segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Hoje é o Dia Sem Carro! Vai de que? Ônibus, bicicleta ou à pé?

Atividades marcam a data, que também faz parte da Semana Nacional de Trânsito

BemParana

Rua Marechal Deodoro vazia na tarde de ontem: estímulo para hoje é por meios alternativos de locomoção (foto: Franklin de Freitas) 
O Dia Mundial Sem Carro, comemorado hoje, tem programação em Curitiba desde a manhã, com a inauguração da Praça de Bolso do Ciclista, atividades em rua fechada no Centro da Capital, e a marcha das bicicletas no final da tarde. Curitiba é atualmente uma das capitais brasileiras mais motorizada, com mais de 1,3 milhão de veículos registrados, mas busca incentivar o deslocamento com veículos alternativos, como o transporte público e a bicicleta.
Das 9 às 13 horas tem a celebração do Dia Mundial Sem Carro, com bloqueio da Rua Monsenhor Celso para realização da atividade Vivência de Mobilidade e de atividades recreativas das secretarias municipais de Educação e do Esporte, Lazer e Juventude. Apresentação dos estandes da exposição Frases do Dia Sem Carro 2013. Às 10 horas tem a posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito, no Palácio 29 de Março.
No final da tarde, a partir das 18 horas, os ciclistas se reúnem na Praça Santos Andrade, e de lá partem para a Marcha das Bicicletas, que pretende reunir pelo menos 2.014 bicicletas para percorrer as ruas centrais de Curitiba. A marcha é uma das atividades do Dia Sem Carro que acontece sempre nos últimos anos, e integra informalmente a Semana Nacional de Trânsito.
Amanhã às 9 horas, tem a celebração do Dia do Agente Municipal de Trânsito, abertura da exposição de fotos do livro Cidade para Pessoas – Setran e entrega de certificados para agentes de trânsito participantes da obra. Na terça a quinta-feiras serão realizadas as abordagens e blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência, em todas as Administrações Regionais de Curitiba, supermercados, shoppings e outros pontos da cidade.