terça-feira, 16 de setembro de 2014

Estudante vulnerável na escola é vulnerável na internet


Pesquisa revela que jovens que têm problemas na vida “real” tendem a “sofrer” na vida virtual

BemParana

Como os jovens brasileiros estão usando a Internet, quais os impactos em sua vida? Embora a maioria tenha uma convivência saudável com a rede, muitos já derraparam em um momento ou outro e se expuseram a riscos, e tanto para os jovens, como para os seus pais e professores. Está claro também que o uso da internet vai exigir cada vez mais conversa e reflexão. Estas são algumas conclusões da pesquisa realizada pelo Portal Educacional na edição 2014 do projeto "Este Jovem Brasileiro", desenvolvido em parceria com o psiquiatra Jairo Bouer com o objetivo de conhecer o comportamento dos jovens e refletir, junto com eles, com a comunidade escolar e com os pais, sobre assuntos cruciais para a vida deles.

Neste ano, mais de 4 mil estudantes, 95% deles com idade entre 13 e 16 anos, de 36 escolas particulares em 14 estados do país participaram da pesquisa. Além dos estudantes, mais de 300 pais e cerca de 60 professores também responderam às perguntas e contribuiram para um quadro mais completo.

Uma das constatações é que jovens que têm mais problemas na vida em geral também são mais vulneráveis a enfrentar problemas no uso da Internet – nas pesquisas anteriores sobre sexo, álcool, drogas, violência, jovens com este perfil também revelaram ser mais sujeitos a problemas e riscos.

“Esses jovens reúnem elementos de dificuldades emocionais e familiares, questões de autoestima, oscilações emocionais, avaliação inadequada de diversas situações que os coloca mais em risco. Por isso, merecem cuidados redobrados para que possam reverter essas posições”, comenta Bouer.

No entanto, ele ressalta que não só esses grupos correm riscos. “Vimos que boa parte dos alunos, em muitas situações, já vacilaram e se expuseram a situações que poderiam ter trazido consequências às vezes até sérias para a sua vida. O uso da Internet é fundamental na vida de todos nós, mas tem que ser feito com atenção, precaução e cuidados. Resumindo, para os jovens, para os seus pais e para os professores, o mundo da internet é um espaço que vai exigir cada vez mais conversa e reflexão”, afirma Jairo.
PARA PAIS, INTERNET É A QUARTA PREOCUPAÇÃO
Hoje, de acordo com a pesquisa do Portal Educacional, a a internet é apenas a quarta preocupação dois pais em relação aos filhos, vindo depois de dificuldades emocionais, violência e rendimento na escola, mas à frente de questões, como drogas, cigarro, álcool e sexualidade. Já entre os professores que responderam ao questionário da pesquisa, o uso da Internet é a terceira maior preocupação em relação aos seus alunos, sendo precedido do rendimento na escola e de dificuldades emocionais. O projeto “Este Jovem Brasileiro” é realizado anualmente pelo Portal Educacional.

Mas só 16% dos pais afirmaram que seus filhos já enfrentaram problemas ou dificuldades na escola ou com seus amigos por causa do que fizeram nas redes sociais.

DICAS PARA OS PAIS

1 - Acompanhe as redes sociais do seu filho
2 - Procure sempre conversar com ele sobre como encontra os amigos na Internet: Seja amigo do seu filho!
3 - Jogue com seu filho: O que pode ser tão divertido no computador, que ele opta por mais tempo na frente dele do que brincando de bola ou qualquer coisa do tipo?
4 - Imponha um tempo-limite diário: Ele fica horas à frente do computador, passa a noite acordado e vai mal nas aulas. Então, é hora de colocar um limite.
5 - Converse sempre: Percebendo qualquer atitude diferente em seu filho, chame-o para conversar.
6 - Não demonstre “raiva” frente a esses recursos tecnológicos: A “raiva” pode ser um incentivador de buscas incansáveis pela Internet.
7 - No meu tempo não era assim: Mas no tempo deles tem sido! Então, a alternativa é: Aprenda a usar e tenha suas páginas nas redes sociais.
8 - Faça refletir: Mostre a ele os aspectos positivos e negativos de viver conectado, ganhos e perdas.

O RAIO X DA RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E INTERNET
- 90% dos estudantes começaram a acessar as redes sociais com 12 anos ou menos
- 85% admitem que já mentiram a idade para acessar alguma rede social
- 95% acessam a internet quase todos os dias
- 85% usam a internet por duas horas ou mais
- 33% dizem ter problemas com os pais pelo exagero do uso da internet
- 80% dos pais dizem ter problemas com os filhos em função do tempo de conexão
- 63% concordam que é mais fácil esconder dos pais aquilo que acessam pelo tablet ou celular
- 22% dos jovens já ficaram, 11% já namoraram e 5% fizeram sexo com pessoas que conheceram pela internet
- 1% dos pais sabem dos relacionamentos pela internet, embora sejam contra esse tipo de comportamento
- 23% dos jovens já foram vítimas de insulto e ou violência pela internet
- 16% já enfrentaram algum tipo de preconceito
- 36% deles já ficaram tristes por problemas vividos na rede
- 72,5% já mentiram na internet
- 37% já agiram de modo agressivo ou ofensivo com alguém