sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Feira de Empregabilidade oferece vagas de estágio e efetivo


  |  Redação Bem Paraná, com assessoria

Apesar dos baixos índices de desemprego no Brasil - 6,9% no primeiro trimestre de 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - o número de jovens desempregados ainda continua grande. Na América Latina chega a ser três vezes superior ao índice dos adultos. Os dados são do relatório "Trabalho decente e juventude: políticas para a ação", apresentado pela Organização Internacional do trabalho (OIT), que comparou os dados entre 2005 e 2011, apontando 13,9% de desemprego juvenil. De acordo com a OIT, os jovens representam 43% do total dos desempregados da região.
Frente a essa realidade, além de um diploma universitário, é preciso entender o que as empresas buscam. Por isso, a Central de Carreiras e a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo organizam, pelo quarto ano consecutivo, a Workshare - Feira de Empregabilidade da UP. As grandes empresas do Paraná estarão na instituição para explicar aos jovens quais as principais necessidades e dificuldades que elas encontram no momento da contratação. O evento, que ocorre de 24 a 26 de setembro, tem como objetivo criar uma sinergia entre alunos, ex-alunos e empresas conveniadas e parceiras da UP, oferecendo vagas de estágio e efetivas. "A troca de experiência proporcionada pela Feira, de inserir os universitários nessa realidade profissional e as empresas no ambiente acadêmico, é fundamental para ambas as partes", destaca a coordenadora da Central de Carreiras da UP, Dâmaris Cristo. Segundo a organização do evento, mais de 1.500 vagas de estágio e efetivo serão oferecidas na Workshare.

Palestras
Uma das convidadas para palestrar no evento é a executiva de Recursos Humanos, Educação Corporativa e Desenvolvimento Organizacional do Sistema Fiep e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Daviane Chemin, que abordará o tema: "São múltiplas as oportunidades do amanhã: onde você quer estar?". Formada em Psicologia, a executiva tem MBA em Gestão e Desenvolvimento de Equipes pela Fundação Getulio Vargas e certificação internacional em Programas de Educação, Desenvolvimento Organizacional e Inovação, além de mais de 18 anos de experiência na área.
Outro palestrante é Bernt Entschev, eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH. Com experiência de mais de 25 anos na área de recrutamento de executivos, Entschev vai conversar com os jovens sobre "Desenvolvimento Profissional e retenção de talentos: o que as empresas buscam?". O Headhunter é também comentarista de Recursos Humanos da RPC TV e colunista nos jornais Gazeta do Povo, Correio do Povo, La Nación e Revista Amanhã e nas emissoras de rádio CBN e Transamérica Light.
Eventos Integrados
Paralelamente à Feira, ocorrem diversos outros eventos com o foco da empregabilidade. Um deles é o Empresar - Ciclo de Palestras e Oficinas sobre Empreendedorismo, evento parte do projeto "Relação com o Mercado", do curso de Administração da Escola de Comunicação e Negócios da UP, e que tem o apoio do Movimento Empreendedor da UP (Move, by Incubadora StartUP), além de DeBernt e Sebrae.
Como produto do evento, será lançado um manual sobre empreendedorismo, o qual servirá como guia e registro sobre a temática. Outro resultado será a geração de demanda por projetos e serviços que envolvam a expertise de professores e alunos, além da estrutura da universidade.
Os outros eventos, como o Global Village - Feira de Intercâmbios e Interculturalidade, Mostra de Design, Semana Acadêmica de Direito, Semana Comex (de Comércio Exterior), Semana de Comunicação e Semana de Contabilidade, também serão realizados nos dias da Workshare.
Serviço
Workshare Universidade Positivo
Dias: 24, 25 e 26 de setembro
Feira de Empregabilidade - exposição nos estandes - das 9h às 13h e das 17h às 21h - Eixo de Vivência da UP
Palestras sobre Carreira e Empregabilidade - auditórios da UP - das 9h às 12h e das 19h às 22h
Locais: Eixo de Vivência e auditórios da UP
Inscrições: gratuitas e abertas à comunidade em up.edu.br/workshare