMIZAR NA HORA DE REFORMAR
- Primeiramente, antes de iniciar a reforma de um imóvel, é aconselhável levar um engenheiro ou arquiteto ao local para uma possível avaliação e uma opinião técnica. Essa etapa é muito importante para iniciar o projeto de reforma com os pontos que precisam ser melhorados.

- Um ponto importante durante a avaliação é entender quais são as condições da parte elétrica, hidráulica, estrutura e telhados do imóvel. Fiquem atentos a esses pontos, pois demandam um tempo de execução e podem gerar um custo alto no final do orçamento. 

- Durante todo o projeto de reforma é recomendado consultar um arquiteto ou engenheiro para que ele acompanhe todas as etapas para evitar qualquer tipo de surpresa que possa ser ocasionado na mudança do projeto inicial e gerar mais gastos.

- O planejamento da reforma deve incluir a pesquisa sobre custos com materiais e mão de obra de confiança. Procure sempre profissionais com alguma indicação e busque saber sobre seu trabalho antes de contratar.

- Faça um pré-orçamento antes de realizar as compras dos materiais. É preciso levar em conta a qualidade e a facilidade de manutenção de cada um deles. Em alguns casos, é necessário um maior investimento nos materiais que usamos na parte hidráulica e elétrica do imóvel.

- Hora do pagamento. Para evitar surpresas com prazos, o ideal é fazer um contrato onde deve estar estipulado os prazos para a conclusão das etapas da obra e o do pagamento.

Fonte: Properati, portal de imóveis

DICAS
Quem precisa de alvará?
A secretaria de Urbanismo exige a emissão de uma licença para a realização de pequenas reformas que não impliquem em ampliações nem modificações na estrutura, área, pavimentos e configuração da fachada, sem alteração de uso. O documento deve ser solicitado quando houver Certificado de Vistoria de Conclusão e Obras (CVCO), equivalente ao Habite-se, as edificações estiverem averbadas em registro de imóveis ou cadastradas no município com data anterior a 1965. A documentação necessária pode ser consultada no www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/alvara-de-reforma-simplificada