quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Passagem do ônibus em Curitiba vai ser paga com o telefone celular


Urbs vai testar tecnologia ainda neste ano e implantar alternativa em 2015; SP e RJ já utilizam o sistema de tarifagem

  |   Rodolfo Luis Kowalski - especial para o Bem Paraná

Doze anos após instituir a bilhetagem eletrônica no sistema de transporte e onze anos após extinguir os famosos “vetês” — aquelas moedas de metal utilizadas para pagar a passagem de ônibus —, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) prepara mais novidades para os usuários do transporte coletivo. A expectativa é que até o começo do ano que vem quem for pegar o “busão” possa pagar as tarifa utilizando o telefone celular (smartphone).
A tecnologia não é novidade no Brasil. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já disponibilizam o pagamento da passagem de ônibus pelo celular. Até o próximo mês, segundo a Urbs, as empresas interessadas em oferecer a tecnologia destinada ao transporte coletivo serão chamadas para apresentar suas propostas.

“Ainda não fizemos testes, mas temos feito um trabalho de prospecção de novas tecnologias e o uso do celular é uma das tecnologias que está no nosso radar”, afirma o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior.  “Hoje, desde pequenas até grandes empresas tem soluções para o celular. O grande desafio, porém, é fazer a integração do sistema. Temos a expectativa de até o final desse mês, começo do mês que vem, chamar as empresas interessadas em oferecer tecnologia destinada ao transporte coletivo”, completa.
E as vantagens trazidas pelos avanços tecnológicos, segundo o presidente da Urbs, são muitas. “Eu diria que o grande benefício do pagamento por celular tem três dimensões. A primeira é a da segurança, nós retiramos de cirulação o dinheiro e criamos maior segurança para os usuários e os trabalhadores. Outra dimensão é a questão da rapidez, ou seja, você não tem de fazer o pagamento, esperar pelo troco e esse tipo de operações correlatas, o que aumenta a rapidez de embarque e reduz o tempo de permanência dentro da rede de transporte. E o terceiro aspecto é a questão da praticidade, economicidade. Os custos operacionais dentro do sistema tendem a diminuir”, explica Roberto Gregório.

E ao mesmo tempo em que o celular poderá ser utilizado para o pagamento da passagem de ônibus, outras novidades também deverão ser anunciadas para facilitar a vida dos usuários. A primeira — e já esperada pela população — é a ampliação da rede onde se pode criar o cartão transporte e também comprar os créditos. Outra é o cartão pré-pago, que já  vem com os créditos previamente carregados. Há também a possibilidade do uso de tecnologias de biometria, especialmente no caso de insenções, como cartões de estudantes e de idosos, dando maior segurança operacional ao sistema e evitando o uso indevido dos cartões.

Como será
Hoje, seriam duas as opções para o pagamento da tarifa do transporte coletivo por meio do celular. Uma delas, desenvolvida pela curitibana Dataprom, substitui o chip SIM CARD de celulares por um modelo que, na prática, dispensa a necessida de se utilizar o cartão transporte, já que esse estaria incorporado ao telefone

A outra, utilizada no Rio de Janeiro e em São Paulo, é a Near Field Communication (NFC), que funciona da seguinte forma: o usuário instala um aplicativo no seu smartphone e adiciona créditos em uma data específica, podendo pagar pela internet ou por meio de boleto. Com a recarga confirmada, basta o usuário aproximar o cartão transporte do próprio aparelho celular para efetuar a recarga

Outras tecnologias em teste na cidade

No Estar a Urbs testa duas tecnologias para a compra de créditos, a tecnologia C-Park e a Pango

Outro equipamento em teste é um no-break para semáforos

Também é testado um radar que monitora o uso da faixa exclusiva para ônibus da Rua XV de Novembro

Desde o mês passado está em teste testes um dispositivo que aumenta o tempo de semáforos para pedestres com mobilidade reduzida