sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Negociações para trégua na Ucrânia começam na capital de Belarus


Representantes da Ucrânia, Rússia e dos rebeldes separatistas se reúnem.
Ideia é assinar um cessar-fogo como primeiro passo de plano de paz.

Da Reuters


Nenhuma autoridade quis comentar o início das negociações, além do ex-presidente ucraniano Leonid Kuchma, que disse que "todos vieram pela paz. Essa é a coisa mais importante - chegar a uma trégua."
Representantes da Ucrânia, dos separatistas pró-Rússia, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) começaram nesta sexta-feira (5) as conversas para tentar resolver o conflito no leste ucraniano. O encontro ocorre na capital de Belarus, Minsk.
Forças ucranianas e rebeldes pró-Rússia entraram em confronto nesta sexta, a leste do estratégico porto de Mariupol, horas antes dos representantes ucranianos e russos, conforme previsto, anunciarem um cessar-fogo como um primeiro passo para um plano de paz mais abrangente.
Tiroteios voltaram a ser ouvidos também em Donetsk, o principal reduto dos rebeldes no leste da Ucrânia, perto do aeroporto da cidade, que permanece sob controle do governo.
A Ucrânia diz que suas forcas tentam repelir uma grande ofensiva dos rebeldes para tomar Mariupol, uma cidade portuária de cerca de 500 mil habitantes às margens do Mar de Azov, crucial por suas exportações de ferro. O porto fica quase a meio caminho entre a Rússia e região de Crimeia, anexada pelos russos.
"Nossa artilharia veio e está sendo mobilizada contra os rebeldes", disse o prefeito de Mariupol, Yuri Khotlubey, à TV ucraniana 112.
O porta-voz dos militares ucranianos, Andriy Lysenko, disse nesta sexta que cerca de 2 mil militares russos foram mortos até agora no conflito no leste do país, citando dados da inteligência
.