sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Paraná terá quatro novos cursos de Medicina


Autorização foi dada para Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama

BemParana

O Governo Federal autorizou, ontem, quatro novos cursos de Medicina no Paraná. A iniciativa é parte do Programa Mais Médicos, que completou um ano esta semana. Em todo o país, serão abertas 39 novas graduações. Os novos cursos no Paraná serão implantados em Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. São cidades com 70 mil habitantes ou mais e não têm curso superior para graduação de médicos. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no País. Também foi divulgada pelo Ministério da Saúde a primeira pesquisa feita com os usuários do Programa.
Atualmente, o Brasil conta com 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Essa distribuição já é resultado do processo de interiorização do ensino superior adotado pelo governo federal. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais, que tinham 8.911, enquanto no interior havia 8.772 vagas disponíveis.

Pesquisa — A pesquisa de opinião apresentada pelo Ministério da Saúde traz as primeiras avaliações da população sobre o desempenho dos profissionais que atuam pelo Programa Mais Médicos. A pesquisa foi feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Foram realizadas cerca de 4 mil entrevistas em 200 municípios de todos os estados do país que contavam com médicos do Programa, no período de 4 de junho a 6 de julho de 2014.
Questões relacionadas ao atendimento foram as que mais evoluíram na opinião dos entrevistados: 86% dizem que a qualidade da assistência melhorou após a chegada dos profissionais do Mais Médicos. Quase a totalidade dos entrevistados (95%) disse estar satisfeita com a atuação dos médicos e deu notas acima de 8 à atuação dos profissionais.